5 MOTIVOS PARA ASSISTIR O SEGUNDO ATO DE TRISTAN UND ISOLDE QUE ESTARÁ EM CARTAZ PELA OSESP.



  1- TRISTAN UND ISOLDE: a monumental ópera de Richard Wagner foi inovadora desde sua estreia. Timbres, ritmos e melodias impactaram a música ocidental e influenciaram diversos compositores do século XX.
  2.  ESTREIA NO BRASIL: Diz a lenda que Wagner pensou em estrear sua ópera no Brasil, convite feito pelo então imperador Dom Pedro II. O compositor recebeu emissários da corte imperial, mas ideia não foi adiante devido à complexidade musical e a má fama do império brasileiro em não honrar seus compromissos.
  3. RARIDADE: Para assistir uma montagem completa dessa obra o espectador brasileiro tem que ter paciência. A última apresentação ocorreu no Rio de Janeiro em 2003, sob as efusivas vaias do publico aos delírios do diretor Gerald Thomas, o mesmo abaixou as calças e mostrou as nádegas à plateia. Em São Paulo a última apresentação foi em outubro de 1978 no Theatro Municipal de São Paulo.
  4. SEGUNDO ATO: A OSESP apresentará o segundo ato , o mais delirante dos protagonistas e musicalmente o mais apaixonado, chegando aos limites do êxtase. O regente, Richard Armstrong é de primeiro nível e com certeza extrairá da orquestra o máximo. A regente titular, Marin Alsop foge de programas complexos, prefere concertos mais fáceis ou que ela já tenha apresentado a exaustão em Baltimore.
  5. EXIGÊNCIA AO MÁXIMO: A ópera exige tudo de todos, as dificuldades estão presentes para solistas, orquestra, diretores e corpo técnico. Até grande parte do público tem dificuldades em ficar mais de cinco horas no teatro assistindo aos três longos atos.
Ali Hassan Ayache 

Comentários

  1. Adoraria ficar mais de cinco horas no teatro acompanhando Tristão e Isolda....Aliás, quando escuto Wagner o tempo passa muito mais rápido entramos numa outra dimensão...Sua música é uma viagem incrível....fascinante...Pena a OSESP não ter feito a Ópera inteira em forma de Concerto, pena mesmo. Sem dúvida esse é um dos melhores programas em mais de 60 anos de história da OSESP, um concerto histórico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas