MARTA BASCHI FALECE EM SÃO PAULO DIA 25 DE JUNHO DE 2020. ARTIGO DE MARCO ANTÔNIO SETA NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

 
A cantora lírica Marta Baschi faleceu em São Paulo dia 25 de junho de 2020, após grave enfermidade em sua coluna vertebral. Nascida em Modena, na Itália, veio viver a sua infância e juventude na Argentina, onde se instalou em Buenos Aires, lá realizando seus estudos básicos e de canto, pelo qual optou,  já na juventude. 
     Mudou-se para São Paulo e candidatou-se à contratação pela TV Tupi, Canal 4, onde assinou contrato durante cinco anos (1961 a 1966) cantando e atuando no palco do então Teatro Tupi, Sumaré desta capital. Alí estava iniciada a sua brilhante carreira de atriz-cantora. A partir daí,  integrou-se ao Theatro Municipal de São Paulo a convite do maestro Armando Belardi. 


   O Projeto Pró-Ópera, ideia de Mario Chamie, então secretário de cultura do município de São Paulo, obteve de Marta Baschi uma das mais intensas colaborações, ocorrida entre os anos de 1981 e 1983 em nosso Municipal. Atuou ao  lado de grandes vozes internacionais e brasileiras; podendo-se enumerar Virgínia Zeani e Ruggero Bondino (La Bohème, de Puccini); também interpretada ao lado de Agnes Ayres e Benito Maresca.
Outros artistas foram Walter Monachesi, Vittorio Pandano, Marta Rose, Gastone Limarilli, Benito di Bella, Giuseppe Taddei, Maurizio Frusoni e Rita Contino. Entre os brasileiros, atuou com Maria Lúcia Godoy, Sérgio Albertini, Costanzo Mascitti, Nelson Portella, Zaccaria Marques, Fernando Teixeira e Tereza Godoy. 
       Marta Baschi, intérprete das óperas supra mencionadas, deixa a lembrança de sua atuação plena e consistente, marco integral no palco do Theatro Municipal de São Paulo. Na ficha técnica abaixo, sua presença em duas óperas "Il Segreto di Susanna" e "I Pagliacci", na abertura da temporada lírica de 1972. Fonte: programa de mão; Marta Baschi e Nelson Portella em cena Theatro Municipal SP. 
Escrito por Marco Antônio Seta
Jornalista Inscrito sob nº 61.909 MTB/SP -   (FCL)

Comentários

  1. O céu ganhou mais uma estrela
    Descanse em paz bonequinha 💫🌟✨🎙️🎹📻🎞️🎼🎵🎶

    ResponderExcluir
  2. Muito bom conservar a história! Parabéns aos responsáveis do Blog! :)

    ResponderExcluir
  3. Noticia muito triste, mais uma artista que São Paulo perde. Tive o prazer de estar várias vezes com a Marta, inclusive fiz uma homenagem a ela juntamente com o também falecido barítono José Dainese pela Cia Ópera São Paulo em um recital com ambos em Jacareí. excelente atriz e com uma veia cômica até mesmo fora dos palcos ótima. Grande perda principalmente porque muitos jovens cantores talvez não souberam de sua existência. Outra grande perda este ano foi o excelente tenor Enrico Vannucci, pai do bravissimo Marcello.

    ResponderExcluir
  4. O primeiro I Pagliacci, que assisti na vida(1974) Marta Baschi foi uma Nedda excepcional!! Não apenas vocalmente , mas tb cenicamente. Ela brilhava no meio de um elenco quase todo italiano. Mais tarde a vi duas vezes mais em La Boheme, uma Musetta de referencia. E cheguei a conhece-la pessoalmente quando ela já havia se afastado dos palcos, quando a convidei para ser Berta em uma produção de O Barbeiro de Sevilha, convite que muito a estusiasmou. Marcamos um encontro na casa da saudosa prof Hermínia Russo, com quem ela repassava. Pena que esse Barbeiro acabou não acontecendo. Mas ficará na lembrança a energia desta artista sensível, mas que de tudo achava graça .

    ResponderExcluir
  5. Muito linda nossa bonequinha ... Hoje você brilha no céu .. Garra por ter feito parte da sua vida um beijo da Thaís !

    ResponderExcluir
  6. Muito triste o sepultamento dela eu não tive condições de dar um sepultamento digno pra ela
    Nem no jazigo que ela tinha foi possível sepultar lá 😭 e hoje os espertalhões estão brigando pelo apartamento dela

    ResponderExcluir
  7. Até hoje não surgiu uma artista extraordinária como esta, que dominava completamente a cena no palco do Teatro Municipal.
    Lá Boheme, Pagliacci, Colombo, O Matrimônio Segreto, Às Bodas de Fígaro, Soror Angelica, Salomé e muito mais.....!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas