FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA SERÁ TRANSMITIDO EM REDE NACIONAL PELA TV CULTURA


           Em sua 22ª edição, Festival terá apresentações em Manaus entre 26 de abril e 2 de junho
Antônio PauloBrasília (Sucursal)
Nas comemorações do centenário de nascimento de Cláudio Santoro, o 22º Festival Amazonas de Ópera – 26 de abril a 2 de junho de 2019 – vai reapresentar a ópera Alma, do maestro e compositor amazonense. A informação é do secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, que esteve esta semana em São Paulo e Brasília fazendo os contatos e convites a artistas e autoridades culturais que estarão presentes no festival.  Muniz se reuniu com a direção da TV Cultura de São Paulo que, em parceria com a TV Cultura do Amazonas, vai fazer a transmissão nacional do Festival Amazonas de Ópera.
“Já iniciamos as tratativas com a TV Cultura de São Paulo que vai cuidar de toda a parte técnica, fazer as gravações e posteriormente a transmissão e divulgação nacional e internacional das obras, com o apoio da nossa Funtec (Fundação TV Cultura do Amazonas). E esse convênio não será apenas para o festival de ópera, mas de todos os eventos e produtos culturais do nosso estado”, explica Marcos Muniz.
Com patrocínio do Bradesco, o 22º Festival Amazonas de Ópera está com um orçamento previsto de R$ 4 milhões. Músicos, cantores e diretores cênicos renomados como Jorge Takla e Nicolas Boni, da opera Tosca, de Giacomo Puccini, têm participação garantida no festival. O secretário de cultura amazonense também confirmou a presença da diretora executiva da Opera Latinoamerica (OLA), Alejandra Marti; do chefe da divisão de assuntos culturais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Trinidad Zaldivar, e do presidente da Academia Brasileira de Música, João Guilherme Ripper.
“Logo que nós entramos (na SEC), recebemos uma cobrança muito grande de agências de turismo, de pessoas que costumam viajar o mundo assistindo ópera e começamos a perceber a influência do festival nesse segmento do País. Segundo informações colhidas por nós, 30% do que foi produzido de ópera no ano passado foi no Amazonas, então, ele é muito importante para a difusão da cultura do nosso estado", disse o secretário.
Encontros e Recitais
Além das cinco peças de ópera que serão apresentadas entre 26 de abril a 2 de junho, no Teatro Amazonas, o festival traz Recitais Bradesco – 08,15,22 e 27 de maio – no Teatro da Instalação, com canções de Cláudio Santoro. Acontece ainda o encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, nos dias 26 e 27 de maio, no Centro Cultural Palácio da Justiça. O projeto Ópera Mirim-Pequeno Teatro do Mundo (ópera “L’enfant et les Sortièges, de Maurice Ravel) terá duas apresentações no interior, quatro apresentações em bairros de Manaus e outras quatro apresentações no hall do Teatro Amazonas.
As origens
Criado em 1997, o Festival Amazonas de Ópera já foi prestigiado por quase 50 mil pessoas, em mais de 480 apresentações. Nos três meses de preparação e realização do evento, aproximadamente 60 postos de trabalho são gerados no turismo e no comércio, segundo dados da Secretaria Estadual de Cultura. Nas 21 edições realizadas, foram formados 4.801 técnicos e artistas; houve participação de 700 artistas, 90 montagens, 83 óperas executadas, sendo quatro delas com estreia mundial em Manaus. O festival conquistou cinco prêmios.
Fonte: https://www.acritica.com/channels/entretenimento/news/domingo-festival-de-opera-sera-transmitido-nacionalmente-pela-tv-cultura/?fbclid=IwAR2jWfoSZE_lQBz-FolhkUI1y8-nWC7SLkizZyofeXnbm9YW8XXI3o5nKxg

Comentários

Postagens mais visitadas