ORQUESTRA SINFÔNICA DE PIRACICABA RECEBE ELISA FUKUDA.
Elisa Fukuda e Erica Hindrikson se apresentam
com a Sinfônica de Piracicaba neste sábado
Tradicional Marcha Nupcial integra programa dos concertos, com entrada franca
Duas mulheres protagonizam os concertos da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) no sábado (30), no Teatro do Engenho: a maestrina Érica Hindrikson na regência e a violinista Elisa Fukuda como solista. O programa traz obras de Mozart e de Mendelssohn, entre elas a tradicional Marcha Nupcial. As apresentações, às 17h30 e às 20h, têm o patrocínio da Raízen, Hyundai e Oji Papéis Especiais, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria da Ação Cultural e Turismo). A entrada é gratuita.
Elisa Fukuda é uma das mais importantes mestras do violino e integrou o quadro de professores da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) entre os anos de 1981 e 1985. Dos piracicabanos que figuraram como seus alunos em diferentes períodos estão Rosnei Tuon, Claudio Micheletti, Alexandre Razera, Pedro Visockas, Luiz Fernando Fischer Dutra, Maria Fernanda Krug, Eliane Tokeshi, Renato Bandel e Nelson Seron Rios.
Também conhecida do público piracicabano, Érica atuou como regente da OSP em junho do ano passado, no primeiro concerto completo do violinista Guido Sant'anna, então com 11 anos. Em 2015, ano que teve início o projeto de reestruturação da OSP, Érica regeu o concerto com Pablo Rossi, pianista catarinense radicado na Bélgica. Desde 2012, é regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal e professora da Escola Municipal de Música do Theatro Municipal de São Paulo.
Para abrir o programa, a OSP apresenta "Concerto para violino no.5", obra em três movimentos e uma das mais tocadas de Mozart, que a compôs em 1775. "É uma peça da juventude de Mozart, que tinha 19 anos quando a escreveu para ele mesmo tocar. Trata-se de um concerto brilhante, alegre, com um final pouco usual", explica o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Piracicaba.
Na sequência, a OSP traz "5 trechos orquestrais do Sonho de uma Noite de Verão", composta pelo alemão Felix Mendelssohn em diferentes momentos. Versão musical da peça de teatro homônima de William Shakespeare, ela possui a “Marcha Nupcial” como a parte mais conhecida. O arranjo original, em dó maior, que serve de intermezzo entre o quarto e o quinto atos da peça, é um dos preferidos para a trilha sonora de casamentos. “A diferença é que aqui, ao contrário do que acontece nas cerimônias matrimoniais, teremos a obra completa, carregada de muita emoção, especialmente porque é uma orquestra completa tocando", diz Jamil Maluf.
O programa tem duração de 60 minutos. A primeira apresentação, às 17h30, começa com a palestra O Meu Concerto de Hoje, em que a maestrina Érica Hindrikson participa de um bate-papo informal com a plateia, sendo a oportunidade de o público conhecer curiosidades sobre o repertório e a rotina de uma orquestra.
A Temporada 2018 da OSP conta com a correalização da Secretaria Municipal de Educação e tem o apoio institucional da Empem, Oscip Pira 21 e Cultura Artística, e apoio de mídia da Rádio Educativa FM, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.
AS CONVIDADAS – Elisa Fukuda detém diversos prêmios como melhor solista. Graduada em violino em Genebra, na Suíça, ela se apresentou nas mais importantes salas de concerto brasileiras e em países como Romênia, Rússia, Estados Unidos, Argentina, França, Espanha, Alemanha, Portugal e Açores. Fundou a Camerata Fukuda, que completa 30 anos em agosto, e o Quarteto Camargo Guarnieri. É professora da Faculdade Cantareira.
Érica Hindrikson é graduada em composição e regência pela Unesp, teve como principal professor o maestro Eleazar de Carvalho. Dentre os diversos cursos e concursos, destaque para o primeiro lugar no Concurso Internacional de Regência da Orquestra Sinfônica do Chile. Trabalhou com a Orquestra Experimental de Repertório, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e o Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo.
Como convidada, esteve à frente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Osusp, Orquestra Sinfônica de Lara (Venezuela), Orquestra Sinfônica do Chile, além do Coro e da Orquestra da Camerata Antiqua, de Curitiba.
SERVIÇO – Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 30 de junho, às 17h30 (ensaio geral aberto) e às 20h (concerto), no Teatro Erotídes de Campos (avenida Doutor Maurice Allain, Parque do Engenho Central). A entrada é gratuita. Distribuição de ingressos na terça (26), quinta (28) e sexta (29), das 15h às 18h. A cota remanescente, se houver, será distribuída a quem estiver na fila de espera, antes dos concertos. Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br e (19) 3413-5212.
Comentários
Postar um comentário