VIOLINISTA ITALIANO E SEU "APREÇO" OU MELHOR, "DESAPREÇO" PELA CULTURA BRASILEIRA.



   Redes sociais entregam muito sobre as pessoas, pequenos detalhes que podem parecer inocentes ou brincadeira de criança mostram o pensamento sobre uma nação. Em tempos de copa do mundo, um certo violinista italiano da Osesp, que escolheu o Brasil (país do futebol) para construir sua vida, tem destilado nas redes sociais toda sua fúria “italiana” (sanguinho quente ele) ou talvez seu esnobismo com relação a esta parte da cultura brasileira.
   Não entende como um país para pelo jogo da seleção brasileira de futebol. Vive postando fotos na hora dos jogos em locais de estudo ou em parques da cidade, fazendo questão de dizer para todos que ele é maior que tudo isso e que prefere estudar. Tem todo o direito de fazê-lo e nós como um povo democrático respeitamos. Por outro lado a impressão é que o mesmo esnoba nossa cultura popular. Ora bolas! Escolheu viver no Brasil e critica o futebol?
   Alguém tem que falar para o “sanguinho quente” que o futebol acima de tudo é um esporte como outro qualquer, que traz benefícios essenciais para o físico e a mente de uma pessoa. Por falar nisso, ambos estamos precisando praticar esportes urgente, “vide nossas barriguinhas protuberantes... rsrs” Talvez muitas massas e vinhos...
   Piadas a parte, se for para ficar botar em escalas de prioridades, a cultura do esporte é muito melhor que a cultura do carboidrato, que tanto seu país de origem (Itália) venera.
   Outra coisa que devemos explicar ao “sanguinho quente”, é que o futebol no Brasil gera muito mais emprego, riquezas e oportunidades para jovens carentes do que a superestimada “música erudita”.
   Grandes músicos e regentes do mundo todo, com muito mais nome que o mesmo amam o futebol. Para ficar só no Brasil: o pianista que fez uma das maiores carreiras internacionais, Arthur Moreira Lima (Fluminense doente), o violinista Daniel Guedes, maior violinista residente no Brasil atualmente (Flamenguista Roxooooo), Gilberto Mendes (compositor brasileiro e santista fanático), João Carlos Martins (ex-pianista de carreira internacional – Portuguesa doente), os três tenores (inclusive o italiano – dispensam comentários, já abriram copa do mundo), os russos nem se fala, concerto “erudito” na abertura da copa com os maiores nomes de sua música. 
   Além do mais esqueceu que até o seu chefe Arthr Nestrovski, aquele que não cumprimenta ninguém, é oriundo do violão popular e adora futebol, pois vive postando nas redes.
   Então amigão, saiba que você não é melhor que ninguém por amar música erudita e detestar futebol. Aliás, os italianos amam futebol. Talvez no fundo isso tudo seja um grande despeito pela pátria amada que você julga ser tão melhor que os brazucas, não estarem nem entre as participantes da copa.
Ali Hassan Ayache



Comentários

  1. Parabéns Ali por tocar nesses temas,vejo os críticos brasileiros mais preocupados em se pavonear exibindo erudição,viagens ao exterior e condição social privilegiada do que entrando em polêmicas como essa.

    É absurda a comparação da Itália com o Brasil,o país europeu sediou um dos impérios mais poderosos da história,o Romano e sedia uma das instituições mais poderosas do mundo,a Igreja Católica Apostólica Romana,também há cerca de 2 mil anos esta península desempenha papel importante na história mundial.Mesmo não sendo hoje tão rica e poderosa como os Estado Unidos,a Itália dada sua história é o país com mais patrimônio da humanidade em seu território(seguida pela China,Espanha,França,Alemanha,Índia,México,Reino Unido e Rússia).Por isso é um dos países que mais recebe turistas internacionais(em 2016 a lista era França em primeiro,seguida pelos Estados Unidos,Espanha,China,Itália,Reino Unido,Alemanha e México,observem que o primeiro clube e o segundo clube,exceto pela saída da Índia e introdução dos Estados Unidos,ambos possuem os mesmos países membros).

    A história do Brasil é a de um país dominado,sempre foi assim desde os índios que eram muito mais atrasados em comparação com Incas,Aztecas e Maias;uma colônia que permaneceu relativamente esquecida até a descoberta do ouro em Minas e a chegada da família Real ao Rio de Janeiro.Depois em plena revolução industrial mantivemos a mão de obra escrava num país de economia agrária até não mais poder,só após a revolução de 30 o país inicia a se constituir como nação moderna e industrial e aí justamente entra o futebol.Não podemos censurar que um povo pobre sofrido e sem acesso ao estudo nem tempo livre para estudar,quase semi-escravo como o nosso tenha recorrido ao futebol como diversão e acalentem os rapazes o sonho de ser futebolista e não bailarino do Bolshoi,é a única chance palpável fora do crime de saída da miséria e ganhar muito dinheiro.

    Eu também não gosto de futebol,sou descendente de italianos(temperado com português e índio),adoro massas,não pratico nenhum esporte,não assisti nenhum jogo desse mundial até agora e já me achei superior por não gostar de futebol.Hoje tento avaliar minha história de vida com esse esporte;eu como rapaz efeminado sendo forçado na escola a tentar praticar esse esporte.Não apenas não possuo habilidade nenhuma como sofri tanto nas mãos dos outros rapazes,acho que se encaixa o conselho que me deram uma vez nesse caso "Não vá nunca a Itaquera pois ou vão te matar ou estuprar".Bem,me afastei ao máximo do futebol,mas minha experiência particular infeliz não deve servir de base para compreender a importância dele para o povo do meu país,sobretudo em se tratando dum país pobre.A maioria dos futebolistas obviamente são pessoas ignorantes devido a saírem da classe trabalhadora e terminam ganhando muito mais dinheiro,fama e mulheres(ou homens,sabe-se lá)que eu, nunca ganhei nada com todo esse amor que tenho pela arte e cultura,mas temos que compreender que o esporte e particularmente o futebol é um mercado fabuloso,sendo a final da Copa do Mundo o evento com mais audiência televisiva do planeta.O nosso bando com muito custo lota a Sala SP e o Municipal que não ultrapassam os 1500 lugares.Não é por nada que Aristóteles dizia que a melancolia está sempre caracterizando as pessoas mais inteligentes,já Platão foi além,"Na verdade os maiores bens vêm-nos por intermédio da loucura,que é sem dúvida um dom divino".Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
  2. Ali, eu não desprezo o futebol, porém tenho o mais absoluto e total repúdio a seleção brasileira. A CBF uma entidade privada e corrupta, sonegadora de impostos cuja parte dos representantes está na cadeia, processada por estrangeiros, não merece nenhum respeito. A seleção brasileira merece o repúdio de todo brasileiro que tenha o mínimo de patriotismo e respeito pelo país. É um produto midiático, da qual não citarei o nome, sempre que o país está em crises severas essa maldita seleção "Ganha" a Copa.... A Copa é uma das principais ferramentas de alienação do povo brasileiro,durante a Copa, aprovaram " agrotóxicos" proibidos no mundo inteiro e dificultaram a venda de orgânicos e tenho certeza de que nada disso foi debatido na mídia hegemônica....Perdemos na educação, somos devastados na Cultura e nosso desempenho na maioria dos esportes é pífio....O Futebol infelizmente é usado como o "ópio do Povo", o velho esporte bretão seria o novo "panem et cirsenses" porém no caso do Brasil a coisa piorou em muito, pois, não há mais pão para muitos brasileiros....Que o Futebol seja o que ele é: entretenimento....sem política, sem manipulação, um jogo.....E agradeço muito ao Baldini por desprezar a seleção brasileira de futebol, um italiano que respeita mais o Brasil do que muitos brasileiros....e dar pouco caso a seleção é a maior prova disso....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas