MUDANÇA NA GESTÃO DO THEATRO SÃO PEDRO/SP. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.



  A notícia quente desse fim de semana prolongado é a mudança da Organização Social no Theatro São Pedro/SP. O Instituto Pensarte que assumiu o teatro em 2011 e tem o vencimento de seu contrato no dia 30 de Abril do ano corrente perderá o controle para a OS Santa Marcelina Cultura até o final do ano. Tudo isso feito sem a convocação pública por meio de um edital.
   A Santa Marcelina Cultura detém o controle da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e do Projeto Guri da capital e da grande São Paulo. Como tudo que é feito no Brasil ficam sempre dúvidas e ponto nebulosos:
- THEATRO SÃO PEDRO: O Instituto Pensarte tinha interesse em permanecer na administração, no processo de seleção de Fevereiro foi o único candidato e por denúncia de favorecimento o processo foi anulado. Lembro que a gestão do Instituto Pensarte foi exemplar, com temporada regular de óperas, assinaturas e valorização de novos talentos líricos com a da Academia de Ópera.
- ORQUESTRA JAZZ SINFÔNICA: Estava extinta e parece não estar mais, será administrada pela Fundação Padre Anchieta e ensaiara e possivelmente se apresentará no Teatro Franco Zampari.
- TRANSMISSÃO DE PODERES: Tudo muito nebulosos, feito sem edital, concorrência pública e as pressas. A informação que chega é que todos os funcionários do Instituto Pensarte serão recontratados pelo Santa Marcelina Cultura. Depois disso possivelmente virão os cortes e a troca da diretoria.
- TEMPORADA E ACADEMIA DE ÓPERA: Nenhuma informação sobre a continuidade da temporada e da bem sucedida Academia de Ópera. Apreensão total de todos os integrantes da casa.  
Ali Hassan Ayache 

Note Oficial da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo:
 "A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em razão do término do contrato do Instituto Pensarte, e visando à continuidade das atividades do Theatro São Pedro, da Academia de Ópera e da Jazz Sinfônica, informa:
1. O corpo do Theatro São Pedro, a Academia de Ópera e o Teatro Caetano de Campos passarão a ser geridos, a partir do dia 2 de maio,  pela OS Santa Marcelina Cultura, gestora da Escola de Música Tom Jobim e do Projeto Guri, na Capital e na Grande São Paulo.
2. A Jazz Sinfônica passará a ser gerida pela Fundação Padre Anchieta, cuja gestão incluirá como espaço para ensaios o Teatro Franco Zampari.
A Secretaria de Estado da Cultura agradece o intenso trabalho realizado pelo Instituto Pensarte. Trabalho que, sem dúvida, resultou em um salto de qualidade na produção operística em São Paulo reconhecida, inclusive, com o prêmio APCA de melhor espetáculo de Ópera em 2016 (Dom Quixote)."

Fonte:http://cultura.estadao.com.br/blogs/joao-luiz-sampaio/santa-marcelina-cultura-assume-o-teatro-sao-pedro/

Comentários

  1. A Orquestra Jazz Sinfônica nunca esteve extinta!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Ali, não fale sobre o que você nao sabe.

    ResponderExcluir
  3. A Orquestra Jazz Sinfônica permanece ativa, o organismo extinto foi a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas