ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO COMEMORA 10 ANOS COM PROGRAMAÇÃO QUE IRÁ PRIVILEGIAR O REPERTÓRIO LÍRICO.


  Em 2020, a Orquestra do Theatro São Pedro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado sob a gestão da Santa Marcelina Cultura, comemora seus 10 anos com uma programação que irá privilegiar o repertório lírico.
A abertura da temporada comemorativa será nos dias 8 e 9 de fevereiro, sábado e domingo, às 20h e às 17h, respectivamente. No dia 7, sexta-feira, às 10h, acontece o ensaio geral aberto ao público.
Para abrir a temporada, foi escolhido um repertório dedicado a três dos principais compositores de ópera italianos e que são representantes do chamado bel canto:  Gaetano Donizetti, Vincenzo Bellini e Gioachino Rossini. Na ocasião, a Orquestra do Theatro São Pedro recebe o maestro Alessandro Sangiorgi, regente assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.
Os concertos contam com a participação de uma das principais sopranos brasileiras, Rosana Lamosa, do jovem tenor Anibal Mancini, que se destacou no ano passado no papel de Lindoro na montagem de L’Italiana in Algeri, de Rossini, que subiu ao palco do Theatro São Pedro em agosto, e do barítono Douglas Hahn que também esteve presente na ópera de Rossini e que recebeu elogios da crítica por sua performance como Taddeo.
O repertório contempla trechos das óperas La Gazza LadraO Barbeiro de SevilhaTancredi La Cenerentola, de Rossini, I PuritaniLa Sonnambula e La Straniera, de Bellini, e O Elixir do AmorDon PasqualeLucia di LammermoorLa Favorita e La Fille du Régiment, de Donizetti. Os concertos homenageiam a soprano Heidi Alves Lazzarini (1939-2003).

Série Sinfônica: 10 anos da Orquestra do Theatro São Pedro
O segundo programa da Orquestra do Theatro São Pedro acontecerá em março, dias 14 e 15, e traz de volta uma parceria que fez sucesso em temporadas recentes do Theatro São Pedro: o maestro Luís Otávio Santos e a soprano Marília Vargasdois dos maiores especialistas em música antiga do país. No repertório, a cantata barroca Apolo e Dafne, de Händel, e, como parte da comemoração dos 250 anos de Beethoven, a Sinfonia nº 8, do compositor alemão.
No mês de junho, dias 6 e 7, a Orquestra do Theatro São Pedro apresenta um programa especial que terá a cantata O Momento Glorioso, de Beethoven, e as suítes 1 e 2 L’Arlésienne, de Bizet. Sob o comando do maestro Cláudio Cruz, o grupo recebe a soprano Marina Considera, a mezzosoprano Carla Rizzi, o tenor Fernando Portari, o baixo Sávio Sperandio e o Coral Paulistano.
Fechando o ano comemorativo, em dezembro, dias 19 e 20, a Orquestra do Theatro São Pedro apresenta uma Gala Lírica de fim de ano, sob regência de Carlos Moreno, com participação de cantores convidados e da Academia de Ópera do Theatro São Pedro.

PROGRAMA
Gioachino Rossini (1792–1868)
La Gazza Ladra –  Abertura
Vincenzo Bellini  (1801–1835)
I Puritani – dueto “A te o cara”
Gioachino Rossini (1792–1868)
O Barbeiro de Sevilha – dueto “All’idea di quel metallo”
Gaetano Donizetti   (1797–1848)
O Elixir do Amor – ária “Una furtiva lagrima”Don Pasquale – ária “Quel guardo il cavaliere / So anch’io la virtù magica”
Vincenzo Bellini  (1801–1835)
La Sonnambula – ária “Ah non credea mirarti”
Gioachino Rossini (1792–1868)
Tancredi – ária “Ah com’è dolce”
Gaetano Donizetti   (1797–1848)
Lucia di Lammermoor – ária “Cruda funesta smania”La Favorita – ária “Vien Leonora”La fille du Régiment – ária “Ah mes amis!
Gioachino Rossini (1792–1868)
La Cenerentola – ária “Sì ritrovarla io giuro”
Vincenzo Bellini  (1801–1835)
I Puritani – ária “Ah per sempre”La Straniera – terceto “No, non ti son rivale”

Comentários

Postagens mais visitadas