XX FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA APRESENTA ÓPERA TANNHÄUSER DE RICHARD WAGNER..


A vigésima edição do Festival Amazonas de Ópera inicia no dia 7 de maio com 22 apresentações que incluem récitas de óperas, concertos e recitais, além de programação acadêmica com palestras e workshops. Um dos destaques é a montagem da ópera "Tannhäuser", de Richard Wagner, que será apresentada nos dias 14, 17 e 20.
Os ingressos para o XX Festival Amazonas de Ópera já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Amazonas e via internet.

Programação

A abertura oficial do Festival acontece no dia 7 de maio com o Concerto Bradesco I, comemorativo aos 20 anos do FAO. Sob a regência e direção musical de Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do evento, a Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas, com a participação do tenor Thiago Arancam e da soprano Dhijana Nobre, apresentam trechos de óperas já encenadas no Festival Amazonas de Ópera, como O Guarani e Tosca, de Carlos Gomes; Sansão e Dalila, de Camille Saint-Saëns; Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni; e Turandot, de Giacomo Puccini. O concerto também traz peças mundialmente aclamadas, como Granada, de Agustín Lara; El Día Que Me Quieras, de Carlos Gardel; My Way, de Jacques Revaux e Paul Anka, eternizada na voz de Frank Sinatra; e All I Ask Of You, do musical O Fantasma da Ópera, de Andrew Lloyd Webber.
Outro destaque do evento será a apresentação do salmo sinfônico O Rei Davi, de Arthur Honegger, no Concerto Bradesco III, que acontece nos dias 18 e 21 de maio. A direção musical do espetáculo é do maestro Otávio Simões, com solos de Dhijana Nobre, Luisa Francesconi, Juremir Vieira. A soprano Isabelle Sabrié interpretará a Pitonisa e Homero Velho será o narrador da obra, que é dividida em três partes. A apresentação ainda traz a participação da Amazonas Festival Orchestra, formada por músicos da Amazonas Filarmônica e da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica.
A novidade deste ano é a ópera-fantasia Onde Vivem os Monstros, de Oliver Knussen, espetáculo concebido especialmente para as crianças, com produção do Theatro São Pedro, de São Paulo. A apresentação, que acontecerá nos dias 27 e 28 de maio e 3 e 4 de junho, tem direção musical e regência assinadas pelo maestro Marcelo de Jesus, regente adjunto da Amazonas Filarmônica, e pelo maestro Pedro Messias, do Theatro São Pedro.
Dentro do Festival, a Orquestra de Violões do Amazonas, sob a direção musical e regência do seu maestro, Davi Nunes, realiza o Concerto do Dia das Mães, que a cada edição é sucesso de público. A apresentação desta edição acontece no Teatro Amazonas, no dia 14 de maio.
O Festival ainda contará com os Recitais Ambev, com apresentações de artistas da casa, como Amanda Aparício, Hugo Pinheiro, Giovanny Conte, Margarita Chtereva, Hilo Carriel, e convidados especiais, como Homero Velho, Pedro Panilha, Isabelle Sabrié e Daniella Carvalho. O FAO ainda recebe dois recitais especiais, com os alunos de Canto dos professores Juremir Vieira e Natalia Sakouro.
O projeto Ópera Studio, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), retorna mais uma vez ao FAO. A ópera deste ano é Don Pasquale, de Gaetano Donizetti, e traz como solistas alunos dos cursos de Música da Universidade. A direção é dos professores Fabiano Cardoso, Duany Parpinelli e João Fernandes, e a música, ao piano, é da professora Irina Kazak.

Programação acadêmica

A programação acadêmica do FAO inicia no dia 8 de maio, com a palestra 20 Anos do Festival Amazonas de Ópera, dirigida pelo secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, no Centro Cultural Palácio da Justiça. O Palácio também recebe dois workshops: A Voz na Canção Erudita, com Homero Velho e Pedro Panilha, no dia 11 de maio; e Técnica Vocal - Ópera e Musicais, com Luisa Francesconi e Pedro Panilha, no dia 17 de maio.
A Central Técnica de Produção "Marcos Apolo Muniz" também recebe o workshop Cenografia e Figurinos, dentro da programação acadêmica, no dia 24 de maio. O evento será conduzido pela cenógrafa Giorgia Massetani, que assina, no Festival Amazonas de Ópera, a direção cênica de Onde Vivem os Monstros e Tannhäuser.
Fonte: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/20-festival-amazonas-de-opera-tera-tannhauser-e-onde-vivem-os-monstros.ghtml

Comentários

Postagens mais visitadas