A SOMA DA ALSOP, OU MARIN ALSOP ACHA QUE O PÚBLICO DE SÃO PAULO É IDIOTA? SEGUNDA PARTE DO ARTIGO DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


   O honorários que foram pagos todos esses anos e engordaram os bolsos da maestrina equivalem como se sabe ao que ela recebe no seu outro emprego na gringolândia. Inclusive está entre os 10 mais bem pagos postos de diretor musical de orquestra naquele país. Quase 1 milhão de dólares por ano. Ela também está a deixar seu cargo em Baltimore assim como aqui.

   Aos que reclamam de muitas obras de Bernstein e Gerswhin (compositores que eu adoro) na programação da orquestra paulista,lá em suas terras a orquestra de Alsop faz coisas muito piores,tais como "Caça Fantasmas Sinfônico"!Há projeção ao vivo do filme.Literalmente,tocam qualquer coisa por dinheiro!O blog do Norman Lebrecht publicou um desabafo de uma tal de Zeneba Bowers,violinista em Nashville da orquestra dirigida por Giancarlo Guerrero.Ela afirmou largar o emprego junto com o marido,violoncelista no mesmo conjunto, por estar ficando cansada de tanta barulheira nos concertos de música POP amplificada,cada vez mais frequentes nos programas das orquestras na terra do Tio Sam.
   Hoje o mundo está cheio de orquestras surgindo em países sem tradição em música clássica.Pela gravadora mais tradicional do estilo,conhecida pelos íntimos como DG,já lançaram discos a Filarmônica de Seul e o maestro Whun-Chung,a Sinfônica de Shanghai e o maestro Long Yu,a orquestra Nacional da Espanha e o maestro Josep Pons,a Orquestra Borusan de Istambul e o maestro Sascha Goetzel,a orquestra Simón Bolívar de Dudamel...Isso sem falar em outros fantásticos ensembles que gravaram para selos menores como a Filarmônica Malaia(esta chegou a ter como diretor principal o brasileiro Fábio Mechetti),a orquestra de Singapura,as orquestras portuguesas Gulbenkian e a da Casa da Música do Porto(essas 2 últimas se apresentaram no Brasil anos atrás).Digo isso para demonstrar que o surgimento da OSESP não é um raio em céu azul,isso que aconteceu aqui ocorreu no mundo inteiro.
   Voltando a falar de dinheiro, um tema que qualquer idiota consegue compreender . Sempre chama a atenção o escandaloso salário de muitos maestros-estrela. Pelo mesmo valor que recebe Alsop lá no norte dá para pagar o salário de 2 Guerreros, 2 Fischers(vamos economizar eu suponho!), quase 1 Spano, 2 Fallettas e meia, 1 Vanska, 2 Urbanskis, 2 Orozco-Estradas e ainda sobra,2 e meio Harth-Bedoyas,2 Langrées,1 Slatkin e ainda sobrariam uns quebrados...

   Outra notícia curiosa que saiu no Blog Slippedisc é esse maestro que vem aí dirigir a OSESP agora em Dezembro,Carlos Miguel Prieto(acaba de lançar um disco pela gravadora Decca,regendo o concerto de Ravel com a pianista Benelli-Mosell,uma boneca) está  fazendo a bondade de reduzir seu estipêndio pela metade em seu emprego no México,pois o novo governo de esquerda desse país está levando adiante uma política de redução de honorários altíssimos pagos a funcionários públicos,políticos e burocratas.Também a orquestra se rebelou pedindo a saída do regente no início do ano,questionou-se a qualidade dele para assumir o posto,um arranca -rabo que ganhou as páginas dos jornais mexicanos,não apenas os "blogs sujos" como o do Lebrecht.Foi a solução para o impasse a redução.Essa medida de austeridade prejudica o país ao meu ver,já que os cachês no resto do mundo continuam inflados,portanto como resultado perdem-se talentos.O que mais me choca nisso tudo é o fato de alguns diretores nada excepcionais como Eschenbach ganham fortunas enquanto um Manfred Honeck está valendo o mesmo no mercado que a Alsop! 

 Isaac Carneiro Victal.

Comentários

  1. Adorei a imagem escolhida pelo Ali para ilustrar o artigo,gracias!Temos que falar mesmo sobre esses maestros que recebem tratamento de faraó!Estou preparando um novo texto sobre a situação contrária,a saber,artistas excelentes mais desconhecidos e mal pagos.Voltando a falar de casos com o da Alsop,muita gente não imagina esses estipêndios assim tão altos.Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas