"FLORENCIA EN EL AMAZONAS" PELO XXI FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA.



“Florencia en el Amazonas”, do mexicano Daniel Catán, contará a história de Florencia, uma heroína amazonense que embarca em um navio na Colômbia com destino a Manaus, numa viagem cheia de surpresas.
A estreia será no dia 12 de maio, com reapresentações nos dias 18 e 20 de maio, com o Coral do Amazonas, Orquestra Amazonas Filarmônica, sopranos Daniella Carvalho e Dhijana Nobre, baixo-barítono Homero Perez, tenor Eric Herrero, mezzo-soprano Mere Oliveira, barítono Inácio de Nonno e baixo Murilo Neves. Direção e regência: Luiz Fernando Malheiro.
Ingressos na  bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site www.aloingressos.com.br.

Comentários

  1. Gostaria de parabenizar a direção desse festival pelas escolhas corajosas de repertório,por exemplo não vejo outro palco no Brasil capaz de repetir tão cedo a façanha de montar o ciclo do Anel ou Lulu de Berg.

    Não sei muita coisa sobre Catán,mas gostaria de compartilhar o pouco que sei e defender um pouco um compositor de hoje:se trata de um compositor atual embora já falecido de óperas que é defendido por simplesmente Plácido Domingo!Podemos ouvir influências de Debussy,Ravel,Stravisnky e Korngold.Existe nele uma intenção de escrever um tipo ópera nos dias de hoje que seja relativamente mais simples e um pouco acessível ao grande público,haja vista que até escreveu música incidental para novelas mexicanas da Televisa(El Vuelo del Águila,trama histórica).Podem-se encontrar gravações em CD e DVD deste produção ,inclusive um vídeo de Il Postino com Plácido Domingo em Los Angeles e essa Florência en el Amazonas em CD gravada em Houston.O compositor gostava muito da literatura do autor laureado com o Nobel Octavio Paz e baseou uma de suas óperas,La Hija de Rappaccini,numa peça desse escritor.Existe uma gravação completa feita em New York conduzida por Eduardo Diazmuñoz,que também registrou Highlights desta ópera no México num disco lançado pela Naxos e que pode-se ouvir no Spotify,trata-se da melhor introdução a este compositor a meu ver.

    Não é um autor à altura de Villa Lobos,Ginastera,Chávez ou Revueltas,mas sim com certeza uma curiosidade.Encantamento,nome de uma peça sua para flauta e harpa e título de um CD recentemente lançado e gravado no Texas ,é o sentimento predominante que me transmite a obra de Catán.Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas