CIDADE DAS ARTES RECEBE O RECITAL "AMERICAN SONGBOOK" UM PASSEIO PELOS COMPOSITORES NORTE-AMERICANOS DO SÉCULO XX.


Marina Cyrino homenageia compositores norte-americanos, em especial Leonard Bernstein, que completaria 100 anos em 2018

O soprano Marina Cyrino integra a programação da Temporada de Música de Câmara da Cidade das Artes. A solista, que já fez recitais e produções de câmara no Rio e em São Paulo, chega à sala da Barra da Tijuca com o projeto "American Songbook - um passeio pelos compositores norte-americanos do século XX". A apresentação está marcada para 28 de outubro (domingo), às 18h.
Acompanhada por Flavio Augusto ao piano, Cyrino interpreta canções e árias de grandes nomes, como Leonard Bernstein, Samuel Barber, George Gershwin, Gian Carlo Menotti e Aaron Copland. O concerto não deixa de ser, também, uma homenagem ao centenário de Bernstein, celebrado esse ano. A direção de arte do videografista Marc Kraus.

Sobre os compositores e o repertório


Leonard Bernstein é uma das figuras mais influentes na história da música clássica americana, e ficou conhecido mundialmente por suas composições e pela regência da Orquestra Filarmônica de Nova York. Patrocinou obras de compositores conterrâneos e inspirou carreiras de uma geração de novos músicos. Marina trará o ciclo “I Hate Music”, a belíssima “Simple Song” - composta para “Mass”, gravada por grandes sopranos como Renée Fleming -  entre outras obras.

Vencedor do Prêmio Pulitzer para a Música (um título conferido pela Universidade de Colúmbia, em Nova York), Samuel Barber é um dos mais celebrados compositores do século XX. Serão apresentadas canções como a famosa “Sure on this shinning night” e “The secrets of the old”.

O versátil Gershwin escreveu a maioria de seus trabalhos vocais e teatrais em colaboração com seu irmão mais velho, o letrista Ira Gershwin. A dupla compôs tanto para a Broadway quanto para concertos clássicos. Marcaram também o sobrenome no cancioneiro popular. “Summertime”, uma das mais famosas peças, da ópera “Porgy and Bess”, fará parte do repertório.

Por último, Gian Carlo Menotti nasceu na Itália mas se naturalizou estadunidense. Começou a escrever canções com sete anos. Marina irá apresentar árias das óperas “O Telefone” e “Médium”. Em um de seus projetos, "Ópera com cara de cinema", a cantora fez uma gravação de "Hello! Oh, Margaret, it's you!", de  "O Telefone" - disponível no YouTube.

Sobre Marina Cyrino
Marina estudou canto e interpretação com grandes nomes no Brasil e nos Estados Unidos, com destaque para professores das famosas escolas de Juilliard, Northwestern e HB Studio. Nesse momento, está em estúdio gravando "Cores de Villa-Lobos", um apanhado de diversos estilos na obra de Heitor Villa-Lobos.


Nos últimos anos, a cantora vem se destacando no cenário musical carioca, sendo solista em óperas como “Os Prazeres de Versalhes” de Charpentier, "O Morcego" de Strauss e "L'Incoronazzione di Poppea" de Monteverdi, e em produções de música de câmara, como o concerto "Calvariae", com peças de Vivaldi e Pergolesi, e o espetáculo "Mélodies", que levou canções francesas para teatros no Rio e Niterói. Em São Paulo, foi solista na execução do Magnificat de Vivaldi, com a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, sob a regência de Emiliano Patarra. Seu projeto "Ópera com cara de cinema" busca, com clipes de árias de óperas, mostrar que ópera é jovem e para todos.

Ficha técnica
American Songbook
Duração: 60 minutos
Intérpretes: Marina Cyrino – soprano / Flávio Augusto - piano
Direção musical: Vitor Philomeno
Direção de Arte: Marc Kraus

Serviço
"American Songbook - um passeio pelos compositores norte-americanos do século XX"
Local: Cidade das Artes - sala Teatro de Câmara
Endereço: Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca
Telefone: (21) 3325-0102
Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia-entrada)
Duração: 60 minutos
Classificação etária: livre

Comentários

Postagens mais visitadas