PIANISTA​ ​SUL-AFRICANO​ ANDRÉ VON FRASUNKIEWICZ ​SE​ ​APRESENTA​ ​EM BELO​ ​HORIZONTE.



Pianista André von Frasunkiewicz faz recital em Belo Horizonte no dia 25 de novembro.
 No dia 25 de novembro, às 20h, o pianista André von Frasunkiewicz faz recital na Sala Juvenal Dias, em Belo Horizonte. A apresentação integra a programação da série Concertos Virtuosi e é composta por peças de Händel, Chopin, Schubert, Liszt, Rachmaninoff e Mussorgsky.
Nascido na África do Sul e radicado em Brasília, André von Frasunkiewicz é um dos mais destacados pianistas do país. Descrito por Nelson Freire como um pianista de “singular sensibilidade musical”, foi vencedor de importantes prêmios no Brasil, como o J. S. Bach, F. Chopin, Nise Obino e Pianarte. Já se apresentou com importantes orquestras brasileiras e, recentemente, foi solista da Orquestra de Brasília.
André von Frasunkiewicz vem de uma família tradicional de músicos, com ascendência tcheca, polonesa e alemã. Iniciou seus estudos com seus pais, primeiro ao violino e depois ao piano. É formado pela Escola de Música da UNB, aperfeiçoou-se na École Normale de Musique de Paris e obteve seu Mestrado na Universidade da Flórida nos EUA. Entre seus professores destacam-se Ney Salgado, Ruth Slenczynska (aluna de S. Rachmaninov), Valeri Grokhovski, Viatcheslav Gabrielov, Boaz Sharon, Luiz de Moura Castro e Nelson Delle Vigne.
Seu recital de Belo Horizonte começa com a Chacona, de Händel, peça de difícil execução do compositor barroco e raramente executada. Em seguida, peças de compositores do século 19, com destaque para a suíte Quadros de uma Exposição. Escrita por Mussorgsky, é uma homenagem do compositor ao seu amigo, o pintor alemão Viktor Hartmann, que havia falecido. Nela, Mussorgsky tenta narrar com música as imagens dos quadros. Embora a peça não tenha obtido muito sucesso durante a vida do compositor, ela se tornou um dos pilares da música erudita.

PROGRAMA:
G. F. Händel (1685-1759)
Chaconne em sol maior
F. Chopin (1810-1849)
Scherzo n.1 em si menor, Op. 20
F. Schubert (1797-1828)
Improviso em lá bemol maior, Op. 90 n. 4
F. Liszt (1811-1886)
Legénde n. 2 – São Francisco de Paula caminhando sobre as ondas
S. Rachmaninoff (1873-1943)
Momento musical em si menor, Op. 16 n. 3
M. Mussorgsky (1839-1881)
Quadros de uma Exposição



Comentários

Postagens mais visitadas