MENOS É MAIS: ÓPERA "L'ITALIANA IN ALGERI" NO THEATRO SÃO PEDRO/SP. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

    

  
   Rara vezes uma montagem de ópera acertou tanto quanto "L'Italiana in Algeri" de Rossini apresentada no Theatro São Pedro/SP. 
   A começar pela produção que conta com cenários simples, eficientes, modernos e atuais. A direção da sempre competente Lívia Sabag acerta no tempo dramático. Arranca boas risadas da plateia.
   Os solistas são um primor, poucas vezes uma escalação se mostrou tão correta: Ana Lucia Benedetti como Isabella fez a melhor apresentação vocal e cênica de sua carreira. Anibal Mancini é um Lindoro de timbre seguro. Douglas Hann competente como Taddeo. Ludmilla Bauerfeldt excelente como Elvira e Rodolfo Giugliani mostra um Haly pra lá de engraçado. A única exceção são as constantes falhas de Stephen Bronk como Mustafà.
  A regência de Valentina Peleggi é impecável nos andamentos, volume orquestral e equilíbrio nas passagens. Extraiu da Orquestra Sinfônica do Theatro São Pedro sonoridade rossiniana única. Cada vez mais a regente se mostra pronta para ópera e já é hora de lhes proporcionarem desafios maiores. 
   O Theatro São Pedro prova mais uma vez que grandes montagens de óperas não precisam de diretores que inventam modas e solistas estrangeiros caros. Menos é mais, venceu a simplicidade unida a competência dos profissionais envolvidos. Até o presente momento é a melhor ópera do ano apresentada em São Paulo.
Ali Hassan Ayache


Comentários

  1. Quanto aos solistas estrangeiros caros, concordo. Mas quanto a "inventar moda", qual é o problema com isso? Você quer sempre ver a mesma coisa corretinha, não quer que ninguém arrisque algo diferente? O que seria da arte se os inovadores dessem ouvidos a críticos como você?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas