ANA LETÍCIA BARROS APRESENTA "ESCULTURAS SONORAS" NO ESPAÇO CULTURAL BNDES.



Única brasileira especialista na técnica de seis baquetas, artista fará recital dedicado às possibilidades sonoras do vibrafone e da marimba

“Esculturas Sonoras” traz ao palco do BNDES um recital inédito que mostra as possibilidades técnicas do vibrafone e da marimba – instrumentos melódicos de percussão – em composições que utilizam de 2 a 6 baquetas. Uma única percussionista ao palco domina a cena executando diversas obras brasileiras de compositores vivos, duas estreias mundiais e cinco músicas dedicadas a ela. Doutora em Música pela UNIRIO, Ana Letícia Barros é a única especialista na técnica de seis baquetas no Brasil (3 baquetas em cada mão). Seu doutorado foi dedicado ao estudo desta técnica que também será apresentada em seu recital solo.
O repertório eclético do espetáculo comentado pela artista, é composto de diversas obras originais executadas na marimba e no vibrafone, o recital traz um panorama sobre técnicas e possibilidades sonoras em ambos instrumentos.

Ana Letícia Barros

Professora de Percussão e Música de Câmara da UNIRIO, Ana Letícia Barros é Doutora e Mestre em Música pela UNIRIO, tendo realizado seu Bacharel em Percussão no Conservatório Brasileiro de Música e sua licenciatura em música também pela UNIRIO. Participa ativamente como colaboradora do projeto "Yamaha Orquesta Latinoamericana de Vientos", sendo responsável pela seleção anual do naipe de percussão do projeto.
Como solista, já atuou nas seguintes orquestras: Orquestra Latino Americana de Sopros (OLV-Yamaha), Orquestra de Sopros da Universidade da Georgia (EUA), Orquestra Brasileira de Sopros, Orquestra Bachiana Brasileira, Camerata Rio De Janeiro, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra de Cordas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Orquestra de Cordas de Volta Redonda, Banda Sinfônica de Volta Redonda, entre outras. Participa também ativamente das Bienais de Música Contemporânea Brasileira, organizadas pela FUNARTE, estreando diversas obras brasileiras da atualidade. Desde 1999 atua regularmente como percussionista convidada nas temporadas das principais orquestras do Rio de Janeiro, tais como: Orquestra Sinfônica Brasileira, Companhia Bachiana Brasileira, entre outras.


Ficha Técnica
Ana Letícia Barros – marimba e vibrafone

Programa Esculturas Sonoras
Prelúdio* – Dimitri Cervo - marimba
O Olhar da Santa** – Sergio Roberto de Oliveira – vibrafone
Maracatu (de Baque Virado)* – Cyro Delvizio – vibrafone
March Afternoon – Gene Koshinski – marimba
Divertimento per Vibrafono Solo* – Dawid Korenchendler – vibrafone
Bem-Vindo – Ney Rosauro – vibrafone
A prima do Pedro** – Sergio Roberto de Oliveira – vibrafone
Relógios Antigos** – Marcos Vieira Lucas – vibrafone
*Estreias Mundiais. Obras compostas e dedicadas a Ana Letícia Barros
** Obras compostas e dedicadas a Ana Letícia Barros

SERVIÇO
24/01 – Ana Letícia Barros apresenta “Esculturas Sonoras” no BNDES
Horário: 19h
Endereço: Av. República do Chile, 100 – Centro
Entrada Gratuita
Indicação Etária  - LIVRE

Comentários

Postagens mais visitadas