PRATELEIRA NELES : GRAVAÇÕES QUE MERECEM FICAR MOFANDO NA PRATELEIRA - I DUE FOSCARI DE VERDI.



 Uma das piores óperas de Giuseppe Verdi é "I Due Foscari" (Os Dois Foscari). Música de uma chatice única, sem inspiração e árias que carecem de emoção. A ação é lenta e o libreto é fraco. Conta a história de um veneziano,  Jacopo Foscari, que,  acusado de assassinato,  é condenado ao exílio. Morre de saudades de sua terra, de sua família e volta para casa. O pai tem que julgá-lo, mas tira o corpo fora, e deixa a encrenca com o Conselho dos Dez,  renunciando ao cargo.

 A abertura é um adágio com uma música simples e sem graça. A única coisa que escapa,  após duas horas de música ruim,  é a ária "Brezza del suo natio",   interpretada pelo personagem Jacopo Foscari.   
 Renato Bruson é barítono que assisti ao vivo e o tenho em grande estima. Mas nem ele consegue fazer dessa ópera uma coisa interessante e prazerosa.
Essa ópera possui algumas gravações em vídeo e áudio devido à revitalização de óperas primitivas de Verdi, isso não significa que elas tenham a qualidade de suas obras-primas.  
Até os gênios têm seus dias ruins. "I Due Foscari" é uma ópera do repertório verdiano para esquecer.
Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Nunca ouvi essa ópera, irei ouvi-la, assisti-la e vê-la, no entanto, há poucas gravações dela o que certamente embasa fortemente a opinião de Ali Hassan Ayache....

    ResponderExcluir
  2. É claro que "I Due Foscari" não é uma obra-prima de Verdi, mas está longe de ser negligenciada; em minha modesta opinião, trata-se de uma ópera a ser resgatada e conhecida, como tantas outras do período inicial do autor.

    Quem quiser ouvir uma boa gravação dessa ópera, indico a gravação feita em 1977, com Piero Cappuccilli, José Carreras, Katia Ricciarelli e Samuel Ramey nos papéis principais; eles são acompanhados pela ORF Symphony Orchestra and Chorus, sob a regência de Lamberto Gardelli.

    ResponderExcluir
  3. Não conheço nenhum compositor de época nenhuma,que em algum momento não tenha composto algo medíocre,pelo menos mais de uma obra.

    ResponderExcluir
  4. Os especialistas costumam apontar Macbeth como a melhor ópera dentre as muitas que esse compositor escreveu na juventude,quando produzia em escala industrial.Também a Traviata e outras desse período já posterior ,o chamado período popular,comparada ao Réquiem,Aída,Otello a despeito de suas belíssimas melodias,é uma obra algo simplória.Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas