COMO SE COMPORTAR EM UM CONCERTO DE MÚSICA ERUDITA.



Existem diversos gêneros e estilos musicais, cada um com as suas características e também os seus rituais. Num show de jazz por exemplo, a platéia se manifesta e aplaude os músicos a cada improviso, num show de punk rock, o público tem que segurar os cantores que se jogam, os cantores pop em seus shows, pedem que a platéia acompanhe com palmas, gestos e até que os acompanhem em determinadas pates da canção, como o refrão. Na música erudita ou clássica, não é diferente. Seus rituais podem parecer um pouco confusos, mas todos têm uma razão. Se você foi convidado por um amigo para assistir um concerto ou deseja conhecer esse tão belo gênero musical mais de perto, confira essas informações e dicas de como se comportar em um concerto de música erudita:

Como se vestir – Um concerto de música erudita é algo um pouco mais formal, então para ir a um concerto, você deve se vestir de acordo. Afinal, os músicos estarão esperando o público de terno, gravata e vestidos longos. Não existe uma regra certa, apenas vista-se elegante e confortavelmente. Chinelos, bermudas e camisetas regata (para os homens) devem ficar no armário nessa ocasião.

O início do concerto – Quando o concerto estiver para começar, a orquestra entrará no palco e os músicos tomarão seus lugares. O público geralmente aplaude nesse momento. Depois disso, o líder dos violinos (chamado de spalla) entrará no palco para receber os aplausos e afinar a orquestra. É preciso que o público faça silêncio, pois nesse momento, a nota lá (que serve de afinação) soará e os músicos precisam ouvi-la para ajustar a afinação dos seus instrumentos. Em seguida, sob aplausos, entra o maestro que conduzirá a orquestra. Toda a orquestra se levanta em respeito a ele e em resposta, ele cumprimenta o spalla, que é o representante da orquestra. Os músicos se sentam e a música começa.

Quando aplaudir – Quando você estiver num concerto, vai perceber que a música poderá começar e parar várias vezes. Essas “paradas” são os intervalos entre os movimentos da peça que está sendo executada. Somente quando a peça inteira se finda e o maestro abaixa os braços é que se deve aplaudir, nunca nos intervalos entre os movimentos, por que isso pode desconcentrar a orquestra e também existem movimentos mais lentos, executados numa intensidade menor (piano). O silêncio é imprescindível para que cada detalhe da música seja apreciado pelo público. Na hora dos aplausos, o maestro se vira para a platéia, agradece curvando o corpo e geralmente pede para que a orquestra, alguns músicos ou um solista se levantem para dividir a ovação. Dica: para saber quantos movimentos a música tem, consulte o programa, um folheto com informações sobre a orquestra, solistas e as peças que serão executadas. Geralmente, você o recebe na entrada da sala de concerto ou teatro.

Intervalo – Dependendo do programa do concerto, um intervalo de 15 a 20 minutos é feito para preparar o palco para a próxima parte do concerto e adicionar ou retirar cadeiras e estantes. Geralmente, o público também se retira, é uma oportunidade para ir ao banheiro ou tomar uma água.

Mostrando entusiasmo – O público pode demonstrar um entusiasmo extra aplaudindo de pé ou gritando: Bravo! Se estiver ovacionando um solista, grite ‘bravo’ para homens, ‘brava’ para mulheres e ‘bravi’ para um grupo. Com a modernidade, quando o público fica muito extasiado, já são comuns assovios e gritos de ‘woohoo’, mas não exagere. Outra coisa que também acontece muito ao final dos concertos é o público começar a bater palmas no mesmo ritmo. Isso significa que a platéia quer bis. Se esses aplausos persistirem, orquestra e músicos se sentam novamente e executam uma rápida peça ou repetem um trecho de uma peça que foi executada.

Tossir ou fazer barulho – Mesmo em uma platéia com o nível mais seleto de pessoas, é possível que alguém cometa a gafe de tossir violentamente entre os movimentos ou em momentos em que a música está mais suave e silenciosa. Às vezes, não dá pra prever nem segurar um acesso de tosse, mas o ideal é levar consigo um lenço para abafar a tosse e causar o mínimo de ruído, caso isso aconteça. Se puder, segure a tosse até que a música esteja bem forte. Barulhos como abrir uma bala, conversar durante a música e cantarolar com os instrumentos são inadmissíveis. Quanto aos telefones celulares, nem precisa dizer nada, não é? Toda essa questão tem uma razão: o silêncio pode ter uma função e um significado especial em muitas obras, por isso ele é tão importante e fundamental.

Depois de todas essa informações, você está pronto para assistir um concerto e apreciar essa forma de arte tão maravilhosa. O nosso país possui muitas boas orquestras, bandas sinfônicas e grupos de câmara que você pode prestigiar. Escolha um, e desfrute de momentos muito agradáveis!
 

FONTE:http://www.folhasinfonica.com.br/conteudo/artigos/2112-como-se-comportar-em-um-concerto-de-musica-erudita.html

Comentários

  1. A questão da roupa é o que menos me preocupa, o que mais me preocupa é o barulho e os objetos pesados que caem no chão....outra coisa, é quando acontecem concertos internacionais quando o público, geralmente mais endinheirado, sai em desencadeada carreira numa injustificável pressa......

    ResponderExcluir
  2. Em número e grau, concordo com observações textuais aqui! Ainda nas apresentações, há pessoas que se movem muito alisando o cabelo da companheira, mexendo-se em cadeiras barulhentas, batendo pés ou conversando sobre a peça... desagradabilíssimo, sobretudo num recital do gênero! Em cinemas até tudo isto é aceitável, embora comentários sobre a exibição nunca sejam pertinentes, de modo geral - mas já há sonoridade estupidamente mais alta e pipocas. Estamos no Brasil pouco habituados ainda a concertos eruditos, creio. Por mais que possa discordar por variadas razões, colocar na linha azul instrumental popular - Hermeto e Chiquina Gonzaga -, Elgar e Tchaikovsky está subsidiando a orelha das pessoas por ali!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas