BARÍTONO RUSSO DMITRI HVOROSTOVSKY FALECE AOS 55 ANOS.

   O grande barítono russo, Dmitri Hvorostrovsky, faleceu no dia 22 de novembro aos 55 anos de idade devido a um câncer no cérebro. Pena nunca ter tido a chance de vê-lo cantar ao vivo.
 Abaixo segue nota de falecimento publicada no facebook, biografia e algumas gravações desse excepcional cantor russo.


Nota publicada no Facebook: "Em nome da família hvorostovsky, é com corações pesados que anunciamos a passagem de dmitri hvorostovsky - amado barítono lírico, marido, pai, filho, e amigo aos 55. Anos depois de um ano e meio Batalha com o câncer de cérebro, ele morreu pacificamente esta manhã, em 22 de novembro, cercado por família perto de sua casa em Londres, Reino Unido. Que o calor da sua voz e o seu espírito estejam sempre conosco."


"Dmitri Aleksandrovich Hvorostovsky (em russo: Дмитрий Александрович Хворостовский, 16 de Outubro de 1962), é um barítono russo.
Hvorostovsky nasceu em Krasnoyarsk, na Sibéria. Estudou na Escola de Artes de Krasnoyarsk sob os ensinamentos de Yekatherina Yofel e fez sua estreia na Casa de Ópera de Krasnoyarsk no papel de Marullo, Rigoletto (Giuseppe Verdi).
Venceu o Primeiro Prêmio da Competição Glinka em 1987 e da Competição de Cantores de Toulouse em 1988. Hvorostovsky veio a ter fama internacional em 1989, quando ele ganhou a Competição Cantores do Mundo da BBC, Cardiff, ganhando do favorito cantor local, Bryn Terfel no último round. Sua performance na Competição incluiu Ombra mai fu de Handel e Per me giunto ... O Carlo ascolta de Don Carlo de Verdi. Seus concertos internacionais começaram imediatamente (estreia em Londres em 1989 e em Nova Iorque em 1990).


Sua estreia no oeste foi na Ópera de Nice com A Rainha de Espadas em 1989. Na Itália, sua estreia foi no Teatro La Fenice como Eugene Onegin, um sucesso que fez aumentar sua reputação. Sua estreia em ópera nos Estados Unidos aconteceu com a Ópera Lírica de Chicago em 1993, na performance de La Traviata.
Desde então ele vem cantando nas maiores casas de óperas do mundo, incluindo o Metropolitan Opera House (estreando em 1995), no Royal Opera House, Covent Garden, a Ópera do Estado de Berlim, La Scala e na Ópera do Estado de Viena. Ele é especialmente renomado por interpretar o papel-título Eugene Onegin, de Tchaikovsky. O The New York Times o descreve como "nascido para este papel".
Hvorostovsky é aclamado como um cantor de óperas tanto como cantor de recitais e concertos. Ele foi nomeado como uma das cinquenta pessoas mais bonitas do planeta"
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dmitri_Hvorostovsky


Comentários

  1. Tive a oportunidade de vê-lo na Ópera House de San Francisco e era um dos mais brilhantes barítonos líricos do final do Século XX e início do XXI. Lamentamos a sua morte prematura.

    ResponderExcluir
  2. Uma voz possante, cristalina e poderosa é silenciada pelo câncer inoportuno e devastador. Uma sombra de tristeza e pesar ecoa pelo mundo da Arte em sua expressão mais alta e todos nós, amantes do bel canto, marejamos nossos olhos, desconsolados por não mais podermos ver e ouvir Dmitri em seus gorjeios de lirismo puro e inimitável ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas