JOVENS BRASILEIROS SÃO SELECIONADOS PARA ACADEMIA DE CORO EUROPEIA EM 2019


·        Quatro jovens que participaram do Canto em Trancoso conquistaram bolsas para estudar com a Chorakademie Lübeck na Eslováquia
·        As bolsas são concedidas pelo Mozarteum Brasileiro, que promove o Canto em Trancoso e incentiva a música clássica no Brasil

A quarta edição da academia Canto em Trancoso, projeto do Mozarteum Brasileiro, recebeu jovens de todo o Brasil para uma semana de estudos no Sul da Bahia, em julho deste ano. Nesse período, os jovens participaram de aulas técnicas de canto e interpretação com professores internacionais renomados, e os bolsistas que se destacaram ganharam uma preciosa oportunidade: ter aulas na Eslováquia, com a academia alemã Chorakademie Lübeck.
Thiago Henrique da Silva Teixeira, baixo 20, do Rio de Janeiro; Havilá Desidere Lima Porto, soprano, 20, do Paraná; Filipe Silva dos Santos, baixo, 24, de Minas Gerais; e Alexandre de Souza Bianque, tenor, 22, do Espírito Santo, foram os selecionados para a academia internacional que acontece entre 19 de julho a 9 de agosto de 2019. Eles terão aulas e ficarão hospedados no castelo Smolenice, na Eslováquia, com outros 36 jovens cantores bolsistas de várias nacionalidades.
“Está em nosso DNA investir em jovens artistas clássicos e revelar talentos brasileiros. Será uma oportunidade única para esses cantores vivenciarem o cotidiano de uma academia internacional e estarem em contato com estudantes do mundo todo. E, o mais importante, ao lado de grandes profissionais estrangeiros”, diz Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum Brasileiro.
As aulas serão ministradas por grandes nomes da música erudita como Rolf Beck, diretor artístico e regente da Chorakademie Lübeck Lucia Duchonova, mezzo-soprano eslovaca indicada ao Grammy 2010, entre outros. Todos participarão de masterclasses e desenvolverão projetos musicais específicos para apresentar ao longo do período.

O Mozarteum

Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de nove mil alunos passaram pelas masterclasses e 240 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.

Comentários

Postagens mais visitadas