FÓRUM DISCUTE A RELAÇÃO DA MÚSICA DE CONCERTO COM O PÚBLICO E AS MÍDIAS NA UNICAMP.



Qual é o atual público potencialmente interessado em música sinfônica? O que faz uma curadoria musical interessante, inteligente? Qual é o papel das novas mídias na divulgação de concertos? Estes são alguns dos eixos que irão nortear os debates do próximo Fórum de Gestão Orquestral e Compromisso Social, realizado pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp, que acontece no dia 15 de maio, das 9h às 17h, no Auditório I da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp. A entrada é gratuita.
Esta edição irá discutir questões referentes ao compromisso dos órgãos de cultura com o público da música de concerto, visando aumentar o número de interessados e a frequência na participação aos eventos, sem perder de vista a qualidade e os objetivos dos concertos e da programação institucional.
Com curadoria da regente Cinthia Alireti, o Fórum irá reunir os especialistas Ney Carrasco (Secretário de Cultura de Campinas e professor do IA), Denise Garcia (coordenadora do CIDDIC e professora do IA), maestro Júlio Medaglia (curador do programa “Grandes Maestros, Grandes Rádios” da Rádio Cultura), maestrina Mônica Giardini (Regente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo), João Marcos Coelho (curador da série de música contemporânea da CPFL Cultura), Maria Elisa Peretti Pasqualini (coordenadora do Arquivo Artístico do Theatro Municipal de São Paulo), Nelson Kunze (diretor da Revista Concerto), Mariana Garcia (analista de Comunicação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais), Danilo Leite Fernandes (Rádio Educativa de Campinas), Rebello Alvarenga (idealizador e proprietário do portal Música & Sociedade: um novo pensar e agir), maestro Abel Rocha (professor da UNESP e regente da Orquestra Sinfônica de Santo André), Vânia Pajares (diretora Musical e regente de teatro musical).
"Em vista dos atuais fechamentos de importantes instituições sinfônicas, além de vergonhosas pendências de outras em nosso país, discutir o envolvimento do público na rotina dos concertos significa mutuamente reconhecer a importância do público para a atualização das instituições e a grande relevância das instituições da música sinfônica para a base cultural do país no cenário internacional", afirma Cinthia Alireti.
Segundo ela, o evento enfatiza acima de tudo a conscientização de músicos e gestores em relação ao seu compromisso com a sociedade, não somente como promotores da cultura mas também como difusores de novos caminhos para melhorias no desenvolvimento social.

Programação (Dia 15 de maio, no Auditório I da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp - Rua Elis Regina, 131 Barão Geraldo - Campinas/SP).
9 h – Abertura
Integrantes da mesa: Prof. Dr. Claudiney Carrasco (Secretário de Cultura de Campinas e professor do IA)
Profa. Dra. Denise Garcia (Coordenadora CIDDIC e professora do IA)
Maestrina Cinthia Alireti (Regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp – OSU/CIDDIC)

9h30 – Mesa I: Curadoria Musical

Debatedores: Maestro Júlio Medaglia (Curador do programa “Grandes Maestros, Grandes Rádios” da Rádio Cultura)
Maestrina Mônica Giardini (Regente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo)
Prof. João Marcos Coelho (Curador da série de música contemporânea da CPFL Cultura)
Mediadora: Profa. Dra. Denise Garcia (Coordenadora do CIDDIC e professora do IA)

10h30 – Pausa

11h – Palestra: “Arquivos Musicais e Desafios na Difusão de Novo Repertório no Brasil”
Palestrante: Sra. Maria Elisa Peretti Pasqualini (Coordenadora do Arquivo Artístico do Theatro Municipal de São Paulo)
14h – Mesa II: Divulgação da Música de Concerto
Debatedores: Sr. Nelson Kunze (Diretor da Revista Concerto)
Sra. Mariana Garcia (Analista de Comunicação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais)
Prof. Rebello Alvarenga (Idealizador e proprietário do portal Música & Sociedade: um novo pensar e agir)
Mediador: Danilo Leite Fernandes (Rádio Educativa de Campinas)

16h – Mesa III: Os Novos Públicos da Música de Concerto

Debatedores: Maestro Abel Rocha (Professor da UNESP e regente da Orquestra Sinfônica de Santo André)
Sra. Mariana Garcia (Analista de Comunicação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais)
Vânia Pajares (Diretora Musical e regente de teatro musical)
Mediadora: Maestrina Cinthia Alireti (Regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp)

17h – Encerramento

Comentários