TEATRO DA PIADA PRONTA. NOITE DE GALA DO CIRCO NO PALCO DO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.



   O teatro da piada pronta, quando você acha que já viu de tudo aparece mais essa. Antes de mais nada os profissionais circenses tem todo o direito de ter uma noite de gala e comemorar o Dia do Palhaço. Existem diversos espaços públicos mais adequados na cidade que o palco do Theatro Municipal de São Paulo. Este tem a função única e exclusiva e foi concebido para a apresentação de óperas, balés, concertos e eventos ligados a lírica.
   Enquanto se preocupam com o Dia do Palhaço a administração deveria estar programando a próxima temporada. Esta devia ter sido anunciada, com datas e elencos definidos e a venda de assinaturas anuais. 
   Que tal a administração pensar em recuperar a credibilidade com os solistas nacionais e internacionais, a fama que corre é de um teatro caloteiro. Vejamos o depoimento público do tenor Emilio Pons no Facebook se referindo ao anuncio, publicado nesse blog da ópera "A Flauta Mágica" sem o elenco : " Emilio Pons Ugh.... I was supposed to do this production, and they cancelled my participation literally two weeks ahead of the start of rehearsals because they (supposedly) couldn't pay my fee, even though I had agreed to sing for a fraction of my regular fee. Apparently, there was also internal opposition to hiring international singers. That was the THIRD time that that stupid theater invites me and pulls the plug in the last minute. I would STRONGLY ADVISE MY INTERNATIONAL COLLEAGUES to steer clear of the TMSP and not to take their dealings seriously. At least I did not end up singing there and not getting paid, like all the singers who sang in the last two productions.....".
   É inaceitável que espetáculos circenses, shows de rock e atividades não relacionadas a arte lírica se apresentem no palco do mais tradicional teatro paulistano. O Theatro Municipal de São Paulo virou motivo de piada!
Ali Hassan Ayache

"Com 20 artistas circenses e 15 atores no elenco, a Noite de Gala do Circo, que acontece nos dias 9, às 20h, e 10 de dezembro, às 18h, com entrada gratuita, promete marcar as comemorações do Dia do Palhaço (10 de dezembro) com uma experiência artística inédita.
Para esta edição, o diretor teatral Nelson Baskerville foi convidado para assinar a Direção Geral do evento que conta também com Hugo Possolo na Direção de Circo. Hugo selecionou artistas das mais diversas habilidades, sendo parte deles integrantes de importantes grupos para produzir um espetáculo contemporâneo e pulsante que dialogue profundamente com a cidade de São Paulo.
“Comemorar esta data especial para o circo no Theatro Municipal mostra a importância que a nossa gestão dá para o mundo do circo, oferecendo o mais nobre palco da cidade a esta arte”, ressalta o secretário municipal de Cultura, André Sturm.
O tema da encenação é “O vidro na visão do passarinho”. O espetáculo é estruturado em oito blocos temáticos que serão apresentados aproximadamente de 90 minutos e propõe reflexões acerca do vidro, suas qualidades, simbologia e paradoxos. São eles: a criação do vidro, transparência, espelho, o vidro como separação, a solidão atrás do vidro, o vidro na visão do passarinho, a fragilidade do vidro e cacos de vidro.
Theatro Municipal de São Paulo
Noite do Circo
Ficha Técnica:
Direção Geral: Nelson Baskerville
Direção de Circo: Hugo Possolo
Assistência de Direção: Thaís Medeiros
Dramaturgia: Nelson Baskerville e Thaís Medeiros
Elenco: Armário das Almas Cantantes (Cibele Scalesi, Maiza Menezes, Munique Tavares, Priscila Cereda e Filipe de Oliveira), Daniel Wolf, Patrícia Pantaleão, Cia. do Relativo, Cia. Paraladosanjos, Palhaço Biribinha, Paulo Maeda e Helder Vilela, Verônica Ned.
Elenco de apoio: Seu Viana Companhia de Teatro (Anna Talebi, Bia Souza, Fernando Vilela, Henrique Caponero, Inês Soares Martins, Julia Caterina, Jussara Rahal, Mário Panza, Priscilla Alpha, Rebecca Catalani e Thaís Junqueira), Janis, Juliana, Gilberto e Luciane.
Participação Especial: Virgínia Rodrigues
Cenografia: Marisa Bentivegna
Figurinos: Marichilene Artisevskis
Iluminação: Wagner Freire
Trilha Sonora: Daniel Maia
Direção Audiovisual: Laerte Késsimos
Visagismo: Claudinei Hidalgo
Serviço:
Theatro Municipal de São Paulo – Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo – SP
Sessões: dias 09 e 10 de dezembro – sábado,às 20h e domingo às 18h.
Ingressos gratuitos distribuídos duas horas antes do início da sessão
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos"

Fonte da citação: https://www.facebook.com/groups/operaecantobelem/permalink/1479609962130447/?comment_id=1480686278689482&notif_id=1511481369323004&notif_t=group_comment

Comentários

  1. A atual OS que assumiu recentemente o Theatro Municipal parece estar sem rumo artístico após a saída de Cleber Papa. Demonstram não ter nem competência de gestão e muito menos capacidade artística. E o resultado que o atual regente titular deixou na Orquestra Sinfônica Brasileira não parece uma boa recomendação em seu currículo...

    ResponderExcluir
  2. Acho que um bom blog brasileiro deveria escrever em português. Colocar oito linhas em inglês é inaceitável, sem ter a tradução. Fica a dica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas