HARMONITANGO APRESENTA OBRAS DE ASTOR PIAZZOLLA NA SALA CECÍLIA MEIRELES.


Formado por José Staneck (harmônica), Ricardo Santoro (violoncelo) e Sheila Zagury (piano), trio relê clássicos do compositor argentino, em formação nada usual
A busca por diferentes sonoridades e por novas formas de expressão: esta é a razão para a formação deste inusitado trio, formado por músicos com grande experiência camerística, como José Staneck, Ricardo Santoro e Sheila Zagury. Através da fusão de seus estilos, os músicos encontram na obra de Astor Piazzolla uma maneira de se expressar de forma emocionante e vibrante, valorizada pela riqueza tímbrica da harmônica, do violoncelo e do piano, criando uma sonoridade surpreendente dentro de uma obra fascinante. A similitude da sonoridade da harmônica com o bandoneon transfere à música de Piazzolla toda a energia de um dos mais importantes compositores do século XX, numa poderosa usina de sons valorizada pelos arranjos e pela execução do Harmonitango.
Criado em 2010, o Harmonitango já se apresentou em diversas salas de concerto do Rio de Janeiro, Vassouras, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Brasília, Goiânia, Maringá, Londrina, Poços de Caldas etc, sempre com muita receptividade do público e da crítica especializada, e tem como seu principal objetivo a divulgação da música de Piazzolla e também dos grandes compositores brasileiros, com arranjos feitos pelos próprios músicos. Em 2017, lançaram seu primeiro CD, “Harmonitango”, obtendo grande repercussão na imprensa nacional e internacional.
Chamado de David Oïstrakh da harmônica pelo crítico francês Oliver Bellamy e comparado aos músicos Andrés Segovia e Mstislav Rostropovich por sua atuação na divulgação e construção da poética de uma harmônica brasileira pelo crítico Luiz Paulo Horta, José Staneck criou um estilo próprio onde variados elementos se fundem numa sonoridade marcante. Desenvolve importante trabalho na área do ensino, e atualmente viabiliza um trabalho social de inclusão cultural levando o ensino de música através da gaita para crianças em diversas localidades do Brasil. Atua com diferentes formações camerísticas, e já foi solista de diversas orquestras sinfônicas brasileiras e internacionais.
Ricardo Santoro é Mestre pela UFRJ e violoncelista da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Faz parte do Duo Santorodo Trio Aquarius e do Trio Mignone, todos com intensa atuação no cenário musical brasileiro. Com o Trio Aquarius, participou de turnês pela Alemanha e Estados Unidos. Com o Duo Santoro, se apresentou no Carnegie Hall de NY e na República Dominicana. Gravou os CDs “Bem Brasileiro” e “Paisagens Cariocas”, com o Duo Santoro; “Trios Brasileiros” e “Peace to the city”, com o Trio Aquarius; e “Francisco Mignone: obras para flauta, violoncelo e piano”, com o Trio Mignone”. É responsável pela primeira audição mundial de alguns dos maiores compositores brasileiros, tais como Edino Krieger, João Guilherme Ripper e Ronaldo Miranda.
Sheila Zagury é pianista, arranjadora e professora da UFRJ. Fez Bacharelado na UFRJ, Licenciatura e Mestrado na UNI-RIO e Doutorado na UNICAMP, com tese a respeito de choro nos anos 1990. Musicista de formação eclética, com passagem na música erudita e no jazz, já atuou com vários artistas e grupos de renome como Eduardo Dussek, Ângela Rorô, Rio Jazz Orchestra, UFRJazz, Daniela Spielmann, Neti Szpilman e Marianna Leporace, e em numerosos espetáculos de teatro e shows em todo o Brasil e no exterior. Desenvolve diversos trabalhos artísticos com músicos, envolvendo choro, samba e jazz, tendo participado de vários shows e gravado CDs dentro desses gêneros, como “Mulheres em Pixinguinha”, “São Bonitas as Canções”, “Brasileirinhas” e “Orquestra Lunar”.


PROGRAMA: Piazzolla em toda a sua essência

*Músicas de Astor Piazzolla
Violentango
Libertango
Meditango
La Muerte del Ángel
Milonga del Ángel
Resurrección del Ángel
Retrato de Milton
Adiós Nonino
Primavera Porteña

SERVIÇO:
09/08, sexta-feira – Harmonitango
(José Staneck, harmônica / Ricardo Santoro, violoncelo / Sheila Zagury, piano)
Horário: 20h
Sala Cecília Meireles
Rua da Lapa, 47 – Centro – Rio de Janeiro
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (estudantes e idosos).
À venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles e online através da Ingresso Rápido

Comentários

Postagens mais visitadas