O SEMPRE ATRASADO PRÊMIO CONCERTO. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

  


   Como sempre a Revista Concerto anda atrasada quando o assunto é cantores líricos. O Blog de Ópera & Ballet agraciou o soprano Lina Mendes como Revelação Lírica do ano de 2011, somente 3 anos depois o comitê de sábios da revista percebeu o talento da cantora e a indicou. 
   Parece que os críticos e jornalistas remunerados da revista não andam comparecendo muito aos teatros líricos ou se comparecem não prestam atenção nas vozes. Novamente um solista é indicado após ele ter sido premiado pelo Blog de Ópera & Ballet. Atalla Ayan foi condecorado como melhor cantor solista do ano de 2013 , somente agora ele é indicado como jovem talento pela Revista Concerto. Quatro anos se passaram e somente agora os "críticos profissionais"  perceberam o talento do tenor. 
   Outro detalhe que chama a atenção é a divulgação dos finalistas antes do encerramento da temporada. O Theatro Municipal de São Paulo apresenta a ópera "A Flauta Mágica", de Mozart, após a divulgação dos finalistas. Sem a menor possibilidade de ela concorrer em nenhuma categoria. 
   A prova de qualidade de um crítico não é ele ser remunerado ou não  senhor Nelson Rubens Kunzle e sim ele estar atento ao que acontece nos teatros líricos. 
Ali Hassan Ayache
   

Comentários

  1. Pois para mim um escriba ser remunerado e só escrever a troco do vil metal é uma indicação clara de que se trata de uma pessoa venal e desonesta.Então só devemos nos expressar mediante pagamento?Isso coloca em cheque totalmente a sinceridade do crítico!Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
  2. Roberto Marinho afirmou "tão importante quanto o que eu publico é o que eu não publico."Por exemplo não sei o motivo da imprensa especializada no nosso país não publicar a história de Luiz Guilherme de Godoy,brasileiro que rege o coro dos Meninos Cantores de Viena,QUEM NOTICIOU FOI A BBC BRASIL!O regente botou a boca no trombone sobre o preconceito e elitismo do meio musical paulistano,disse que por ser pobre e negro se sentiu SUB-REPTICIAMENTE estimulado por professores da USP a largar os estudos e lhe disseram até que nunca seria músico.Ele não falou,mas o famoso pianista Eduardo Monteiro é professor nessa faculdade e vice diretor da Escola de Comunicação e Artes.Também o mesmo possui contatos em Boston,o que se encaixa na relato deste jovem regente à BBC que parece descrever o Eduardo Monteiro quando se referia ao infortúnio passado enquanto estudou na USP.Em contraste outros dois ex alunos deste professor,Cristian Budu e Leonardo Hilsdorf,com sobrenomes estrangeiros e nascidos em famílias brancas e mais ricas que a de Luiz Guilherme,são louvados como revelações pela revista Concerto em artigos entusiásticos.Irineu Franco Perpétuo chamou até Leonardo de "o novo Nelson Freire".Também as portas se abriram facilmente para os dois príncipes do pianistas brasileiros,venceram o bloqueio e entraram na panelinha facilmente(foram convidados para se apresentar com a OSESP,Budu gravou com a orquestra jovem do estado).Por outro lado Godoy agora depois de ter falado tudo o que passou à BBC está banido do meio musical em SP não podendo ter seu nome sequer mencionado pelos meios,vai ter que continuar o exílio em VIena!Outra que é muito acusada mundo afora de ter sua carreira inflada é justamente Marin Alsop,que é uma boa maestrina mas nada excepcional.Procurem ler a críticas que saem em inglês acerca das gravações dela.Dizem o mesmo que falamos aqui.O curioso é que Henry Fogel,uns dos responsáveis pela contratação dela pela OSESP,é o defensor de um dos maestros menos envolvidos em nessa falsa publicidade que existem,Takashi Asahina.Quando o japonês estava bem idoso quase 90 anos conseguiu o americano agendar a estreia dele nos Estados Unidos.Isaac Carneiro Victal

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas