ORQUESTRA SINFÔNICA DE INDAIATUBA - ABERTURA DA TEMPORADA 2020.
“Beethoven é talvez o compositor mais importante para a música sinfônica, tanto que podemos dizer que existe o ‘antes de Beethoven’ e o ‘depois de Beethoven’”, destaca o regente. “Sua obra foi tão impactante que influenciou praticamente todos os compositores da geração seguinte. Por isso, nada mais justo que, neste ano em que comemoramos os 250 anos de nascimento do compositor, façamos uma homenagem nesse primeiro concerto que marca a abertura da nossa temporada de 2020”.
O Concerto de Abertura da Temporada acontece dia 7 de março, às 20h, no Ciaei. “Beethoven compôs apenas uma ópera ao longo de sua vida: ‘Fidelio’. Perfeccionista, escreveu quatro aberturas diferentes até chegar à versão final que, em sua opinião, melhor funcionava como introdução e ficou conhecida como ‘Abertura Fidelio’. As outras três, chamadas de ‘Leonore 1, 2 e 3’, ganharam vida própria e são frequentemente apresentadas nas salas de concerto”, conta Paulo.
Beethoven amava o campo e em sua obra é possível encontrar uma série de referências. Porém, em nenhuma delas, o compositor se coloca tão abertamente quanto na sexta sinfonia. “Apesar de se inscrever no que chamamos música programática, a ‘Sinfonia Pastoral’, como bem diz o compositor, não é uma obra que busca trazer à mente uma imagem do campo, mas fazer com que o ouvinte possa experimentar, vivenciar as sensações que encontraria naquele ambiente”, analisa o regente. “Mesmo nos momentos em que as evocações e imagens são claras, o que temos é a sensação, a força da música. E assim a Sinfônica de Indaiatuba convida todos a partilhar desses momentos e experimentar todas essas sensações que só a música é capaz”.
Comentários
Postar um comentário