GALA DE ÓPERA- ESPETÁCULO INAUGURAL DA ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO TEATRO LÍRICO DE EQUIPE & CIA ÓPERA SÃO PAULO.


Gala de Ópera.

Associação Amigos do Teatro Lírico de Equipe 
Cia Ópera São Paulo.
Espetáculo Inaugural.

11 de agosto (sexta-feira), às 20hs.
Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo.

Ingressos a partir de R$20,00:
  


Elenco Artístico:

Jayna Paiva - soprano
Juliana Taino - mezzo-soprano
Daniel Umbelino - tenor
Tobias Greenhalgh - barítono
Mto. André Dos Santos - direção musical e piano

Direção Geral e Artística: Paulo Abrão Esper.


Programa:

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Hai gia vinta la causa da ópera As Bodas de Fígaro
Parto parto da ópera La Clemenza di Tito
Ich baue Ganz da ópera O Rapo do Serralho

Francesco Cilea (1866-1950)
Io son l`umile ancella da ópera Adriana Lecouvreur

Erich Wolfgang Korngold (1897-1957) 
Mein sehnen...mein wähnen  da ópera  Die Tote Stadt

Vincenzo Bellini (1801-1835)
Se Romeo da ópera I Capuleti e Montecchi

Charles François Gounod (1818-1893)
Salut demeure chaste et pure da ópera Fausto

Francis Poulenc (1899-1963) 
Prologo da ópera Les Mamelles de Tiresias

Hector Berlioz (1803-1869)
D`amour l`ardente flamme da ópera A Danação de Fausto

Charles François Gounod (1818-1893)
Ah leve-toi soleil da ópera Romeu e Julieta

Giacomo Puccini (1858-1924)
Tu che di gel sei cinta da ópera Turandot
O soave fanciulla da ópera La Bohème

Gioachino Rossini (1792-1868)
Ópera O Barbeiro de Sevilha
Largo al factotum
Il vecchiotto cerca moglie ópera O Barbeiro de Sevilha
Dunque io son


Sobre os artistas:

Tobias Greenhalgh - barítono
A edição de junho de 2016 da revista Opera News colocou Tobias Greenhalgh na lista dos cinco barítonos da nova geração que estão iniciando uma carreira promissora (5 to watch). Norte-americano formado pela Juilliard School, Greenhalgh tem atuado em teatros importantes como o Teatro de Viena, a Ópera de Câmara de Viena, o Teatro Estatal de Munique e a Ópera de Palm Beach. Em Viena, já interpretou diversos papéis, como o papel título em "Eugene Onegin", Argante em "Rinaldo" e Escamillo em "Carmen". Em 2013 foi o vencedor na categoria Ópera da Competição Liederkranz, em Nova York, EUA. Na Itália venceu o Concurso Internacional para Jovens Cantores Líricos Riccardo Zandonai. Em seu currículo ainda constam, dentre outros, o grande prêmio na Competição do Festival Internacional de Música do Metropolitan Opera de Nova York e o prêmio Mario Lanza.
De outubro a dezembro deste ano, Greenhalgh fará uma turnê com a importante Ópera de Glyndebourne, onde interpretará o papal de Figaro em "Il Barbiere di Siviglia" de Rossini. 
 
Jayana Paiva - Soprano. 
Formou-se em canto pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, em Goiânia, sob a orientação da professora Dra. Marília Álvares. Recentemente atuou na peça "Master Class", com texto de Terrence McNelly, onde cantou e contracenou com a renomada atriz Christiane Torloni.
Em 2016 foi a vencedora do Grande Prêmio Feminino e Prêmio Ópera - personagem Mimi em "La Bohème", de G. Puccini, no 14º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. Gravou, junto com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e o Maestro Victor Hugo Toro, um CD de árias e canções de Carlos Gomes.
Atualmente é orientada pela soprano Elayne Caser e pela pianista Nancy Bueno.
 
Juliana Taino - mezzo-soprano 
Formada em canto lírico pela UniFiamFaam, estudou com Carmo Barbosa e Paulo Menegon e participou de Ópera Studio com Vania Pajares. 
Fez parte da 1ª Academia de Ópera do Theatro São Pedro, onde teve aulas com o soprano italiano Luisa Gianini e com os maestros Marco Boemi e Carlos Morejano.
Foi a vencedora, em 2017, do Grande Prêmio Feminino do '5º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas.

André Dos Santos - Direção Musical e Piano.
Começou muito jovem uma intensa atividade como pianista solista, músico de câmara e co-repetista em festivais no Brasil, Áustria e Grécia. Em 2001 foi o único pianista admitido no Centre de Formation Lyrique, da Ópera Nacional de Paris. Acompanhou ao piano masterclasses de grandes nomes como Renata Scotto, Ileana Cotrubas, Teresa Berganza, José Van Dam, Edith Wiens, Alexandrina Miltcheva.
Como preparador musical de óperas e maestro assistente, trabalhou ao lado de Christian Thielemann, James Conlon, Steuard Bedford – de quem foi assistente em várias ocasiões -, John Nelson, Jesús López-Coboz, Ulf Schirmer, Semion Bishkov, Luiz Fernando Malheiro, Jean-Yves Ossonce, Daniel Kawka, entre outros. Em teatros de renome, esteve nos Opera National de Paris, Teatro Regio di Torino, Los Angeles Opera, Ópera de Shangai, Festival Amazonas de Ópera, entre outros.
Em 2005 foi ganhador do prêmio Bösendorfer, no concurso Hans-Gabor Belvedere, em Viena (Áustria). Seu grande interesse na formação de jovens cantantes de ópera o levou a ser regularmente convidado a dar aulas em Opera Studios e festivais pelo mundo (Reino Unido, México, Argentina, Chile, Estados Unidos, Itália, França e Brasil).
Como regente, tem sido reconhecido por público e crítica. Entre setembro de 2014 e abril de 2017 foi maestro assistente de Luiz Fernando Malheiro na temporada de óperas e concertos do Theatro São Pedro e coordenador pedagógico da Academia de Ópera no Theatro São Pedro, marca de seu regresso ao Brasil depois de vários anos.

Comentários

Postagens mais visitadas