COMPOSITORES DE UMA ÓPERA SÓ: MASCAGNI E LEONCAVALLO "COROADOS ANTES DE SEREM REIS". CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

   


   No dia 17 de Maio de 1890, há 130 anos estreou no teatro Constanzi de Roma a ópera Cavalleria Rusticana de Pietro Mascagni.  Ele até então era um desconhecido professor de música, compôs o petardo em dois meses, obteve sucesso mundial instantâneo. Seu intermezzo foi tema de filmes e novelas e é tocado em casamentos. Faz mães de noivas se derreterem em lágrimas. Mas nem tudo foram flores em sua vida. 
   Sua produção prosseguiu com óperas de grande valor, foram 17 no total, mas que ficaram relegadas a segundo plano, ofuscadas pelo sucesso da Cavalleria Rusticana. Quando pensamos em Mascagni só pensamos em uma operaPoucos conhecem IrisZanetto, Il Piccolo Marat L'Amico Fritz , são trabalhos de grande qualidade que não pegaram devido ao estrondoso sucesso de sua ópera de estreia. "Coroado antes de ser rei" dizia o grande compositor.
   As óperas Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni e Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo, foram apresentadas juntas pela primeira vez, em programa duplo, no Metropolitan Opera House de Nova Iorque, em Dezembro de 1893. Ambas são curtas, densas, podem ser cantadas pelo mesmo elenco e pertencem à mesma escola musical. Um casamento perfeito.
   Expressões máximas do verismo, onde desfilam pessoas comuns, crimes passionais, situações da vida cotidiana e um modo de cantar que previlegia a potência vocal. Pouco interessa se a Cavalleria Rusticana de Mascagni foi a primeira ópera verista ou não. Se Pagliacci tem melhor estrutura musical. A discussão vai longe, o que posso afirmar é que a música dessas óperas emociona muita gente - inclusive este que vos escreve.
   Dramática, muitas vezes carregada nas tintas, potente e cativante, o trabalho da determinação do período histórico ao qual pertencem fica relegado aos chatos da ópera. Muitos buscam fórmulas que se encaixem para definir se essa ópera é verista ou não, tudo balela intelectual. Elas só estão presentes no repertório dos grandes teatros porque caíram no gosto do público. Sua música agrada aos ouvidos, suas histórias são reais, palpáveis e podem acontecer com qualquer um .
   A produção do Metropolitan Opera House de Nova Yorque aposta na direção de Franco Zeffirelli, sua leitura é realista, verista. Adepto ao luxo e ao requinte, Zeffirelli entende a ação e parte para o clássico. Seus cenários e figurinos são italianos na mais pura concepção da palavra. Lembram o ambiente de uma vila pobre do século XIX e uma trupe de circo empobrecida. A fama de gastador se justifica para o grande diretor, mas nessa ópera ele acerta a mão.
   O elenco é um luxo. Poucas vezes se viram tantos talentos juntos, no auge de suas carreiras. Tatiana Troyanos está em boa forma vocal, que timbre tinha essa mulher! Uma voz melodiosa, com harmonia e luz próprias. Domingo, sempre um grande artista, completo, nos anos 70 os agudos estavam todos lá. Teresa Stratas estava soberba, sua voz sedutora e quente conquista qualquer um, assim ninguém agüenta. Sherril Milnes é um Tonio com voz marcante, volumosa em todos os registros. Todos entendem seus personagens e interpretam-nos além da excepcional atuação vocal.
   O Metropolitan Opera House não fica devendo nem nos comprimários. A Lola de Isola Jones e o Alfio de Vern Shinall participam pouco (têm papéis pequenos) e cantam muito. A orquestra de James Levine sempre se mostrou pronta para reger ópera. Consegue um colorido típico do sul da Itália, com andamentos precisos.

   Leoncavallo inventou de concorrer com Puccini, quebrou a cara. Sua La Bohéme caiu no esquecimento. Até hoje não existe nenhuma gravação em vídeo dessa ópera, comercial ou não. Em áudio exitem gravações comerciais. Compositores de uma ópera só.
Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Definição de ignorância do vocabulário: estado de quem não tem conhecimento, cultura, por falta de estudo, experiência ou prática.
    Existem muitas gravações históricas com grandes cantores como Franco Bonisolli, apenas uma pesquisa no Youtube:
    https://www.google.com/search?q=la+boheme+leoncavallo
    Ruggero Leoncavallo - LA BOHEME - Rai Milano, 19.11.1963
    https://www.youtube.com/watch?v=zNqJjEt1UyA
    La Boheme - Ruggero Leoncavallo - 1963
    https://www.youtube.com/watch?v=s8usfkrPLlM
    Leoncavallo: "La bohème" - Wallberg; Bonisolli, Weikl, Popp, Milcheva -
    https://www.youtube.com/watch?v=4OUBjGWlVZg
    Embora este trabalho La Bohéme di Leoncavallo seja menos conhecido e possa não gostar ou gostar, mas é uma ópera e M° Leoncavallo continua sendo um grande compositor e talvez os Pagliacci sejam um trabalho desconhecido?
    Talvez desconhecido para quem escreve este artigo?
    Talvez esteja falando de coisas que não sabe?
    Antes de falar ou criticar grandes personagens ou compositores, seria aconselhável pesquisar, comentar ou poder escrever obras e músicas de qualidade semelhante às criticadas antes de escrever imprecisões.

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    1. CONCORDO! ESSE AUTOR "critico" é um boçal, só estou aqui porque recebi esse artigo taxado como fake news. SE INFORME ANTES DE FALAR M...

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