SAMSON ET DALILA COM VICKERS E VERRETT NO AUGE. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   

Um das melhores gravações da ópera Sanson et Dalila de Sant-Saëns está disponível em vídeo. No elenco Shirley Verret e John Vickers , regência de Colin Davis gravado no Covent Garden-Londres, 1981. A produção nos remete à época bíblica, cenários  e figurinos lembram a África e o Oriente Médio. Direção correta, clássica. O balé é brega com figurinos e coreografia carregada, mas fazem seu dever, mostrar um bacanal.
   O forte são as vozes. Verret está no auge, sua voz possante tem um brilho e cor perfeitas para a Dalila, mas não é só de voz que se faz uma grande Dalila, sua atuação dramática é excelente. Seduz Sansão com olhares maliciosos, encanta , enfeitiça o pobre coitado com gestos e toques que chamam para o sexo.
    Vikcers fez fama como tenor wagneriano, tira de letra Sansão. Faz um personagem abatido, sempre em dúvida se fica com Dalila ou segue lutando com  seu povo. Sua voz é pura potência, escura, agudos fáceis com grande projeção. Grande voz aliada a uma grande atuação faz um Sansão perfeito. 
    A orquestra do Royal Opera House regida por Collin Davis faz uma boa performance. Destaque as madeiras, impecáveis. Tempos corretos aliados a boa regência ajudam muito a obra. Outro destaque que não pode deixar de ser citado é o barítono é John Tomlinson, vozeirão com graves escuros.
Ali Hassan Ayache
  

Comentários

Postagens mais visitadas