FABIO CARAMURU APRESENTA EcoMÚSICA NO AUDITÓRIO IBIRAPUERA.



Sobre o concerto | Música e meio ambiente estão intimamente relacionados no concerto “EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira”. Nele, temas originais criados pelo pianista Fábio Caramuru dialogam com diferentes registros sonoros de onze animais, captados em diversos locais do país pela Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV), da Unicamp. Destaques para: “Cigarra”, “Bem-te-vi”, “Tico-tico”, “Sapo-cururu”, “Quero-quero” e “Grilo”.
O trabalho homenageia a natureza brasileira e traz o piano de Caramuru e os sons dos animais sendo operados no mesmo status, em tempo real, indo além do conceito de solo/acompanhamento, podendo ser observados nos onze temas autorais do concerto diferentes procedimentos de criação musical, tais como imitação, contraste, contraponto, melodia acompanhada, atonalismo, referências modais, blues, jazz, entre outros. Completam o roteiro musical quatro músicas de Tom Jobim, de inspiração ecológica: “Dindi”, “Água de beber”, “Passarim” e “Sabiá”. O design sonoro de José Augusto Mannis oferece uma projeção sonora diferenciada,  buscando uma ambientação natural para o concerto.  Imagens projetadas de Cecilia Lucchesi compõem um cenário especial.
O Projeto EcoMúsica é uma iniciativa pioneira que prevê a realização de gravações em áudio, vídeo e concertos. As ações mais significativas do projeto iniciaram-se com o lançamento do CD EcoMúsica – Conversas de um piano com a fauna brasileira”, em 2015. O CD vem alcançando grande sucesso internacional, após o início da distribuição pelo selo japonês Flau. Caramuru vem também realizando concertos interativos, seja com abordagem artística (Jardim Botânico do Rio de Janeiro) ou social (Comunidade do Caju, RJ), nos quais demonstra ao vivo a riqueza dos diálogos entre o piano e sons dos animais. Em abril de 2016, foi lançado, em parceria com o UOL, o vídeo piloto “Cigarra” em São Paulo, em um concerto para mais de 1000 pessoas. Gravado com drones em uma fazenda de São Carlos, o vídeo foi publicado também no youtube e já conta com milhares de visualizações.
Roteiro do espetáculo
Bem-te-vi, Dindi  (Tom Jobim), Tico-tico, Quero-quero, Água de beber (Tom Jobim)Uirapuru, Grilo, Sapo cururu, Anu branco, Passarim (Tom Jobim)Tangará, Araponga, Cigarra, Sabiá (Tom Jobim)Sabiá
No dia 6 de abril às 20h, acontece no Itaú Cultural a conversa A Música e os Sons da Natureza, na qual o pianista Fábio Caramuru fala da pesquisa e do processo criativo musical para a gravação do disco EcoMúsica – Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira. A mediação é de Edson Natale, gerente do Núcleo de Música do instituto (consulte a programação).
Informações práticas 

8 de abril, 21h

Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer | Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera (Entrada para carros pelo Portão 3) Fone 11.3629-1075 | Venda de ingressos, a partir de 24 de março, no Site do Auditório Ibirapuera (clique aqui) e nos pontos de venda da Ingresso Rápido, pelo telefone (11) 4003 1212 e também  na bilheteria do Auditório Ibirapuera. Horário de funcionamento: sexta e sábado, das 13h às 22h | domingo, das 13h às 20h, R$ 20,00 e R$ 10,00 (Meia-entrada)

Comentários

Postagens mais visitadas