ARTISTA LÍRICO BRASILEIRO ADORA SER CHAMADO DE IMORTAL E COMENDADOR. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
Tem ocorrido um fenômeno engraçado nos últimos tempos, uma chuva de condecorações com comendas e posses em academias que ninguém sabe a real função. Os mesmos se intitulam de "imortais", diversas "personalidades" de lírica postam orgulhosas nas redes sociais a posse e recepção da comenda. Os elogios nos comentários são muitos, um tenor do coro do Theatro Municipal de São Paulo teve mais de 150. Para que servem esses "títulos honoríficos"? A resposta é de Cláudio Arrau:
"A velha fórmula brasileira de dar títulos honoríficos para lustrar a vaidade de pessoas cujo merecimento artístico e esforço pessoal é bastante discutível, além de se congregar alguns para fins de obter maior prestigio reunindo-os sob tutela. Também uma forma de esticar pequenos tentáculos para conseguir as coisas. Algo parecido com a moda de distribuição de "comendas" que voltou, são pagas e dão dinheiro aos que as distribuem. O Brasil de sempre que em geral prestigia e reúne medíocres que se dão títulos e honrarias uns aos outros e nunca permitiram que outros que muito se esforçam sejam reconhecidos.
O problema destas "associações" está em que "reconhecem" quem naturalmente se sente envaidecido com estes títulos fazendo com que estas pessoas mintam a si mesmas. Assim discordam de quem eventualmente lhes diz algo que possa ser benéfico para o crescimento artístico e do meio, pois já estão reconhecidas e orgulhosas por seu nível que não precisa mais de nada a melhorar um pouco.
"O maior obstáculo a um artista é vaidade, vaidade, vaidade". Claudio Arrau.
Poderia o crítico informar qual o nome das Academias que cita e quais são as mediocridades eleitas Imortais? Estou curioso
ResponderExcluirA coisa fica mais grave se levarmos em conta que arte não se trata de um conhecimento puramente teórico.Por isso em inglês se chamam "PERFORMING ARTS" a música,a dança e o teatro por exemplo.A rigor títulos e honrarias e mesmo formação acadêmica importam muito pouco frente ao saber fazer,demonstrado na prática.Isaac Carneiro Victal.
ResponderExcluirE ainda combram para "imortalizar" vai de R$ 1500 a 5000 R$, excelente negocio!
ResponderExcluir