PIANISTA MARCO BERNARDO SE APRESENTA NO HOTEL TORIBA.

Hotel mais musical de Campos do Jordão, o Toriba realiza neste final de semana duas apresentações através de seu programa Toriba Musical. No sábado, 10 de Agosto, às 19 horas, na Sala da Lareira; e no domingo, 11 de Agosto, às 11 horas, no Auditório Cláudio Santoro.
Os dois espetáculos marcam o lançamento em Campos do Jordão de “O Pianeiro Chorão“, novo álbum do pianista e arranjador Marco Bernardo.
O disco, diz o músico, “é resultado de décadas de devoção e dedicação ao universo musical do choro“. Nele, Marco Bernardo reúne uma seleção de clássicos da música popular brasileira que, de certo modo, traçam a história da evolução do choro, gênero que é por excelência o mais importante da música instrumental brasileira.
O programa das duas apresentações inclui, entre outras, “Flor amorosa”, polca composta em 1880 por Joaquim Antônio da Silva Callado; “Expansiva”, valsa de 1903 de Ernesto Nazareth”; “Gaúcho (Corta-Jaca)”, tango de 1914 de Chiquinha Gonzaga; e “Rosa”, valsa de 1917 de Pixinguinha.
Todas as músicas em arranjos do próprio Marco Bernardo – segundo ele, elaborados com respeito à tradição “mas buscando um toque de contemporaneidade”.

Leitura própria dos clássicos
Marco Bernardo cresceu em família das mais musicais, e enveredou pelo mesmo caminho. É diplomado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ao lado de intensa atividade como diretor de corais, arranjador, maestro preparador e pianista acompanhador, sempre dedicou especial atenção ao choro, linguagem musical de sua predileção. Como solista de piano, lançou os CDs “Homenagem a Canhotinho”, em 2000, “Encores”, em 2002, e “Radamés Gnattali – Integral dos Choros para piano solo”, em 2011.
Agora, está lançando novo álbum solo, “O Pianeiro Chorão”. O trabalho, editado pelo selo Kuarup, é resultado de décadas de devoção e dedicação do músico a todo esse universo musical, desde seus estudos de piano, o desenvolvimento de leitura própria dos clássicos do gênero, que em geral é impregnada dos maneirismos dos compositores e intérpretes que tocam essas canções, mas acima de tudo respeitando à tradição, porém buscando um toque de contemporaneidade.
Com exceção de duas músicas, “Vem cá, branquinha” e “Manhosamente”, gravadas em versões originais, todas as peças têm arranjos do pianista. Três delas receberam influência direta de grandes intérpretes que as abordaram: “Expansiva” é inspirada no arranjo de Mozart Brandão para a gravação de Jacob do Bandolim, “Branca” evoca a genial ousadia de Hermeto Pascoal e “Jura” relembra a bossa inconfundível de Carolina Cardoso de Menezes.
O encontro do artista com um piano em uma tarde chuvosa de 2008 trouxe para o repertório do álbum alguns clássicos inspirados como “Pelo telefone” (Donga e Mauro de Almeida), “Rosa” (Pixinguinha), “Noites Cariocas” (Jacob do Bandolim), “Pedacinhos do Céu”, “Delicado” e “Brasileirinho” (Waldir Azevedo), entre outras pérolas da música popular brasileira. O músico Wágner Amorosino assina a produção, gravação e direção musical do CD.

P R O G R A M A
Joaquim A. S. Callado
Flor Amorosa
Chiquinha Gonzaga
Gaúcho (Corta-Jaca)
Ernesto Nazareth
Expansiva
Pixinguinha
Rosa
Sinhô
Jura
Zequinha de Abreu
Branca
Jacob Bittencourt
Noites cariocas
Waldir Azevedo
Pedacinhos do Céu 
Delicado 
Brasileirinho

S E R V I Ç O
MARCO BERNARDO piano – Lançamento do álbum “O Pianeiro Chorão”

Dia 10 de agosto, sábado, às 19h
Hotel Toriba/ Sala da Lareira (Av. Ernesto Diederichsen 2962, Campos do Jordão – 12 3668-5000)
Ingressos: Gratuitos para hóspedes do hotel . Para não-hóspedes, R$ 50,00 – valor que é abatido em caso de consumo nos restaurantes e bares do hotel

Dia 11 de agosto, domingo, às 11h
Auditório Cláudio Santoro (Av. Dr. Luís Arrobas Martins 1880, Campos do Jordão – 12 3662-6000)
Ingressos: Gratuitos – disponíveis na bilheteria uma hora antes do espetáculo

Comentários

Postagens mais visitadas