SINFÔNICA DE PIRACICABA RECEBE O VIOLONISTA FÁBIO ZANON.




Sinfônica de Piracicaba recebe 
o violonista Fábio Zanon

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) recebe no sábado, 29, o aclamado violonista Fábio Zanon, sob regência do maestro convidado Thiago Tavares, às 16h30 e às 20h30. As apresentações integram as comemorações dos 250 anos da cidade e têm entrada gratuita. A retirada antecipada dos ingressos deve ser feita nos dias 26, 27 e 28, das 15h às 18h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho.

Estreada no ano de 1941 em Montevidéu, Uruguai, a peça Concierto del Sur abre o programa. A obra em três movimentos solada por Fábio Zanon é de autoria do compositor mexicano Manuel Ponce. Na sequência, a OSP apresenta Sinfonia nº 2, op. 9 (Antar), de 1897, que trata do triângulo vingança, poder e amor, composta pelo russo Rimsky-Korsakov.

Para o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP, trata-se de uma oportunidade rara ao público: apreciar, ao mesmo tempo, um dos maiores concertos de violão da América Latina, e a execução de um dos principais instrumentistas brasileiros. “Concierto del Sur é uma obra que permite ao solista explorar ao máximo os acordes e timbres do violão e também demonstrar seu virtuosismo à plateia.”

Com apresentações em mais de 40 países, Fábio Zanon também atua como maestro, escritor, comunicador, professor e produtor cultural. Desde 2013, é coordenador artístico e pedagógico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Ele esteve recentemente no Tchaikovsky Hall, na Rússia, e em Paris, capital francesa, onde promoveu uma série de masterclasses.

A regência de Thiago Tavares no concerto faz parte da estratégia traçada por Jamil Maluf, de promover a alternância na batuta da OSP, para que o público tenha cada vez mais contato com maestros que despontam no cenário brasileiro. Tavares é regente assistente da Orquestra Experimental de Repertório, no Theatro Municipal de São Paulo, e participou das temporadas 2015 e 2016 da OSP.

A apresentação vespertina do concerto, às 16h30, tem início com a palestra “O Meu Concerto de Hoje”, com 30 minutos de duração, ministrada pelo próprio Thiago Tavares. É uma forma de o público ampliar sua visão sobre os múltiplos aspectos que cercam o repertório da apresentação e faz parte do programa de formação de plateias da OSP.

HASHTAG – Desde a estreia da temporada, em março, a OSP traz uma novidade ao público durante o Bis: a liberação de smartphones para o registro em fotos, vídeos ou transmissão ao vivo, ao final de cada concerto. As postagens nas redes sociais devem ser feitas com a hashtag #MinhaOSP. “As pessoas querem estar, querem registrar e querem compartilhar. Desta forma, a OSP se aproxima do público e reforça sua presença virtual”, diz Jamil Maluf.

As apresentações da OSP são promovidas com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio das secretarias da Ação Cultural e de Educação, com apoio da Oscip Pira 21, Rádio Educativa FM, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle e Cultura Artística.

A retirada de ingressos para os concertos deve ser feita na bilheteria do Teatro do Engenho nos dias 26, 27 e 28, das 15h às 18h. Os bilhetes são válidos até 15 minutos antes de cada sessão. A cota remanescente, se houver, será distribuída a quem estiver no ato das sessões, na fila de espera. A OSP incentiva a doação de fraldas geriátricas, em prol das entidades atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade.

ABC DO DÓ, RÉ, MI – O mês de abril marca a retomada do projeto didático ABC do Dó, Ré, Mi, realizado pelo segundo ano pelos instrumentistas da OSP, com recursos da Secretaria Municipal de Educação. As primeiras sessões acontecem na manhã de sexta, 28, a uma plateia de 750 crianças, entre 4 e 10 anos, no próprio Teatro do Engenho.

Até novembro, o ABC do Dó, Ré, Mi contempla 3 mil crianças. O espetáculo costura música e teatro, ao apresentar ao público infantil o encantador músico dos sons, por meio do trabalho de 18 instrumentistas, um maestro e um ator cômico.

A OSP também desenvolve todos os meses o Música nas Escolas, com quartetos de cordas, madeiras e metais percorrendo 21 escolas e atingindo 1.100 crianças.

SERVIÇO – Concerto da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Sábado, 29, às 16h30 (palestra O Meu Concerto de Hoje, seguido do ensaio geral aberto) e às 20h30 (concerto). Entrada gratuita. Informações sobre ingressos: (19) 3413-5212 e www.sinfonicadepiracicaba.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas