PHILHARMONIE DE BERLIM FECHADA, MAS LIBERADA NA INTERNET. ARTIGO DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

             BERLINER PHILHARMONIKER & SIR SIMON RATTLE. FOTO: CHRIS CHRISTODOULOU /BBC


 Depois da Gripe Espanhola,Gripe da Galinha,do Porco vem aí mais uma desgraça se abater sobre a humanidade,o Coronavírus! Estava aqui que não me aguentava de vontade de ir ouvir a Filarmônica de Minas Gerais no último Sábado. O  repertório era bem do meu gosto, mas desisti de viajar de Juiz de Fora para Belo Horizonte; do jeito que sou uma pessoa azarada, não é bom se expor a uma oportunidade assim para ficar doente.Os ingressos estavam esgotados com antecipação também,realmente,estão vendendo mesmo os ingressos para os concertos da banda mineira!

    Para compensar,a famosa orquestra antes dirigida pelo também célebre diretor Karajan,com sede em Berlim,liberou todos os vídeos de concertos disponíveis no site Digital Concert Hall, está tudo de graça temporariamente. Apesar de que esse é segundo entendidos um "blog de fofocas" vou cometer a ousadia de comentar algo do material. Ofereço aqui uma sugestão para quem se interessar e também falarei sobre o que não gostei. Espero poder ser de utilidade para alguém.

Incrível o concerto no Waldbuhne dirigido por Riccardo Chailly, fez uma orquestra germânica tocar com uma dramaticidade italiana! A tensão que ele atinge em certos momentos das peças parece mesmo inacreditável, o público responde logo depois eufórico em estrondosos aplausos.Ovações da massa num concerto ao ar livre para um diretor conhecido entretanto pela sutileza no balanço dos timbres orquestrais e manejo calculado dos momentos de tensão e relaxamento.

Horrível um concerto conduzido pelo Kirill Petrenko, claro digo para os padrões dessa orquestra. Ocupando esta posição sonhada por muitos, o diretor extrai uma sonoridade algo ríspida dos músicos. Numa obra difícil para o maestro como a Sinfonia em 3 Movimentos de Stravinsky, falta precisão, abundam as entradas erradas, naipes desencontrados,fiquei em choque!"


 A gravação do Rattle dessa obra com a mesma orquestra está muito melhor.Até o velho Klemperer rege de maneira mais lenta mas muito precisa em gravação realizada com a Orquestra Philharmonia. Ao contrário da bizarra gravação ao vivo de Furtwangler dessa peça,neste caso o regente não serve mesmo para esse repertório.

As Danças Sinfônicas de Rachmaninoff são interpretadas de modo tão seco pelo russo,bem diferente do sentimentalismo mais frequentemente atribuído a esse compositor. O que salva a noite é a peça brasileira do compositor alemão do século XX, Zimmermann, neste caso só por ter programado esse tipo de música o diretor já merece aplausos.Não dá nem para reclamar mais de nada.

   Em Berlim fizeram a escolha errada, quero iniciar essa polêmica desde já! Esse é o objetivo desse texto.O Chailly por exemplo é muito melhor que esse Petrenko. O italiano e muitos outros. Na verdade penso já disse aqui é muito difícil avaliar a arte. 

   
   Vejam o caso do finado Mariss Jansons. Não gostava muito dele até conhecer os resultados que ele atingiu no final da vida com a Orquestra da Rádio da Baviera,muito superiores aos resultados anteriores alcançados mesmo com a afamada Concertgebouw. Basta ouvir no Spotify as gravações de obras de Saint Saens, Poulenc, Shchedrin e Respighi realizadas pouco antes do regente morrer para atestar que esse maestro nunca conduziu tão bem e com tanta clareza uma orquestra como nesses exemplos tardios antes citados.

Eu não consigo deixar de dizer,o diretor da melhor orquestra do mundo não me agrada nem um pouco!

Isaac Carneiro Victal.

Comentários

  1. Não posso deixar de elogiar a liberdade que o Ali Ayache me dá para emitir tantas opiniões polêmicas!Também gostaria de falar dessas aspas depois da palavra choque! foram parar aí no lugar errado.Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas