BEETHOVEN E HANDEL PELA ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO/SP.


Orquestra do Theatro São Pedro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa sob a gestão da Santa Marcelina Cultura, dá continuidade à sua temporada comemorativa por seus 10 anos de criação, e recebe no segundo programa do ano o maestro Luís Otávio Santos, a soprano Marília Vargas e o barítono Sabah Teixeira.
Os concertos acontecem no sábado, dia 14 de março, às 20h, e no domingo, dia 15, às 17h. Na sexta-feira, dia 13, às 10h, será realizado o ensaio geral aberto ao público.
Para a ocasião, foi programado um repertório especial que traz a cantata barroca Apolo e Dafne, de Georg Friedrich Händel (1685-1759). Composta entre 1709 e 1710, seu libreto, escrito em italiano, narra a história do amor mítico entre o deus Apolo e a ninfa Dafne, filha do deus Peneu. Apolo, após sua vitória sobre a serpente Píton, vangloria-se diante de Eros, (Cupido para os romanos) que suas flechas eram mais poderosas.
Para se vingar, Eros fere Apolo com a flecha de ouro, que o deixa perdidamente apaixonado, e Dafne com uma flecha de chumbo, que a faz rejeitar a ideia de amar. Apolo passa, então, a perseguir Dafne que foge dele o quanto pode, até que a ninfa pede a seu pai para lhe ajudar. Peneu atende ao pedido de Dafne e a transforma em uma planta – o loureiro. Apolo decide que, já que não pode ter sua amada, o loureiro será sua árvore sagrada e com ela os heróis serão coroados.
A segunda parte do programa é dedicada aos 250 anos do compositor alemão Ludwig van Beethoven. Sob regência de Luís Otávio Santos, especialista em interpretação historicamente orientada, a Orquestra do Theatro São Pedro interpreta a Sinfonia nº8, que começou a ser escrita enquanto Beethoven ainda compunha a sinfonia anterior, a nº7, em 1812.
A estreia aconteceu dois anos mais tarde, em 27 de fevereiro de 1814, em Viena, em um concerto que teve a regência do próprio compositor. Na obra, Beethoven revisita as formas clássicas que usara intensivamente na fase inicial de sua carreira. Sob vários aspectos, a peça remete às sinfonias de Haydn, compositor por quem Beethoven tinha uma profunda admiração e de quem foi aluno.

Série Sinfônica: 10 anos da Orquestra do Theatro São Pedro
A temporada comemorativa prossegue com concertos nos dias 6 e 7 de junho. Na ocasião, a Orquestra do Theatro São Pedro apresenta um programa especial que terá a cantata O Momento Glorioso, de Beethoven, e as suítes 1 e 2 L’Arlésienne, de Bizet. Sob o comando do maestro Cláudio Cruz, o grupo recebe a soprano Marina Consídera, a mezzo-soprano Carla Rizzi, o tenor Fernando Portari, o baixo Sávio Sperândio e o Coral Paulistano.
Fechando o ano comemorativo, em dezembro, nos dias 19 e 20, a Orquestra do Theatro São Pedro apresenta uma Gala Lírica de fim de ano, sob regência de Carlos Moreno, com participação de cantores convidados e da Academia de Ópera do Theatro São Pedro.

PROGRAMA
Georg Friedrich Händel  (1685-1759)
Apollo e Daphne, HWV 122 – Cantata 
Ludwig Van Beethoven  (1770-1827)
Sinfonia n°8, em Fá Maior, Op.93
– Allegro vivace e con brio– Allegretto scherzando– Tempo di Menuetto– Allegro vivace

Data: 14/03/2020

Horário: 20:00

Entrada: Paga

Ingressos: R$30 e R$15 


Comentários

Postagens mais visitadas