CORAL PAULISTANO CANTO O DIVINO.


O Coral Paulistano executa, no dia 26, às 20h, no Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo, a obra Missa Para Dois Coros, de Francis Martin, considerada uma das mais importantes peças corais do século 20. Ainda neste programa, o grupo executa Ave Verum e Oração de São Francisco, de Francis Poulenc, e Ave Maria, de Anton Bruckner.

Coral Paulistano Mário de Andrade
O Coral Paulistano foi criado por iniciativa de Mário de Andrade em 1936 com o objetivo de levar música brasileira, principalmente erudita, ao Theatro Municipal, valorizando os compositores brasileiros e mostrando à capital paulista a importância do movimento nacionalista que surgiu principalmente após a Semana de Arte Moderna.
Desde a sua criação, o grupo já foi regido por importantes maestros como Camargo Guarnieri, Fructuoso Vianna, Miguel Arqueróns, Tullio Colacioppo, Abel Rocha, Zwinglio Faustini, Antão Fernandes, Samuel Kerr, Henrique Gregori, Roberto Casemiro, Mara Campos, Tiago Pinheiro, Bruno Greco Facio, Martinho Lutero Galati e Naomi Munakata (atual regente titular).
Em 2013 o maestro John Neschling, então diretor artístico do Theatro Municipal, chegou a propor a fusão do Coral Paulistano com o Coro Lírico Municipal de São Paulo, objetivando direcionar o teatro para as apresentações de ópera. A proposta gerou repercussão negativa e críticas por parte da imprensa, pois havia a expectativa de que, com a fusão, o grupo que acabaria sendo sacrificado seria o Coral Paulistano.
A notícia da possível fusão agitou o meio cultural, sendo criada inclusive uma petição pública contra a extinção Coral Paulistano. Graças à pressão popular, a proposta de fusão foi descartada e a vocação do Coral Paulistano de interpretar o repertório erudito brasileiro, que foi perdida com o tempo, foi retomada e refortalecida. Desde então o coral foi rebatizado e passou a se chamar Coral Paulistano Mário de Andrade. Atualmente o grupo conta com direção artística própria ligada ao núcleo de formação do Theatro Municipal e possui programação extensa de apresentações de música brasileira erudita em diferentes espaços da cidade.
Atualmente sob regência de Naomi Munakata o coral é formado por 45 cantores de sólida formação musical e atua em apresentações com repertório “a capella” de diversos períodos, especialmente de compositores brasileiros do século XX. 

PROGRAMA
Francis Poulenc
Ave Verum (coro feminino)
Francis Poulenc
Oração de São Francisco (coro masculino)
Anton Bruckner
Ave Maria
Frank Martin
Missa Para Dois Coros


SERVIÇO


Coral Paulistano Missa Para Dois Coros
Dia 26 de fevereiro, terça-feira, às 20h

Theatro Municipal SP (Praça Ramos de Azevedo, s/no. – 11 2626 0857)
Ingresso: R$ 20 [venda na bilheteria e pelo site eventim.com.br
Classificação: Livre (sugerido para maiores de 7 anos)
Horário da Bilheteria do Theatro Municipal: De segunda a sexta-feira, das 10 às 19h, e sábados e domingos, das 10 às 17h.

Foto, Coral Paulistano, fonte Internet. 

Comentários

Postagens mais visitadas