RECORDE DE INSCRITOS DE LATINO-AMERICANOS NO 17º CONCURSO BRASILEIRO DE CANTO MARIA CALLAS


Paola Leguizamón, Chris Merritt, Paulo Abrão Esper, Richard Martet, Robson Tirotti Felipe, Alexandre Vaz, Isaque Oliveira, Fulvio Macciardi, Helena Losada, Alonso Sicairos-León.

Em sua 17º edição consecutiva, o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, criado por seu diretor artístico Paulo Abrão Esper, teve recorde de participantes da américa latina. Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru e Uruguai formam a lista dos sete países que somaram 131 candidatos inscritos. Com dois dias de eliminatória realizada na cidade de São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso, compareceram à primeira fase 85 cantores que se apresentaram à banca de jurados que teve como presidente o italiano Fulvio Macciardi -Superintendente e Diretor Artístico do Teatro Comunale di Bologna, o tenor americano Chris Merritt, Richard Martet - redator chefe da revista francesa Opera Magazine de Paris, e os brasileiros Carlos Rauscher - membro do conselho consultivo e do comitê artístico da Cultura Artística e Robson Tirotti Felipe – vice-presidente da Associação Amigos Cia. Ópera São Paulo.

Com semifinal e final realizadas na cidade de Jacareí, interior de São Paulo, 24 talentos foram selecionados à segunda fase e 11 foram os finalistas que se apresentaram nos dias 10 e 11 de abril respectivamente.

 No dia 12/04/2019 os vencedores se apresentaram em um recital, realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí, também repetido no dia 14/04/2019 no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.


  • 1º Premio Femenino: Paola Leguizamón Mezzo-soprano, Colombia.
  • 1º Premio Masculino: Alexandre Vaz, Tenor, Goiânia.
  • 2º Premio Femenino: Helena Losada, Soprano, Porto Alegre.
  • 2º Premio Masculino: Alonso Sicairos-León, Tenor, México.
  • 3º Premio Femenino: Maria Sole Gallevi, Soprano, São Paulo.
  • 3º Premio Masculino: Isaque Oliveira, Barítono, Guarulhos.
  • Premio Especial Cultura Artística: Albert Andrade, Barítono, São Paulo.
  • Premio Especial de Público:Alonso Sicairos-León, Tenor, México.

O evento ainda realizou uma conferência sobre Teatro e Academia de Ópera com Fulvio Macciardi, presidente do júri, no “Istituto Italiano di Cultura di Sao Paolo”, no dia 09/04/2019 e foi aberta ao público e aos participantes do concurso. No dia 12 de abril, em Jacareí, uma master class ministrada pelo tenor americano Chris Merritt foi oferecida aos participantes e vencedores. E, no dia 15/04/2019, a palestra “Callas – La Divina” com o historiador e crítico de ópera Sérgio Casoy, foi realizada no Teatro Sérgio Cardoso.

Comentários

Postagens mais visitadas