MEZZO-SOPRANO ELINA GARANCA ESBANJA TALENTO E SIMPLICIDADE NA SALA SP. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
Elīna Garanča, convidada do Mozarteum Brasileiro na Sala São Paulo, foto Internet.
Elīna Garanča se
apresentou a convite do Mozarteum Brasileiro pela primeira vez no Brasil. O
mezzo-soprano justificou a fama que percorre todos os teatros do mundo com uma
voz única. Na Sala São Paulo, no dia 22 de Junho, desfilou um repertório complexo na primeira parte
e popular após o intervalo.
A voz de Garanča está no auge, exibe um
timbre denso, melódico e de técnica apurada. Abriu a apresentação com a
complexa ária Voi lo sapete,
o mamma (de Cavalleria
Rusticana). Desde a primeira nota vimos seu excepcional talento.
Cantou e interpretou de forma sublime, uma voz que enche o teatro de
lirismo mantendo sempre uma consistência uniforme em todos os registros. Nas
árias, Io son i´umile ancella (ária de Adriana Lecouvreur), Mon
coeur s’ouvre à ta voix (de Sansão e Dalila) e Acerba
voluttà (ária de Adriana Lecouvreur) esbanjou solidez técnica unida a uma interpretação
cênica convincente. Confiança nas alturas, sua voz escura e quente faz parecer fácil cantar árias complexas.
Após o intervalo dedicou todo o repertório a Espanha, brindou o público
com zarzuelas, canções e árias da ópera Carmen (de Bizet). Até o vermelho quente do vestidão homenageava o país da Península Ibérica. Voz marcante, nunca
perdendo a beleza do timbre. Versátil, o mezzo-soprano prova que consegue
soluções em alto nível em diversas formas musicais. Conversou com o público em espanhol fluente explicando as músicas do bis.
A Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro acompanhou
a cantora, sob regência do maestro convidado Constantine Orbelian. Emitiu
sonoridade volumosa quando necessário em tempos corretos. Com pouco tempo de
fundação o grupo já mostra rápida evolução.
A
oportunidade oferecida pelo Mozarteum Brasileiro para aqueles que não podem
viajar ao estrangeiro e para o público em geral é única. Temos a oportunidade
de ver os grandes nomes da lírica mundial no seu auge vocal e técnico.
Inesquecíveis foram as apresentações de Jonas Kaufmann, Diana Damrau e Anna
Netrebko.
Ali Hassan
Ayache
Elīna Garanča, convidada do Mozarteum Brasileiro, segunda parte da apresentação na Sala São Paulo, foto Internet.
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