GALA BERNSTEIN NO THEATRO MUNICIPAL DE SP.
Gala Bernstein
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Coro Lírico
Coral Paulistano
Coro Lírico
Coral Paulistano
Roberto Minczuk, regente
Fernando Portari, tenor
Meghan Picerno, soprano
Bruno de Sá, contra-tenor
Fernando Portari, tenor
Meghan Picerno, soprano
Bruno de Sá, contra-tenor
Programa:
LEONARD BERNSTEIN
Slava – Uma Abertura Política
Chichester Psalms
Danças Sinfônicas de “West Side Story”
Abertura de “Candide”
Suite de “West Side Story”
– Maria
– One Hand, One Heart
– Somewhere
– Balcony Scene
Canções de “On the Town”
– Times Square
– I Can Cook Too
– Lucky To Be Me
Canções de “Candide”
– Glitter and be Gay
– Make our Garden Grow
Slava – Uma Abertura Política
Chichester Psalms
Danças Sinfônicas de “West Side Story”
Abertura de “Candide”
Suite de “West Side Story”
– Maria
– One Hand, One Heart
– Somewhere
– Balcony Scene
Canções de “On the Town”
– Times Square
– I Can Cook Too
– Lucky To Be Me
Canções de “Candide”
– Glitter and be Gay
– Make our Garden Grow
No sábado, 25 de agosto, o público é convidado a se vestir como em outros tempos para ir ao teatro: homens de paletó e gravata e mulheres com vestidos.
Duração aproximada: 120 minutos, com intervalo de 20 minutos
Classificação indicativa: Livre (sugerido para maiores de 7 anos)
Ingressos: R$ 80 / R$ 50 / R$ 20
O serviço de valet tem início uma hora antes do espetáculo.
Classificação indicativa: Livre (sugerido para maiores de 7 anos)
Ingressos: R$ 80 / R$ 50 / R$ 20
O serviço de valet tem início uma hora antes do espetáculo.
Programação sujeita a alterações.
Uma curiosidade acerca de Bernstein é que enquanto muitos,no mundo inteiro,são fascinados pela cultura dos Estados Unidos,ele tendo nascido lá se interessava pela cultura de países periféricos.O número favorito dele em sua própria obra West Side Story(não consta nessa suite danças sinfônicas) é a canção "América".O engenho do compositor se manifesta,numa canção que deveria glorificar as maravilhas da gringolândia,na escolha de um ritmo latino para este número.Na partitura está marcado "Tempo di Huapango",um ritmo mexicano.Numa de suas últimas obras,o Divertimento,um tributo orquestral que é um festival de ritmos de danças populares de diferentes procedências,encontra-se um "Samba",um "Trote Turco" e também um "Blues".Também há uma valsa e uma mazurka.No final,uma exibição de habilidade contrapontística acadêmica,com direito a um cânon no início para 3 flautas;o encerramento da festa é um pastiche bem louco da famigerada "Marcha Radestky" de Strauss pai.Esses são apenas alguns exemplos das estripulias musicais de Bernstein.Fujam da gravação que Marin Alsop fez dessa peça,é de dar sono como os concertos dela aqui com a OSESP.Isaac Carneiro Victal.
ResponderExcluirCorreção"encontram-se um "Samba",um "Trote Turco"...Essa música popular e rítmica de Bernstein revela parentesco com muita coisa na história,peças de outros compositores que esse maestro reverenciava.Esse ritmo supramencionado de alternância de dois e três da canção "América" ,podemos encontrar um exemplo similar na super-conhecida Habanera da Carmen de Bizet.Claro que Bernstein não era nenhum Bartók,mas também não era um compositor tão comercial e vulgar como querem pintar alguns.Os compositores de música comercial,o maior centro dessa prática é os Estados Unidos,aproveitam-se de elementos do folclore e quase sempre enquadram tudo nos padrões rítmicos do classicismo ,não vou nem falar da pobreza da harmonização.Já um Stravinsky busca o que há de subversivo no folclore de povos que vivem bem longe dos grandes centros da civilização e do dinheiro.O problema de Bernstein é que ele como maestro tinha muita música dos outros na cabeça dele e além disso no nosso mundo a profissão de maestro acaba sendo muito mais bem paga e oferece mais poder e fama,mais recompensas que a de compositor.Isaac Carneiro Victal.
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