O LAGO DOS CISNES DE MAYA PLISETSKAYA. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

  


   O selo VAI apresenta uma versão histórica do balé O Lago dos Cisnes. Musicado por Tchaikovsky e coreografado por Marius Petipa (Primeiro e Terceiro ato) e Lev Ivanov (Segundo e Quarto ato), é um dos balés mais populares do repertório. Os russos o adoram , na guerra fria fizeram de tudo para mostrar sua superioridade, nas artes inclusive, através do balé. A apresentação, gravada no Kremilin e não no bolshoi, mostra o que os russos têm de melhor em matéria de dança, mas falham em demais quesitos.  
   O corpo de baile e os solistas do bolshoi são de excepcional categoria. Dança que beira a perfeição. Quem está acostumado a assistir as versões modernas pode estranhar o estilo dos comunas, mas para a época era o que melhor existia em matéria de bailado.
   Plisetskaya já era uma estrela, contava com 51 carnavais em 1976, ano da gravação do vídeo. Sua dança é magnífica, seus passos são precisos, sua força está nas mãos. Flutuam com seus giros. Mesmo com idade avançada para uma bailarina, consegue fazer uma Odete/Odile apaixonada  e sensual. Quando adentra ao palco e assume a quarta posição do Cisne, as palmas da platéia irradiam pelo teatro por eternos 30 segundos. A bailarina não decepciona, seus pas de deux são uma aula de técnica e virtuosi. Equilíbrio e delicadeza, na medida certa, complementam o grande desempenho dessa diva do balé.  
      As virtudes da gravação acabam por aí. As tomadas do vídeo são infantis, perdem muitas cenas interessantes e mostram outras desnecessárias. A imagem é pobre. A luz é banal, monocromática e estática. Os figurinos são rudimentares, os cenários simples. A década de 70 já apresentava figurinos e cenários mais avançados em teatros ocidentais. O som é de péssima qualidade, um camarada tosse insistentemente todo o segundo ato em diante. As palmas interrompem a todo instante a função, até parece o público brasileiro atual.
   Os soviéticos podiam ter o melhor corpo de baile do mundo, faziam isso através de treinos árduos e dedicação excessiva. Mas não conseguiam produzir um vídeo com qualidade satisfatória. Comparados com gravações ocidentais, da mesma época, seu trabalho era amador.  Por isso que o comunismo afundou.
Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Não é simples assim,a Rússia assim como o Brasil sempre esteve muito mais atrasada que a Europa Ocidental em toda sua história,não sou comunista apenar quero fazer notar esse fato.No século XIX era uma país quase medieval e não se cultivavam a música,dança e ópera como no ocidente ainda,assim como aqui ainda reinava a escravidão e nossas cidades em nada se diferenciavam da época colonial.Nesta época só a nobreza tinha acesso à musica erudita,assim como é de certa maneira até hoje no Brasil.A institucionalização de conservatórios,teatros de ópera e orquestras aconteceu tardiamente entre os eslavos,mas estes procuraram elevar-se a um nível altíssimo que nunca mais decaiu,desde o século XIX compositores,intérpretes e bailarinos russos atingiram grande fama,só que essa excelência artística não desmente o fato de que a Rússia hoje tem um Índice de Desenvolvimento Humano menor que Chile e Argentina,nem vamos mencionar a Europa Ocidental.Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas