SÃO PAULO CIA DE DANÇA NO MASP.



                                                                 A morte do cisne / Foto de Sílvia Machado



A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogea, marca presença na segunda edição da Semana Paulista de Dança. A iniciativa do MASP tem como objetivo aproximar a cidade da dança e apresentar a cena contemporânea para o público paulistano com apresentações entre os dias 28 de agosto a 01 de setembro. Os espetáculos são gratuitos.
A primeira apresentação da São Paulo acontece no dia 28 de agosto, às 20h, com A Morte do Cisne. A coreografia é assinada por Lars Van Cauwenbergh inspirado na obra de Michel Fokine (1880-1942).
No dia 31 de agosto às 20h, a São Paulo apresenta três obras: Ngali…, com coreografia de Jomar Mesquita e colaboração de Rodrigo de Castro; Fada do Amor, de Márcia Haydée; e Agora, terceira criação de Cassi Abranches para a Companhia.
A Semana Paulista de Dança se encerra no dia 01 de setembro com a Mesa Mulheres na Dança, encontro que reúne cinco profissionais em torno da existência da dança e de sua influência na carreira destas mulheres. Com início às 17h30, a mediação será de Inês Bogea e, ao final, haverá diálogo com o público.

As apresentações acontecerão no auditório do MASP com capacidade para 374 lugares e os ingressos devem ser retirados duas horas antes do início do espetáculo.
AS COREOGRAFIAS 
A Morte do Cisne (2019)
Coreografia: Lars Van Cauwenbergh inspirado na obra de Michel Fokine (1880-1942)
Música: Camile Saint-Saens, O Cisne, extrato do Carnaval dos Animais (1866)
Iluminação: Wágner Freire
Figurino: Marilda Fontes
O balé criado em 1907 por Fokine para Anna Pavlova é um solo emocionante, que dialoga com as sonoridades da harpa e do violoncelo, inspirado no poema de Alfred Tennyson (1809-1892) e nos movimentos dos cisnes em seus últimos instantes de vida. Esse solo é interpretado por grandes estrelas da dança e agora ganha novos acentos e dinâmicas no corpo de uma bailarina da São Paulo Companhia de Dança.
Ngali… (2016)
Coreografia: Jomar Mesquita com colaboração de Rodrigo de Castro
Música: Por Toda a Minha Vida, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes (cantada por Cibelle); Melancolia e Uma Canção pra Você (Jaqueta Amarela), de Assucena Assucena (executada por As Bahias e a Cozinha Mineira); Segunda Chance, composta e executada por Johnny Hooker; Volta, de Lupicínio Rodrigues (cantada por Adriana Calcanhoto); O Desejo do Desejo do Desejo, de Celso Sim e Pepe Mata Machado; Vai Saber de Adriana Calcanhoto cantada por Marisa Monte
Iluminação: Joyce Drummond
Figurino: Fernanda Yamamoto
Ngali… tem como referência a peça teatral La Ronde, de Arthur Schnitzler – escrita em 1897 – a obra retrata diferentes relações amorosas que incluem um terceiro – e traz elementos da dança de salão para retratar as diferentes formas de amar. Ngali é uma palavra de origem aborígine da Austrália Ocidental, cujo significado, sem correspondente em outro idioma, é: “nós dois, incluindo você”. Em oposição a outro pronome da mesma língua – Ngaliju – que quer dizer: “nós dois, excluindo você”.
Fada do Amor (1993)
Coreografia: Márcia Haydée
Música: La Nymphe de Diane, No 16 B, de Léo Delibes (1836-1891), solo de violino executado por Jean Baptiste Marie e Roger André
Iluminação: Nícolas Marchi
Figurino: Evandro Machado
O duo traduz a energia e o amor da fada pelo ser humano marcado por sua entrega e delicadeza. O pas de deux integra Dr. Coppelius, O Mago de Márcia Haydée, uma releitura de Coppélia. A magia desta obra nos leva a perceber a leveza da bailarina que cruza a cena nos braços do bailarino.
Agora (2019)
Coreografia: Cassi Abranches
Música: Sebastian Piracés
Iluminação: Gabriel Pederneiras
Figurino: Janaína de Castro
A terceira criação de Cassi Abranches para a São Paulo explora a palavra tempo em seus possíveis significados: sonoridades do tempo musical que são refletidos nos corpos dos bailarinos; forma linear na qual as coisas acontecem no passado, presente e o futuro e que dita uma ordem cronológica de acontecimentos que se transformam em lembranças e memórias; temperatura com diferentes graus e intensidades, que explode, ralenta e vibra. É a música de Sebastian Piracés que dita o andamento da obra: utiliza elementos de percussão afro-brasileiros, misturados ao rock contemporâneo e ao som do piano em acordes dissonantes aos efeitos de guitarra distorcidos. A voz da cantora Juliana Strassacapa soma-se à trilha musical.

SERVIÇO
São Paulo Companhia de Dança e OSESP
Dias 28 e 31 de agosto, quarta-feira e sábado, às 20h
Dia 01 de setembro, domingo, às 17h30
MASP (Av. Paulista, 1578 – São Paulo/SP)
Entrada franca
Indicação Classificativa: Livre

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