ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO DÁ CONTINUIDADE A SUA TEMPORADA HOMENAGEANDO CARLOS GOMES.


Grupo recebe o maestro Cláudio Cruz, a soprano Eliane Coelho, o baixo-barítono Lício Bruno e o tenor Fernando Portari para interpretar obras do maior nome do Romantismo brasileiro nos dias 24 e 25 de março

O Theatro São Pedro, em São Paulo, O Theatro São Pedro, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo sob gestão da organização social Santa Marcelina Cultura,segue sua temporada 2018 com um concerto da Orquestra do Theatro São Pedro, que apresenta seu segundo programa com dois concertos. As apresentações ocorrem nos dias 24 e 25 de março, sábado, às 20h, e domingo mais cedo, às 17h.
O maestro convidado desta vez é Cláudio Cruz, atual diretor musical e regente titular da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e um dos líderes do Quarteto Carlos Gomes. Para interpretar um repertório totalmente dedicado ao compositor brasileiro Carlos Gomes, a Orquestra tem a companhia de três importantes cantores líricos do país na atualidade: a soprano Eliane Coelho, o tenor Fernando Portari e o baixo-barítono Lício Bruno. Juntos, apresentam aberturas, árias e trechos das óperas O GuaraniFoscaMaria Tudor e Lo Schiavo.
Até dezembro, a Orquestra do Theatro São Pedro apresenta mais quatro programas sinfônicos – oito concertos no total – com diversos maestros convidados, como Ligia Amadio, Ricardo Bologna e Roberto Tibiriçá, entre outros. O grupo também recebe alguns dos principais cantores do cenário lírico brasileiro, como a soprano Manuela Freua, e a mezzo Ana Lúcia Benedetti, além do violoncelista Antonio Meneses, que fecha o ano. O repertório pretende trabalhar as vozes em suas múltiplas facetas e traz obras de Beethoven, Prokofiev, Verdi, Wagner, Weber, Berio e Ginastera, entre outros, além dos compositores brasileiros vivos Silvio Ferraz e Valéria Bonafé.

PROGRAMA:
Antônio Carlos Gomes (1836-1896)
Abertura (O Guarani)
Dueto (O Guarani)
Abertura (Fosca)
D’amore le ebbrezze (ária de Cambro, de Fosca)
Ah se tu sei fra gil angeli (ária de Paolo, de Fosca)
Quale orribile peccato (ária de Fosca, de Fosca)
Abertura (Maria Tudor)
Vendetta, vendetta (ária de Maria Tudor)
Quando nascesti tu (ária de Americo, de Lo Schiavo)
Alvorada (Lo Schiavo)
O ciel del Parahyba (ária de Ilara, de Lo Schiavo)
Sogni d’amore (ária de Ibere, de Lo Schiavo)
Trio final (Lo Schiavo)

SERVIÇO:

Orquestra do Theatro São Pedro
Eliane Coelho (soprano) Fernando Portari (tenor) e Lício Bruno (baixo-barítono)
Cláudio Cruz, regência

24 e 25 de março, sábado, às 20h; e domingo, às 17h
Theatro São Pedro (R. Albuquerque Lins, 207, Campos Elíseos – São Paulo)

Ingresso: R$ 30, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

Duração aproximada: 90 minutos
Capacidade: 636 lugares

Comentários

  1. Cantar Carlos Gomes não é fácil, tão difícil quanto Verdi ou Ponchielli, Arrigo Boito; em seu (Mephistofeles) nas célebres "Gioconda", "Andrea Chenier e Fedora", de Giordano, ou a "Adriana Lecouvreur", de Francesco Ciléa. No atual momento, Eliane Coelho não deveria enfrentar essas partituras para as quais ela já não corresponde às exigências das mesmas, submetendo-se a severas críticas a que não precisaria defrontá-las, após tão bela carreira internacional em teatros da Europa e aqui no Brasil. Em São Paulo, tivemos Renata Lucci, intérprete inigualável de Carlos Gomes, a qual os maestros Armando Bellardi e Eleazar de Carvalho diziam: "Renata...de onde você extrai esses agudos em pianissimos"?... (quando ela interpretava a Ilara, a Odalea e a Rainha Isabella do Colombo) e dificilmente serão comparáveis a outro soprano brasileiro. Belos tempos de Renata Lucci, quando também em 1976, ela interpretou a Liu e foi mais ovacionada que a própria princesa Turandot, o soprano Kazue Shimada. (dias 9, 12 e 15 de setembro 1976).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas