ÓPERA MADAMA BUTTERFLY NO 2º FESTIVAL DE ÓPERA DE JOINVILLE


2º Festival de Ópera de Joinville 2018

Após realizar com êxito e plateia lotada concertos líricos e montagens reduzidas de ópera, a Sociedade Harmonia-Lyra decidiu criar o primeiro Festival de Ópera de Joinville, em 2017. Com uma programação que envolveu uma cortina lírica, a opereta La Serva Padrona e uma récita de La Bohème, de Puccini, a primeira edição foi mais um sucesso de público e de qualidade.
Em 2018, o evento tem um brilho especial por conta das comemorações dos 160 anos de fundação da Sociedade Harmonia-Lyra, no dia 31 de maio, data de abertura do festival.
Além do concerto de abertura, chamado Cortina Lírica, que tem o patrocínio da Prefeitura de Joinville e da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do SIMDEC, o evento contará ainda com palestra sobre ópera, masterclass, uma atividade de formação de plateia para 400 crianças de escolas municipais e duas récitas de Madama Butterfly, do italiano Giacomo Puccini. “É a primeira vez em muitos anos que Joinville recebe uma montagem de ópera tão completa. Envolvendo coro, orquestra e solistas, a última que se tem notícia ocorreu há mais de 80 anos, neste mesmo salão da Sociedade Harmonia-Lyra.”, afirma Cauduro.
Para executar este trabalho, a Harmonia-Lyra priorizou unir talentos locais e externos. Os solistas principais têm carreira no Brasil e no exterior, sendo que a cantora Masami Ganev, que interpreta a japonesa Butterfly, é uma soprano nascida no Japão. Os solistas vêm de São Paulo, Curitiba, Florianópolis e três são de Joinville, assim como a orquestra, formada por instrumentistas de Curitiba, Blumenau e Joinville. Os atores são do grupo de teatro da UNIVILLE e o coro está sendo montado a partir do coro de cantores líricos da Casa da Cultura de Joinville.
O pianista Matheus Alborghetti mora em Curitiba, mas iniciou seus estudos e carreira em Joinville. O diretor musical e regente é o italiano Alessandro Sangiorgi, especializado em ópera, e o diretor cênico, Walter Neiva, é um dos melhores da América do Sul, já tendo dirigido óperas em vários países. A direção artística é do talento local Douglas Hahn. Quem assina a produção é Guilherme Gassenferth, de Joinville, e a confecção do figurino é José Beirão, de Florianópolis. A eles, soma-se uma equipe técnica e de produção inteiramente de Joinville.
A direção geral do evento é do presidente Álvaro Cauduro. Para ele, a ideia é buscar a formação dos talentos joinvilenses. “Neste ano, conseguimos dar ainda mais espaço para artistas e técnicos daqui. Este é um papel da Harmonia-Lyra: desenvolver talentos e, futuramente, encenar uma ópera só com joinvilenses, como já se fazia no passado”, completa Álvaro.

31 de maio

Cortina Lírica

Neste dia, a Sociedade Harmonia-Lyra completa 160 anos e comemora com uma Cortina Lírica, um concerto com árias famosas de óperas, cantado por quatro solistas renomados nacionalmente. Este evento tem o patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC), por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura Municipal de Joinville.
Com um concerto em duas partes, serão cantadas árias de óperas de Delibes, Offenbach, Halevy, Camille Saint-Saëns, uma composição do brasileiro Heitor Villa-Lobos e de três óperas de Bizet, especialmente de sua obra-prima Carmen.
1ª Parte
1. Dueto  “Au fon du temple saint” da ópera Os pescadores de Pérolas
Bizet
2. Mon cœur s’ouvre à ta voix da ópera Sansão e Dalila
Camille Saint-Saëns
3. Bachianas Brasileiras No. 5
Heitor Villa-Lobos
4. Rachel quand du Seigneur da ópera La Juive
Halevy
5. Dueto “Barcarolle” da ópera Os contos de Hoffmann
Offenbach
6. Avant de quitter ces lieux da ópera Faust
Bizet
7. Dueto das flores da ópera Lakmé
Delibes
2ª Parte
Trechos da ópera Carmen de Bizet
Masami Ganev – soprano
Luciana Bueno – mezzo-soprano
Paulo Mandarino – tenor
Douglas Hahn – barítono
Matheus Alborghetti – piano
Alessandro Sangiorgi – preparação

Serviço:

O que: Cortina Lírica – 160 anos da Sociedade Harmonia-Lyra
Onde: Sociedade Harmonia-Lyra (Rua XV de Novembro, 485)
Quando: 31 de maio, às 20h
Duração: aproximadamente 110 min
Ingressos: 3kg de alimentos não perecíveis, a serem retirados antecipadamente na secretaria da Sociedade, das 09h às 12h e das 14h às 17h

04 de junho

Formação de plateia

Este evento, fechado para as crianças da rede municipal de ensino, é uma ação de formação de plateia. 400 crianças de escolas municipais assistirão ao ensaio geral da ópera Madama Butterfly, de Puccini, e receberão informações sobre este gênero musical, além de lanche.

06 e 07 de junho

Ópera Madama Butterfly

A ópera Madama Butterfly, de autoria de Giacomo Puccini, retrata uma história que se passa na cidade japonesa de Nagasaki, na primeira década do século XX. O comandante da Marinha americana, Pinkerton, casa-se com a gueixa japonesa Butterfly, mas retorna sozinho aos Estados Unidos, onde se casa com Kate. Butterfly aguarda o retorno de seu amado, e fica sabendo três anos depois que ele está chegando. Mesmo retornando a Nagasaki, Pinkerton não pretende reencontrar Butterfly, até saber que ela possui um filho dele.
Esta ópera estreou em 1904, no teatro Alla Scala de Milão, e atualmente é uma das mais conhecidas e executadas peças do gênero no mundo.
Além da orquestra montada especialmente para esta ópera e do coro, formado a partir da Casa da Cultura de Joinville, confira abaixo as personagens e seus intérpretes:
Butterfly (Cio-cio-san) – Masami Ganev, soprano
Pinkerton – Paulo Mandarino, tenor
Suzuki – Luciana Bueno, mezzo-soprano
Cônsul Sharpless – Douglas Hahn, barítono
Goro – Rubens Rosa, tenor
Bonzo – Cristiano Damasceno, baixo
Kate Pinkerton – Karla Huch, soprano
Comissário imperial – Eduardo Campos, barítono
Matheus Alborghetti – piano
Alessandro Sangiorgi – regência e direção musical
Walter Neiva – direção cênica
José Beirão – figurino.

Serviço:

O que: ópera Madama Butterfly, de Puccini.
Onde: Sociedade Harmonia-Lyra (Rua XV de Novembro, 485).
Quando: 06 e 07 de junho, às 20h.
Duração: 135 min

Ingressos:

disponíveis pelo TicketCenter, com valores (inteira) entre R$ 30 e R$ 100, no site https://www.ticketcenter.com.br, ou na MyTarget Idiomas, Rua Alexandre Döhler, 317 – Centro, Seg. à sex. das 8h às 21h – Sáb. das 8h às 12h

Comentários

Postagens mais visitadas