COMO SE COMPORTAR E NÃO DAR UMA DE ZÉ MANÉ EM ÓPERAS, BALÉS E CONCERTOS DE MÚSICA CLÁSSICA. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.



Cada gênero de música tem suas regras e rituais para ser apreciado. Música clássica, ópera e balé tem características peculiares e regras que devem ser seguidas pelos espectadores. Essas não estão lá por acaso, são fruto da tradição e servem principalmente para melhor apreciar o espetáculo. Abaixo algumas informações de como se comportar em óperas, balés e concertos de música clássica sem dar uma de Zé Mané:

INDUMENTÁRIA : Não é obrigado a ir de terno e gravata, isso quer dizer que não precisa ir de traje a rigor com gravata borboleta. As roupas do dia a dia são compatíveis com as salas de concertos e teatros líricos. Não pega bem ir de bermuda, camiseta regata ou chinelo. Na Sala São Paulo é proibido entrar trajado assim.

QUANDO COMEÇA O EVENTO: É um ritual, entra a orquestra e é comum aplausos por todos os lados. O Spala (líder dos violinos) entra em seguida e recebe mais uma dose de aplausos. Após a afinação entra o maestro e dá-lhe mais palmas, brasileiro adora aplaudir. Todos os músicos se levantam em sinal de respeito (embora muitos regentes não mereçam) e é de bom tom que o maestro cumprimente o Spala e assim a música começa.

QUANDO APLAUDIR : Em eventos clássicos a música poderá começar e parar várias vezes. Essas “paradas” são os intervalos entre os movimentos da peça que está sendo executada. Somente quando a peça inteira termina, sinal disso é o maestro abaixar os braços, é que se deve aplaudir, nunca nos intervalos entre os movimentos, por que isso pode desconcentrar a orquestra e também existem movimentos mais lentos, executados numa intensidade menor (piano). O silêncio é imprescindível para que cada detalhe da música seja apreciado pelo público. Na hora dos aplausos, o maestro se vira para a plateia, agradece curvando o corpo e geralmente pede para que a orquestra, alguns músicos ou um solista se levantem para dividir a ovação. Geralmente, você o recebe na entrada da sala de concerto ou teatro. Se você não sabe a hora de aplaudir, nunca seja o primeiro, fique quietinho e só solte suas ovações no final.

INTERVALO : Quase todos os eventos tem um intervalo de 15 a 20 minutos, em óperas e balés serve para mudar o cenário e em concertos prepara o palco para a próxima parte do concerto e adicionar ou retirar cadeiras e estantes. Geralmente, o público também se retira, é uma oportunidade para conversar com os amigos, comer algum quitute, ir ao banheiro ou tomar uma água.

MOSTRANDO ENTUSIASMO: O público pode demonstrar um entusiasmo extra, o público brasileiro se entusiasma com facilidade, aplaudindo de pé ou gritando: Bravo! Se estiver ovacionando um solista, grite ‘bravo’ para homens, ‘brava’ para mulheres e ‘bravi’ para um grupo. Com a modernidade, quando o público fica muito extasiado, já são comuns assovios e gritos de ‘woohoo’, mas não exagere. Outra coisa que também acontece muito ao final dos concertos é o público começar a bater palmas no mesmo ritmo. Isso significa que a plateia quer bis. Se esses aplausos persistirem, orquestra e músicos se sentam novamente e executam uma rápida peça ou repetem um trecho de uma peça que foi executada.


CELULARES E CONVERSAS COM OS COLEGAS: O cidadão se arruma, sai de casa e gasta um bom dinheiro para estar nesses eventos, é esperado que ele os aprecie sem moderação. Infelizmente não é o que sempre ocorre. Celulares tocam algumas vezes, o que mais acontece são pessoas que insistem em ficar com ele ligado e a luz do maldito desconcentrando as pessoas ao lado. Outros adoram ficar conversando no meio da apresentação e  o pior são aqueles que ficam cantarolando a música, ninguém está lá para ouvi-los.

TOSSIR OU FAZER BARULHO: Mesmo em uma plateia com o nível mais seleto de pessoas, é possível que alguém cometa a gafe de tossir violentamente entre os movimentos ou em momentos em que a música está mais suave e silenciosa. Às vezes, não dá pra prever nem segurar um acesso de tosse, mas o ideal é levar consigo um lenço para abafar a tosse e causar o mínimo de ruído, caso isso aconteça. Se puder, segure a tosse até que a música esteja bem forte. Barulhos como abrir uma bala e conversar durante a música são inadmissíveis. Quanto aos telefones celulares, nem precisa dizer nada, não é? Toda essa questão tem uma razão: o silêncio pode ter uma função e um significado especial em muitas obras, por isso ele é tão importante e fundamental.


Ali Hassan Ayache

Fonte: FONTE:http://www.folhasinfonica.com.br/conteudo/artigos/2112-como-se-comportar-em-um-concerto-de-musica-erudita.html

Comentários

  1. As bermudas e camisetas já estão liberadas na Sala SP Ali!Não tenho coragem de ir assim mas já vi muitos,especialmente homens,vestidos assim muito informais.

    ResponderExcluir
  2. Pensava assim até ter filhos... mas acredito que depende de cada situação. Eu levei meu filho de 2 anos pra assistir um concerto... ele ficou encantadíssimo. Ele levava um saco com uma carcaça de betoneira de brinquedo e me dizia "vamo pa Tatuí papá tocá topete". Talvez no caso dele... tenho tentado a familiarização desde cedo... por isso tenha acontecido isso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas