THEATRO SÃO PEDRO APRESENTA A OPERETA " LA BELLE HÉLÈNE".
Cena de "La Belle Hélène" foto Internet.
Theatro São Pedro apresenta a opereta La Belle Hélène, de Jacques Offenbach, sob regência de Cláudio Cruz, direção cênica de Caetano Vilela e figurinos de Fause Haten.
Dividida em três atos, obra cômica tem como base a história da Guerra de Troia e é
tida como um dos melhores exemplos da produção de Offenbach; Montagem reúne
elenco de solistas, coralistas e bailarinos e estreia no próximo dia 29 de novembro
A alegria e a sátira como os sabores dominantes da música. Esses são alguns dos
elementos de La Belle Hélène, opereta do século XIX, composta pelo alemão
naturalizado francês Jacques Offenbach com libreto de Ludovic Halévy e Henri Meilha,
que o Theatro São Pedro leva ao palco no final do mês de novembro.
Desde o início cheia de cores e humores, tanto nas cenas quanto nas melodias, La Belle
Hélène é um exemplo da melhor produção do compositor que foi referência no estilo
em sua época. O interesse de Jacques Offenbach pelo mundo da Antiguidade precisa ser
compreendido à luz de que a história é feita de ciclos que se repetem – e que, portanto,
na investigação da mitologia grega, o compositor está de fato mais preocupado em falar
de sua própria época.
A estreia acontece no dia 29 de novembro (quarta), às 20h e segue em cartaz com outras
quatro récitas, nos dias 1º, 3, 5 e 7 de dezembro, no mesmo horário exceto domingo,
que começa mais cedo, às 17h. Os ingressos custam entre R$ 30 e R$ 80.
Offenbach criou o teatro Bouffes Parisiens e compôs cerca de 50 operetas em um curto
espaço de sete anos. Entre as mais de 600 obras escritas por ele, La Belle Hélène teve
papel fundamental para confirmar a notoriedade do compositor no cenário local e
internacional.
Em La Belle Hélène, ele investiga a mitologia grega e faz um deboche dos personagens
históricos, apresentando-os como caricaturas. “Amor, traição, sarcasmo e crítica são
atemporais, e é isso que a obra explora de forma majestosamente divertida”, destaca
Caetano Vilela, diretor cênico e iluminador.
A trama se passa em Esparta, mas na verdade nos fala do mundo que cerca o compositor
e que compreende a segunda metade do século XIX. Dividida em três atos e com muitas
falas, a montagem será cantada em francês e com diálogos em português A riqueza das
operetas de Offenbach, em especial La Belle Hélène, deve-se em grande parte à
percepção de que o texto é tão importante quanto a música. Na visão do compositor, é
preciso haver correspondência entre os dois elementos para que a obra funcione.
A opereta estreou em 17 de dezembro de 1864 em Paris, no Théâtre des Variétes. No
Brasil, sua primeira récita ocorreu em outubro de 1887, no Teatro Politeama
Fluminense, no Rio de Janeiro. O estilo opereta é marcado por uma música mais leve e
divertida, que trabalha com textos irônicos, quase que como comédias de costume e
pode-se dizer que fica entre a ópera e o teatro musical que explodiu no século passado.
Assim como em Don Giovanni, apresentada no início do mês, as partituras de Jacques
Offenbach estarão sob a leitura do maestro Cláudio Cruz, que rege a Orquestra do
Theatro São Pedro. Cruz é o atual diretor musical da Orquestra Jovem do Estado de São
Paulo e reconhecido com sólida carreira artística, como músico de orquestra e grupo de
câmara e regente convidado das principais sinfônicas do Brasil, América do Sul, Europa
e Japão.
A direção cênica e iluminação é de Caetano Vilela, que já trabalhou em dezenas de
produções no Brasil e no exterior, incluindo na iluminação da ópera Tannhäuser, regida
por Gustavo Dudamel no bicentenário do compositor alemão Richard Wagner. Com
diversos trabalhos no currículo, Vilela foi vencedor do Prêmio Shell de Iluminação para
teatro, em 2011 e indicado ao mesmo prêmio por três anos consecutivos, entre 2014 e
2016.
Quem assina a cenografia é a arquiteta Duda Arruk, reconhecida por excelentes
produções em teatro, ópera, shows e musicais. Os figurinossão do estilista Fause Haten,
que faz sua estreia no universo operístico, e a coreografia é do bailarino argentino Luis
Arrieta.
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e desde maio sob a gestão
da Santa Marcelina Cultura, o Theatro São Pedro apresentou nesta temporada uma
programação que abrange todas as atividades pertinentes a um teatro – da música
popular à música clássica, contemplando todos os agentes da orquestra, do regente ao
instrumentista, passando pelo cantor, incluindo também a experiência em direção
cênica e musical, administração cultural e pesquisa musical.
Esta agenda foi elaborada por um conselho artístico que reúne profissionais de diversas
áreas e trouxe ao público títulos como Don Giovanni, de Mozart, e a dobradinha com o
balé Pulcinella, de Igor Stravinski, e a ópera Arlecchino, de Ferruccio Busoni.
A MONTAGEM
É uma releitura da história grega, mas sem se preocupar com uma recriação de época.
Propõe o contato direto do cantor com o público, a quebra do personagem. A
desconstrução da cena e de personagens históricos. Essa proposta fica bem evidente já
na abertura. Com as cortinas abertas, luz de serviço e o público ainda se acomodando
em seus lugares, o terceiro sinal avisa que o espetáculo já vai começar. No primeiro ato,
o elenco se apresenta e começa a se vestir aos olhos da plateia com os figurinos
dispostos no palco, em araras.
Esse espírito é que norteia toda a montagem. “Criei um jogo metalinguístico com o
próprio teatro, descortinando todas as transições de cena para que os cantores se
relacionem com o público diretamente, quase como cúmplices da história”, completa
Caetano Vilela.
O cenário de Duda Arruk faz uso de guilhotinas cenográficas para dar a ideia das
variações de ambiente. Partindo da ideia de uma arquitetura não realista, os tradicionais
pórticos gregos estão repaginados. Palco espelhado, piso e laterais brilhantes dão a
sensação de multiplicação dos cantores e bailarinos, que parecem flutuar no palco.
Assinados pelo estilista Fause Haten, os figurinos de linguagem contemporânea
dialogam muito com os cenários. As recentes viagens a Paris e Seul, na Coreia do Sul,
serviram de inspiração a Haten para criação das mais de 30 peças que vestem solistas,
coralistas e bailarinos.
ELENCO
O elenco de La Belle Hélène é formado exclusivamente por jovens que estão a caminho
da profissionalização, todos alunos da Academia de Ópera do Theatro São Pedro e do
Ópera Estúdio da EMESP Tom Jobim, que a partir de maio deste ano passaram a realizar
as atividades artísticas e pedagógicas integradas. Juntos, estão envolvidos em uma
agenda de pockets óperas encenadas no hall e no palco do Theatro São Pedro.
Ao todo são 13 solistas, alguns dos mais talentosos da nova geração como Gabriela
Bueno (Helena), Rodrigo Kenji (Páris), Eduardo Javier Gutiérrez (Menelau) e Anderson
Barbosa (Calcas), que integrou o elenco de Don Giovanni nas montagens do Festival de
Belém e do Theatro São Pedro. Fernanda Nagashima (Leena), Luísa Aguilar (Partenis),
Raquel Paulin (Báquide), Nathália Serrano (Orestes), Miguel Nador (Agamemnon),
Wilken Silveira (Aquiles), Daniel Soufer (Ajax I), Lucas Nogueira (Ajax II) e Vinicius Costa
(Filocomo) completam o time.
O coro é formado por 15 vozes, entre sopranos (Alessandra Wingter, Karoline
Campanelli, Lais Assunção e Midia Alvarenga, contraltos (Cintia Costa, Emily Alves e Ivy
Szot), tenores(David dos Santos Medrado, Marco Mautav e Paulo Lanine), baixos(Athos
Bueno, Claus Xavier, Marcus Danilo dos Ouros e Nelmon Henrique) e um contratenor
(Bruno Costa). Quatro bailarinos também estão na montagem, são eles: Gisele Bellot,
Jean Linconl, Júlio César e Thais Diniz.
HISTÓRIA
Na Grécia antiga, a deusa Vênus promete a Páris, após a competição no Monte Ida, que
ele conquistará a mulher mais bonita do mundo. Helena, que é casada com Menelau, se
preocupa, pois sabe da sua beleza. Páris, com a ajuda de Calcas, convence os reis da
Grécia a enviarem Menelau em uma missão a Creta. Helena, temendo pela força de seu
destino, pede que dobrem os escravos a proteger seu sono, mas Páris entra disfarçado
de escravo e ela cai em seus braços misturando sonho e realidade. Menelau retorna e
pega os dois juntos. Páris é expulso de Esparta, e como vingança Vênus torna todas as
mulheres infiéis. Menelau é acusado de causar tamanho mal aos homens gregos, e tem
a ideia de convocar o áugure de Vênus. Ele diz que, para pôr fim às mazelas, Helena deve
ir com ele a Citera oferecer sacrifícios a Vênus. Ao embarcar, o áugure revela ser, mais
uma vez, Páris disfarçado. Apesar do susto, todos desejam boa viagem ao casal.
La Belle Hélène
Jacques Offenbach
Editora Baerenreiter
Jacques Offenbach
Editora Baerenreiter
SERVIÇO:
La Belle Hélène, de Jacques Offenbach – obra em três atos
Datas: 29 de novembro, 1, 3, 5 e 7 de dezembro
Horários: 20h exceto domingo, às 17h
Local: Theatro São Pedro
Endereço: Rua Barra Funda, 161 – Barra Funda, São Paulo/SP
Ingressos: R$ 30 a R$ 80
Plateia: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)
1º Balcão: R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia)
2º Balcão: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Mais informações: (11) 2122-4070 – www.compreingressos.com
Duração: 160 minutos com 2 intervalos
Classificação indicativa: 12 anos
Capacidade: 636 lugares
Acessibilidade: Sim
Orquestra do Theatro São Pedro
Cláudio Cruz | direção musical
Caetano Vilela | direção cênica e iluminação
Duda Arruk | cenografia
Fause Haten | figurinos
Luis Arrieta | coreógrafo
Cláudio Cruz | direção musical
Caetano Vilela | direção cênica e iluminação
Duda Arruk | cenografia
Fause Haten | figurinos
Luis Arrieta | coreógrafo
_Elenco
Helena | Gabriela Bueno
Páris | Rodrigo Kenji
Menelau | Eduardo Javier Gutiérrez
Calcas | Anderson Barbosa
Leena | Fernanda Nagashima
Partenis | Luisa Aguilar
Báquide | Raquel Paulin
Orestes | Nathalia Serrano
Agamemnon | Miguel Nador
Aquiles | Wilken Silveira
Ajax I | Daniel Soufer
Ajax II | Lucas Nogueira
Filocomo | Vinicius Costa
Helena | Gabriela Bueno
Páris | Rodrigo Kenji
Menelau | Eduardo Javier Gutiérrez
Calcas | Anderson Barbosa
Leena | Fernanda Nagashima
Partenis | Luisa Aguilar
Báquide | Raquel Paulin
Orestes | Nathalia Serrano
Agamemnon | Miguel Nador
Aquiles | Wilken Silveira
Ajax I | Daniel Soufer
Ajax II | Lucas Nogueira
Filocomo | Vinicius Costa
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