VALE MÚSICA, DE BELÉM DO PARÁ EM CAMPOS DO JORDÃO. CRÍTICA DE MARCO ANTÔNIO SETA NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

  

   No sábado 7 de julho às 16h30 apresentou-se na Praça do Capivari, em Campos do Jordão/SP dentro do Festival de Inverno,  a Orquestra Jovem Vale Música, originária de Belém do Pará. Com a praça cheia de um público ansioso,  o conjunto abriu o concerto com a explosiva e cativante abertura da ópera "Carmen", de Bizet (1875) numa execução primorosa e vibrante, sob a direção do competente maestro convidado Miguel Campos Neto. E quem não gosta desta ópera ? Uma explosão de aplausos ao seu término. 
      Seguiram-se a abertura de "O Barbeiro de Sevilha", de G. Rossini em leitura jovial e graciosa; culminando com os solos do violinista Leon Keuffer,  no 1º movimento do concerto para violino em mi menor, Op. 64, de Félix Mendelssohn, que mostrou a sua virtuosidade neste que é um dos mais difíceis instrumentos da família das cordas friccionadas. 
       O Uirapuru, de  Valdemar Henrique prosseguiu o concerto com o Batuque do Reisado do Pastoreio, a pontuada peça de Lorenzo Fernandez, em cuidadosa execução orquestral. Heitor Villa-Lobos não se ausentou do programa com  excertos de "A Floresta do Amazonas", com a voz de Carmen Monarcha. 
        Miguel Campos Neto, exibiu uma brilhante regência ao encerrar o evento musical na Dança Infernal do ballet "O Pássaro de Fogo", Igor Stravinsky; confirmando a sua competência em seu mestrado; declarando-me ele,  que já se prepara para a direção musical de óperas no Festival de Ópera vindouro, em Agosto/Setembro, do Theatro da Paz, em Belém do Pará. 
Fez-se presente ao concerto, a Srª Glória Caputo, responsável e incansável batalhadora pelo Projeto Vale Música, em Belém, a qual merece aqui, também os nossos cumprimentos,  por tão importante trabalho, o qual insere centenas de jovens na música erudita naquele Estado, a serviço da Educação Musical brasileira. 

Escrito por Marco Antônio Seta em 10 de Julho de 2018.
Jornalista inscrito sob nº 61.909 MTB / SP -  (FCL)
Diplomado em piano, teoria, harmonia, história da música, contraponto, no Conservatório Dramático e Musical "Carlos de Campos", em Tatuí, SP.
Licenciado em Artes Visuais, pela UNICASTELO, em São Paulo. 

Comentários

Postagens mais visitadas