DOCUMENTÁRIO, MAKING OFF E SHOW MÚSICA EM SANTOS POR GISELE AFECHE. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


Todos que fazem arte no Brasil são verdadeiros heróis, dificuldades aparecem de todos os lados. A produção independente para tese de mestrado de Gisele Afeche concluída com vídeos e a produção de um CD é um desses casos onde a persistência supera as dificuldades.
O foco é a cidade portuária de Santos, com a perspectiva do petróleo vindo do pré-sal a cidade teve uma explosão econômica na última década, esta arrefeceu com a crise econômica e a queda do preço do petróleo.
O documentário “Música em Santos” produzido por Gisele Afeche mostra um panorama das diversas formas de música produzidas na cidade. Este não se atém a apenas um estilo musical e navega da música clássica, já que a cidade tem uma orquestra, e vai até o mais popular. Quem não mora na cidade imagina uma cidade portuária sem vida cultural, esse documentário muda nossa perspectiva.
O show “Litoral Autoral” e o seu making of apresenta diversos artistas da cidade cantando composições desconhecidas do grande público. A apresentação é intimista, com poucos instrumentos e canções da música popular brasileira de compositores locais. Diversos talentos afloram, a voz magnífica de Rafaella Laranja interpretando “Adonirando Elis” de Elenira Ribeiro, o estilo peculiar da música de Lucas Brolese interpretando “Chamamecero” de sua própria autoria e a técnica emotiva de Nadja Soares interpretando “Sinaleiro” de Ademir Soares e Zé Luis Ubida.
O CD produzido para a tese segue a linha do Show, músicas autorais com acompanhamentos de violão alguns poucos instrumentos. Diversos artistas locais entregam vozes afinadas, muitas com tom aveludado com algumas letras predominando o mar e o porto. Predomina o ecletismo em canções que representam os diversos estilos da música popular brasileira. Quando o assunto é samba se destaca “Nova História” gingado e pagada de samba de roda. “Tatu Voltou” é música instrumental que tem como linha o chorinho, a flauta é tocada com precisão. “Filha de Oxala” tem batida africana, lembra os rituais trazidos pelos escravos e pelas crenças dos afrodescentes.
Gisele Afeche trabalha com uma cidade, nela talentos afloram nas mais diversas modalidades musicais. Seu trabalho mostra que o Brasil é lotado de talentos locais, que produzem cultura através de música e mostram sua arte para a população. A grande mídia não tem espaço para todos, esse material de vídeo prova que o Brasil é um país musical recheado de grandes músicos das mais diversas modalidades.
Ali Hassan Ayache

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas