NOTAS OPERÍSTICAS: INSTITUTO ODEON, MUNICIPAL INCHADO, ÓPERA "LO SCHIAVO" ESTREIA NA ITÁLIA.

  


    INSTITUTO ODEON: O novo secretário municipal de cultura, Alê Youssef, parece querer acabar com a queda de braço iniciada na gestão anterior. Decidiu que o Instituto Odeon continua gerindo o Theatro Municipal de São Paulo por "tempo indeterminado". Se não o fizesse no dia 09 de Fevereiro o teatro viraria um caos sem ninguém para administrá-lo. Esse é apenas mais um episódio da bagunça administrativa em que se encontra o teatro. Lembrando que nada menos que três entidades querem mandar nele: A Fundação Theatro Municipal, a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Odeon. Muito cacique pra pouco índio.

  THEATRO MUNICIPAL INCHADO: Analisando informações que constam no site do Theatro Municipal vemos que o número de pessoas que trabalham nele é enorme. Diretorias de todos os tipos e cargos com nomes pomposos existem aos montes, tudo isso para produção de 04 óperas em 2018. A equipe da Fundação Theatro Municipal tem mais de 50 nomes, não consegui contar todos, sempre perdia a conta. Na minha área a equipe de comunicação-imprensa, esses que nunca me atendem, tem 8 pessoas. A equipe de operações-patrimônio tem 18 pessoas.  E com todos esses profissionais a disposição ninguém atualiza o site da casa, ainda consta que o secretário é André Sturm. Será que tantos são necessários para gerir o teatro? 
   LO SCHIAVO NA ITÁLIA: Uma das melhores óperas de Carlos Gomes vai estrear na Itália. Uma co-produção entre o Teatro de Cagliari e o Festival Amazonas de Ópera. Luiz Fernando Malheiro estava escalado para a regência, este declinou do convite após assumir a direção musical do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em seu lugar John Neschling assume a batuta. O grande barítono brasileiro Rodolfo Giuliani dará vida a Iberê em 04 récitas. 
Nota:  A indicação do barítono brasileiro foi do produtor Paulo Esper, assim como da soprano cubana que fará Ilara Diana Alfonso. Giugliani na verdade passou para o primeiro elenco da ópera e fará cinco récitas. In bocca al lupo a tutti.
Ali Hassan Ayache

   
   

   

Comentários

  1. Marco Antônio Seta disse:
    "Lo Schiavo" fará sucesso em Cagliari, devido à beleza dessa obra de Gomes. Deveria sim, depois ser apresentada aqui em São Paulo ao invés da surrada Rigoletto já programada e centena de vezes encenada em nosso Municipal. Será que o Theatro Municipal vai, mais um ano desprezar o nosso maior compositor, que aliás, é também o patrono desse teatro ? Chega de Rigoletto e Traviatas; apresentem Lo Schiavo, de Carlos Gomes, aí sim !...

    ResponderExcluir
  2. Não se esqueçam que no próximo ano, 2020, comemoraremos os 150 anos da estreia de Il Guarany. Que tal uma montagem espetacular e deslumbrante?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas