TEMPORADA 2019 DA ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS.




PROGRAMAÇÃO
Allegro/Vivace 1
14 e 15 de fevereiro às 20h30
Fabio Mechetti, regente
LISZT        Os Prelúdios, Poema Sinfônico nº 3
MAHLER    Sinfonia nº 1 em Ré maior, "Titã" 

Fora de Série 1
Música e Dança
9 de março às 18h
Marcos Arakaki, regente
COPLAND        Rodeio: Quatro episódios de dança
TCHAIKOVSKY        A Bela Adormecida: Suíte, op. 66a
VILLA-LOBOS        Danças Africanas
GINASTERA        Danças do balé Estância, op. 8a

Presto/Veloce 1
14 e 15 de março às 20h30
Fabio Mechetti, regente
Asier Polo, violoncelo
SANTORO    Brasiliana
ROUSSEL    Baco e Ariadne, op. 43: Suíte nº 2
DVORÁK    Concerto para violoncelo em si menor, op. 104
100 anos de nascimento de Santoro
150 anos de nascimento de Roussel

Allegro/Vivace 2
21 e 22 de março às 20h30
Fabio Mechetti, regente
Barry Douglas, piano
BERLIOZ        Os troianos: Caçada real e tempestade
MOZART        Concerto para piano nº 20 em ré menor, K. 466
RACHMANINOV    Sinfonia nº 3 em lá menor, op. 44
150 anos de morte de Berlioz
Fora de Série 2
Música e Teatro
30 de março às 18h
Fabio Mechetti, regente
Juliana Martins, atriz
Léo Quintão, ator
Chico Pelúcio, diretor de cena
VILLA-LOBOS        Magdalena: Suíte nº 1
MENDELSSOHN        Sonho de uma noite de verão, op. 61: Suíte
GRIEG            Peer Gynt: Suíte nº 2, op. 55
TCHAIKOVSKY        Romeu e Julieta: Abertura-Fantasia

Allegro/Vivace 3
4 e 5 de abril – 20h30
Marcos Arakaki, regente
Michael Barenboim, violino
BRAHMS    Abertura Festival Acadêmico, op. 80
GLAZUNOV    Concerto para violino em lá menor, op. 82
SCHUBERT    Sinfonia nº 5 em Si bemol maior, D. 485
Presto/Veloce 2
11 e 12 de abril às 20h30
Marcos Arakaki, regente
Vladimir Feltsman, piano
MIRANDA    Suíte Festiva
GRIEG        Concerto para piano em lá menor, op. 16
FRANCK    Sinfonia em ré menor

Presto/Veloce 3
25 e 26 de abril às 20h30
Alessandro Crudele, regente convidado
Aleyson Scopel, piano
RESPIGHI        Fontes de Roma
SANTORO        Concerto para piano nº 1
RAVEL            Pavana para uma infanta defunta
RESPIGHI        Impressões Brasileiras
DEBUSSY/Ravel        Dança
100 anos de nascimento de Santoro

Fora de Série 3
Música e Cinema
4 de maio às 18h
Marcos Arakaki, regente
KORNGOLD    Abertura Capitão Blood
ROTA        Músicas de filmes de Federico Fellini
GUARNIERI    Suíte Vila Rica
DUKAS        O Aprendiz de Feiticeiro
GERSHWIN    Um americano em Paris
J. WILLIAMS    ET: Aventuras na Terra

Allegro/Vivace 4
9 e 10 de maio às 20h30
Fabio Mechetti, regente
Sonia Rubinsky, piano
HAYDN            Sinfonia nº 6 em Ré maior, "A manhã"
ALMEIDA PRADO    Aurora
DVORÁK        Noturno em Si maior, op. 40
HAYDN            Sinfonia nº 8 em Sol maior, "A noite"

Presto/Veloce 4
16 e 17 de maio às 20h30
Fabio Mechetti, regente
Sonia Rubinsky, piano
Carla Cottini, soprano
ALMEIDA PRADO    Concerto para piano nº 1
VILLA-LOBOS        Floresta do Amazonas

Fora de Série 4
Música, Fauna e Flora
25 de maio às 18h
Fabio Mechetti, regente
YOSHIMATSU    Trenodia para Toki, op. 12
PUCCINI    Os Crisântemos
RESPIGHI    Os Pássaros
HOVHANESS    E Deus criou as grandes baleias, op. 229, nº 1
VILLA-LOBOS    Floresta do Amazonas (excertos)
 
Allegro/Vivace 5
30 e 31 de maio às 20h30
Fabio Mechetti, regente
Maja Bogdanovic, violoncelo
STRAVINSKY        Canto Fúnebre, op. 5 (Em memória a Rimsky-Korsakov)
RIMSKY-KORSAKOV    Sinfonia nº 2 em fá sustenido menor, op. 9, "Antar"
GULDA            Concerto para violoncelo e orquestra de sopros
175 anos de nascimento de Korsakov
Presto/Veloce 5
6 e 7 de junho às 20h30
Marcelo Lehninger, regente convidado
Clémence Boinot, harpa
STRAVINSKY        Suíte nº 2 para pequena orquestra
PIERNÉ            Peça de concerto para harpa, op. 39
RAVEL            Introdução e Allegro
SHOSTAKOVICH    Sinfonia nº 1 em fá menor, op. 10

Fora de Série 5
Música e Mitologia
15 de junho às 18h
Marcos Arakaki, regente
BEETHOVEN        As criaturas de Prometeu, op. 43: Abertura
LISZT            Prometeu, Poema Sinfônico nº 5
DEBUSSY/Ansermet    Seis epígrafes antigas
FRANCK        Psiquê e Eros
SUPPÉ            A bela Galateia: Abertura
GLUCK            Orfeu e Eurídice: Dança das fúrias
OFFENBACH        Orfeu no Inferno: Abertura
200 anos de nascimento de Suppé e Offenbach

Allegro/Vivace 6
27 e 28 de junho às 20h30
Enrique Arturo Diemecke, regente convidado
Jean-Louis Steuerman, piano
RIPPER            Fantasia Tarumã
MENDELSSOHN        Concerto para piano nº 1 em sol menor, op. 25
BORODIN        Sinfonia nº 2 em si menor

Presto/Veloce 6
11 e 12 de julho às 20h30
Fabio Mechetti, regente
Augustin Hadelich, violino
BRITTEN        Concerto para violino nº 1, op. 15
MOZART        Sinfonia nº 36 em Dó maior, K. 425, "Linz"
J. STRAUSS JR.        Contos dos bosques de Viena, op. 325

Fora de Série 6
Música e Pintura
20 de julho às 18h
Fabio Mechetti, regente
RESPIGHI        Tríptico Botticelliano
GUERRA-PEIXE        Tributo a Portinari
REGER            Quatro poemas sinfônicos sobre Arnold Böcklin, op. 128

Allegro/Vivace 7
1 e 2 de agosto às 20h30
Fabio Mechetti, regente
Arnaldo Cohen, piano
SANTORO        Frevo
MOZART        Concerto para piano nº 17 em Sol maior, K. 453
GERSHWIN        Rhapsody in Blue
GERSHWIN/Bennett    Porgy e Bess: Um retrato sinfônico
100 anos de nascimento de Santoro

Presto/Veloce 7
8 e 9 de agosto às 20h30
Fabio Mechetti, regente
Antonio Meneses, violoncelo
REZENDE    Vereda
NOBRE        Concerto para violoncelo (encomenda | consórcio Osesp/Gulbenkian)
VILLA-LOBOS    Bachianas Brasileiras nº 8
75 anos de nascimento de Marisa Rezende
80 anos de nascimento do Marlos Nobre

Allegro/Vivace 8
22 e 23 de agosto às 20h30
Henrik Schaefer, regente convidado
Lucas Thomazinho, piano
BARTÓK    Concerto para piano nº 2
BRUCKNER    Sinfonia nº 5 em Si bemol maior
 
Presto/Veloce 8
29 e 30 de agosto às 20h30
Pinchas Zukerman, regente convidado e violino
Amanda Forsyth, violoncelo
DVORÁK    Bosques Silenciosos
BEETHOVEN    Concerto para violino em Ré maior, op. 61
DVORÁK    Sinfonia nº 8 em Sol maior, op. 88

Fora de Série 7
Música, Guerra e Paz
14 de setembro às 18h
Marcos Arakaki, regente
PROKOFIEV        Guerra e Paz, op. 91: Abertura
BEETHOVEN        A vitória de Wellington, op. 91
LISZT            A batalha dos Hunos
PENDERECKI        Trenodia para as vítimas de Hiroshima
SANTORO        Canto de Amor e Paz
TCHAIKOVSKY        Abertura 1812, op. 49
100 anos de nascimento de Santoro

Allegro/Vivace 9
19 e 20 de setembro às 20h30
Fabio Mechetti, regente
Rafael Altino,  viola
BIZET        Roma
BERLIOZ    Haroldo na Itália, op. 16
150 anos de morte de Berlioz

Fora de Série 8
Música e Religiosidade
5 de outubro às 18h
Fabio Mechetti, regente
Sophia Hunt, mezzo-soprano
Bruno de Sá, sopranino
MILHAUD    A criação do mundo, op. 81a
MIGNONE    Festa das Igrejas
BERNSTEIN    Salmos de Chichester
VILLA-LOBOS    Magnificat-Aleluia
Presto/Veloce 9
10 e 11 de outubro às 20h30
Olli Mustonen, regente convidado e piano
BEETHOVEN    Abertura “A Consagração da Casa”, op. 124
MOZART    Concerto para piano nº 24 em dó menor, K. 491
MUSTONEN    Tríptico
SIBELIUS    Sinfonia nº 5 em Mi bemol maior, op. 82

Allegro/Vivace 10
17 e 18 de outubro às 20h30
Fabio Mechetti, regente
Joyce Yang, piano
DUTILLEUX    Métaboles
PROKOFIEV    Concerto para piano nº 3 em Dó maior, op. 26
RAVEL        Valsas nobres e sentimentais
RAVEL        La Valse

Allegro/Vivace 11
31 de outubro e 1 de novembro às 20h30
Fabio Mechetti, regente
Daniel Lemos, percussão
Sérgio Aluotto, percussão
Werner Silveira, percussão
RIMSKY-KORSAKOV    Sinfonia nº 1 em mi menor, op. 1
HAYDN            Sinfonia nº 103 em Mi bemol maior, "O rufar dos tambores"
PECK            The Glory and the Grandeur
175 anos de nascimento de Korsakov

Presto/Veloce 10
7 e 8 de novembro às 20h30
Fabio Mechetti, regente
Fabio Martino, piano
BUTCHER        Memória do Cardume (encomenda | estreia mundial)
RACHMANINOV    Concerto para piano nº 1 em fá sustenido menor, op. 1
NIELSEN        Sinfonia nº 2, op. 16, "Os quatro temperamentos"

Fora de Série 9
Música e Literatura
16 de novembro às 18h
Fabio Mechetti, regente
Arildo de Barros, ator
Licio Bruno, baixo-barítono
WAGNER        Abertura Fausto
VILLA-LOBOS        Poema de Itabira
BERLIOZ        Romeu     e Julieta, op. 17: Cena de amor
RAVEL            Don Quixote à Dulcineia
TCHAIKOVSKY        Francesca da Rimini, op. 32
GOMES            O Guarani: Protofonia
150 anos de morte de Berlioz

Presto/Veloce 11
28 e 29 de novembro às 20h30
Josep Caballé-Domenech, regente convidado
Pacho Flores, trompete
HAYDN            Concerto para trompete in Mi bemol maior, Hob. VIIe:1
C. LINDBERG        Akbank Bunka
SHOSTAKOVICH    Sinfonia nº 6 em si menor, op. 54

Allegro/Vivace 12
5 e 6 de dezembro às 20h30
Fabio Mechetti, regente
Vadim Gluzman, violino
CHABRIER        Suíte Pastoral
SHOSTAKOVICH    Concerto para violino nº 2 em dó sustenido menor, op. 129
TCHAIKOVSKY        Sinfonia nº 2 em dó menor, op. 17, "A Pequena Russa"
125 anos da morte de Chabrier

Presto/Veloce 12
12 e 13 de dezembro às 20h30
Fabio Mechetti, regente
Eliane Coelho, soprano
WAGNER        Tannhäuser: Música da montanha de Vênus
BERLIOZ        Cleópatra
RIMSKY-KORSAKOV    Sheherazade, op. 35
150 anos de morte de Berlioz
175 anos de nascimento de Korsakov
Assinaturas 2019 
Quatro séries de 12 concertos cada: Allegro e Presto às quintas-feiras e Vivace e Veloce às sextas-feiras); valores: de R$ 530 a R$ 1.224.
Série Fora de Série, de 9 concertos, aos sábados; valores: de R$ 421 a R$ 972.
Pacotes de 24 concertos: de R$ 998 a R$ 2.304.
Renovação: de 8 a 20 de novembro.
Trocas: de 21 a 30 de novembro.
Novas assinaturas: de 3 de dezembro a 26 de janeiro.
Vendas de assinaturaswww.filarmonica.art.br e na Bilheteria da Sala Minas Gerais, das 12h às 21h e sábados, das 12h às 18h.
Informações: tel. (31) 3219-9009 – assinatura@filarmonica.art.br
Programação sujeita a alteração

Comentários

  1. Interessantíssima temporada,ademais o maestro Mechetti demonstra cada vez mais contribuir para consolidar esse conjunto,pois é uma das poucas se não a única orquestra nacional atualmente na qual,graças a uma direção atenta,pode-se ouvir um perfeito equilíbrio entre as seções,não existem pontos fracos nessa orquestra.Também esses músicos podem moldar ao bel-prazer do regente que estiver os conduzindo a sonoridade do ensemble,possuem uma versatilidade incrível,refletida nas mais diversas obras que programam nestas temporadas.Não se trata de um conjunto que toca sempre as mesmas sinfonias de Beethoven,Mozart,Brahms,Tchaikovsky,Schumann mas também não tocam qualquer novidade ou raridade,selecionam muito bem o que vão apresentar.


    O que contribuiu muito para a ascensão da banda mineira foi a inauguração da Sala Minas Gerais;esta me recorda a Ballena Azul de Buenos Aires,construída dentro do antigo edifício central dos Correios da Argentina,atual Centro Cultural Kirchner.Eu chamo a sala MG de baleia vermelha,para quem não conhece ela é um grande volume vermelho dentro de uma estrutura de um edifício moderno.O dono da concerto,seu Kunze,reclamou um pouco do excesso de brilho da acústica do recinto.Para quem está acostumado com a Sala São Paulo,onde muitos pagam o ingresso para dormir durante boa parte do concerto,realmente a sonoridade é bem viva e bastante penetrante na sala mineira,prendendo muito a nossa atenção.Os músicos não precisam fazer muita força para conseguir um fortíssimo,por outro lado o maestro é muito exigido no sentido de que deve saber balancear muito bem a massa sonora para que o resultado não seja explosivo demais.

    A construção dessa Sala é uma inovação sem precedentes no Brasil,pois a mesma foi a primeira a seguir o modelo da Philharmonie da Filarmônica de Berlim por estas bandas.Dizem as más línguas que Karajan pediu ao arquiteto Scharoun(o mesmo projetou também a embaixada da Alemanha em Brasília)que desse um jeito para que ele pudesse ser visto pelo público de todos ângulos possíveis.Deve ter se inspirado em Liszt,este fazia questão de que não apenas o ouvissem tocar,mas DE SER VISTO também em seus concertos,principalmente quando esse virtuose era ainda jovem e bonito.Os mais maliciosos chamaram de "circo do Karajan" a sala quando ela foi inaugurada.Passados alguns anos,um maestro mexicano chamado Eduardo Mata depois de ter sido convidado para reger a Filarmônica berlinense colocou na cabeça e conseguiu convencer a universidade nacional de seu país a construir uma sala sinfônica seguindo o exemplo da Philharmonie (chamado hoje em inglês de Vineyard Style).Foi o estopim para chegarmos ao ponto em que atualmente qualquer orquestra sediada numa cidade que pode pagar,quer construir hoje uma sala nesse estilo.Contribuiu muito também para a adoção quase universal desse modelo o fantástico trabalho desenvolvido pela empresa japonesa Nagata Acoustics.Conta-se que o velho Karajan,que viveu para ver esse modelo da Philharmonie se espalhar pelo mundo,se derreteu em elogios após conhecer o Suntory Hall de Tóquio.Gravaram em vídeo um concerto em Osaka da orquestra berlinense e do maestro interpretando Strauss,Mozart e Respighi.O diretor,conhecido pela tremenda altivez e soberba,dizem os japoneses ficou tão encantado com a acústica do lugar que se abaixou e beijou o chão da sala,destaco neste caso em Osaka não copiava-se o modelo da Philharmonie.Isaac Carneiro Victal.

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