SINFÔNICA DE PIRACICABA RECEBE JOÃO CARLOS MARTINS EM SEU ÚLTIMO CONCERTO AO PIANO.
Maestro anunciou que deixará de tocar o instrumento; concerto encerra Temporada 2018 do conjunto piracicabano
Uma apresentação em que dois maestros atuam como regentes e um dos regentes se reveza como solista. Este é o concerto da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), que recebe João Carlos Martins, um dos nomes mais conhecidos da música clássica do Brasil, ao piano e na batuta. A sessão acontece nesta quarta-feira (19), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 20h, também sob regência de Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular do centenário conjunto. A entrada é gratuita.
Depois de 23 cirurgias na tentativa de recuperar movimentos dos dedos e das mãos, Martins anunciou que este será seu último concerto ao piano. A partir de 2019, ele seguirá com a sua Bachiana Filarmônica apenas na regência. "Não gosto de tratar com piedade os problemas físicos, mas sei das minhas limitações e chegou a hora de parar. Simplesmente respeito o meu passado, o meu presente e vou respeitar o meu futuro", disse. A declaração foi dada por Martins em Santa Bárbara d'Oeste, onde se apresentou na semana passada. Ele seguiu para o hospital, permaneceu em recuperação de uma pneumonia e recebeu alta esta semana.
Para Jamil Maluf, a participação de João Carlos Martins no encerramento da Temporada 2018 foi pensada como forma de marcar um ano em que o conjunto contou com nomes reconhecidos da música clássica. "É um exemplo raro de superação, cuja história é lembrada em filmes, livros, no enredo da escola de samba Vai-Vai e até no teatro", destaca Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Piracicaba, que, em sua época de estudante, teve aulas de piano com Martins.
O concerto começa sob regência de Jamil Maluf, na suíte orquestral O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, marcada pela atmosfera mágica, de conto de fadas, associada à noite de Natal. A peça foi escrita em 3 movimentos: uma abertura, seis danças no segundo movimento e a famosa Valsa das Flores, no movimento final, conhecida pela virtuosa introdução de harpa.
A participação de João Carlos Martins como regente se dá em Valsa n. 2, de Dmitri Shostakovich, composição utilizada pelo cineasta Stanley Kubrick na abertura do icônico filme "De olhos bem fechados", de 1999.
Jamil Maluf retorna à regência na segunda parte do programa, quando João Carlos Martins assume definitivamente o piano para apresentar Concerto n. 21, de Mozart, que ganhou o sobrenome "Elvira Madigan", após a sua utilização no filme sueco com o mesmo nome, de 1967.
Ainda com Martins ao piano, a OSP apresenta o pot-pourri das canções Yesterday, dos Beatles, e Love of My Life, do Queen. Ele também interpreta Gabriel's Oboe, de Ennio Morricone, música que integra o filme "A Missão", de Roland Joffé, e conquistou o Prêmio Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original. Encerra a programação a obra Libertango, uma das mais conhecidas do compositor argentino Astor Piazzolla.
TEMPORADA – A escolha pelas obras de Tchaikovsky ocorre sempre em momentos especiais, explica Jamil Maluf, que abriu as Temporadas 2018, 2017 e 2016 com as sinfonias de número 6, 4 e 5, respectivamente, além de ter apresentado sinfonia de número 2, em 2016. "Concebi a temporada conjugando qualidade com diversidade. E, para o encerramento, tanto a obra de Tchaikovsky quanto as demais procuram demonstrar a rica diversidade da orquestra, que caminha para o quinto ano de reestruturação", diz o maestro.
Em 2018, a OSP recebeu os solistas Shen Ribeiro no shakuhachi, Cármelo de los Santos e Elisa Fukuda ao violino, André Mehmari, Marcelo Bratke e Fábio Luz ao piano e Luiz Fernando Venturelli ao violoncelo. Além disso, o tenor Jean Willian se apresentou com a OSP no Teatro do Engenho e no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. A Temporada contou com os maestros convidados Thiago Tavares, Érica Hindrikson, Edilson Ventureli e Gabriel Rhein-Schirato.
Além dos concertos mensais gratuitos, completam a Temporada 2018 da OSP três projetos de educação musical: o ABC do Dó, Ré, Mi, o Música nas Escolas e o Pequena Grande Orquestra, como também as palestras O Meu Concerto de Hoje, realizadas antes de cada ensaio geral aberto da OSP, nas sessões vespertinas mensais.
A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio das secretarias da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e de Educação. O patrocínio é da Caterpillar, Hyundai, Oji Papéis Especiais e Raízen, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e o copatricínio do Grupo Pizzinatto e das Indústrias Marrucci. O apoio institucional é da Empem, Oscip Pira 21 e Cultura Artística, e o apoio de mídia da Rádio Educativa FM, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.
SERVIÇO – Concerto de encerramento da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Dia 19 de dezembro, às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (Av. Independência, 277, Centro). Entrada gratuita, mediante doação de 1 quilo de alimento (preferencialmente arroz ou feijão, em prol do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba). Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br
Comentários
Postar um comentário