SÃO PAULO CIA DE DANÇA ANUNCIA PROGRAMAÇÃO ONLINE DE 13 A 24 DE JULHO.


Cena de Pormenores (2012), de Alex Neoral: obra será apresentada a partir do dia 17/07
Foto: Silvia Machado


Entre as atividades estão íntegra da obra Pormenores e realização de inscrições para Oficinas de Dança gratuitas


São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, anuncia as atividades online de sua campanha #SPCDdigital para a quinzena de 13 a 24 de julho.

A partir do dia 17/07, às 18h, o público vai poder conferir a íntegra de Pormenores, obra assinada por Alex Neoral, fruto do primeiro Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, realizado pela Companhia em 2012. A criação, que teve assistência coreográfica de Clarice Silva, é marcada pelo detalhamento dos movimentos sobre Andante da Sonata n°2 e Sarabande da Partita n°1, para violino solo, ambas compostas por Johan Sebastian Bach (1685-1750) e executadas ao vivo por Soraya Landim, violinista da Osesp. Com iluminação de Binho Schaefer e figurinos de André Vytall, a obra trabalha alavancas e seus desencadeamentos a partir de duos, que são uma característica forte do trabalho de Neoral, coreógrafo e diretor da Focus Cia. de Dança.

O espetáculo ficará disponível gratuitamente, para visualização sob demanda, por 15 dias. Ao fim do período, uma nova criação entrará em cartaz sempre às sextas-feiras.

A estreia de Pormenores será antecedida por minidocumentários que apresentam bastidores e curiosidades sobre essa criação. Eles vão ao ar nas redes sociais da Companhia a partir do dia 15/07.

Esta quinzena contempla ainda uma novidade no selo #SPCDdigital: a retomada, de modo virtual, das Oficinas de Dança. Adaptada ao contexto atual e às limitações do espaço doméstico, essa atividade tem como objetivo o compartilhamento de técnicas de dança entre os alunos inscritos e os professores da Companhia.

Serão oferecidas duas Oficinas. No dia 21/07, às 10h, a professora-ensaiadora Duda Braz ministra a Oficina de Técnica de Balé Clássico Intermediário, na qual os alunos conhecem um panorama da técnica de balé usada em uma companhia profissional. No dia 23/07, às 13h, é a vez do gerente de ensaio da SPCD, Milton Coatti, conduzir a Oficina de Dança Contemporânea, na qual ele irá guiar os inscritos por sequências que preparam os bailarinos para dançar o repertório da SPCD.    

As Oficinas são gratuitas e acontecem pela plataforma Zoom. As inscrições abrem no dia 18/07, às 11h, no site www.spcd.com.br/inscricoes.php. As vagas são limitadas e os participantes recebem certificado. As instruções de acesso serão enviadas por e-mail aos inscritos.

Quem quer se aprofundar no repertório da dança não pode perder ainda a live que acontece no dia 22/07, às 19h, com Ammanda Rosa, bailarina da SPCD. Na ocasião, ela comenta trechos de um marco na história da dança: Serenade (1935), clássico de George Balanchine (1904-1983) remontado por Ben Huys, em 2008, para a Companhia.

Balanchine criou esta obra como uma lição de técnica de palco, trabalhando a partir de eventos inesperados durante o processo coreográfico, como a queda de uma aluna ou uma chegada tardia ao ensaio, que se tornaram parte do balé conduzido pela composição Serenade for Strings in C, op. 48 (1880), de Piotr Ilyitch Tchaikovsky (1840-1893).

Em uma ação inédita, Ammanda dividirá a live com uma convidada de fora da Companhia: Williene Sampaio, ex-bailarina da SPCD, atualmente no elenco do Grupo Corpo. Tal como Ammanda, Williene também participou do processo de remontagem do trabalho, em 2008. Durante o bate-papo ao vivo, que ocorre no perfil da Companhia no Instagram, as duas interagem com o público e respondem a perguntas.

Para os educadores, profissionais ligados à dança e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre a história dessa arte e como ela pode ser utilizada como elemento educativo e sensibilizador, haverá o lançamento do terceiro webinar da Companhia, com conteúdos preparados sob a supervisão de sua diretora artística, Inês Bogéa. Sob o tema Caixa Preta, esta edição promove reflexões sobre os elementos presentes nos bastidores de um espetáculo de dança e sua importância para as apresentações.

webinar acontece em duas etapas. A primeira começa no dia 24/07 e se desenrola dentro de um grupo fechado no Facebook. Ao longo de duas semanas, os participantes terão acesso a um documentário e textos sobre o tema. Após esse momento, vem a segunda etapa: um encontro ao vivo, no dia 04/08, às 19h, pelo aplicativo Zoom. Na ocasião, Inês se une ao superintendente de produção da SPCD, Luca Baldovino, para um bate-papo sobre os conteúdos compartilhados no qual os participantes poderão trocar ideias e experiências a respeito dos bastidores da dança. As inscrições são gratuitas e estão abertas a partir de 10/07 em www.spcd.com.br/inscricoes.php.

O selo #SPCDdigital abrange também o fortalecimento do streaming dos documentários Figuras da Dança, que apresentam a história da dança no País a partir de depoimentos em primeira pessoa de grandes personalidades da área. Neste período, serão destacados documentários com J.C. Violla e Tatiana Leskova.

A campanha #SPCDdigital pode ser conferida em todas as redes sociais da SPCD: Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca), Twitter (@spciadedanca) e YouTube (São Paulo Companhia de Dança). A iniciativa se soma à ação #CulturaEmCasa, criada pelo Governo do Estado de São Paulo em enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (COVID-19), para oferecer diferentes conteúdos ligados à difusão da dança no meio virtual, estimulando a permanência das pessoas em seus lares dialogando com a arte.

#SPCDdigital – Cronograma de 13 a 24 de julho
Data: 13/07 (segunda-feira)
Conteúdo: Figuras da Dança – J.C. Violla
O que é: Documentário sobre um dos mais expressivos nomes da dança no Brasil. Direção: Inês Bogéa.
Disponibilização: Vídeo na íntegra no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube e no Facebook.

Data: 15/07 (quarta-feira)
Conteúdo: Por Dentro da Dança – Pormenores
O que é: Entrevista com o coreógrafo Alex Neoral e demais profissionais envolvidos na criação da obra. Direção: Inês Bogéa.
Disponibilização: Vídeo na íntegra no IGTV do perfil oficial da São Paulo Companhia de Dança no Instagram

Data: 17/07 (sexta-feira), às 18h
Conteúdo: Obra à la Carte – Pormenores
O que é: Transmissão da obra assinada por Alex Neoral, em 2012, com trilha de Johann Sebastian Bach (1685-1750).
Disponibilização: Vídeo na íntegra, pelo período de 15 dias, no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube

Data: 20/07 (segunda-feira)
Conteúdo: Figuras da Dança – Tatiana Leskova
O que é: Documentário sobre a bailarina francesa que se tornou uma das figuras mais importantes da dança brasileira. Direção: Inês Bogéa e Sérgio Roizenblit.
Disponibilização: Vídeo na íntegra no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube e no Facebook.

Data: 21/07 (terça-feira), às 10h
Conteúdo: Oficina de Técnica de Balé Clássico Intermediário
O que é: A professora-ensaiadora da SPCD, Duda Braz, ministra uma oficina de dança clássica. A inscrição é gratuita e deve ser feita a partir do dia 18/07 em www.spcd.com.br/inscricoes.php. Vagas limitadas.
Disponibilização: Ao vivo via Zoom (acesso restrito para os inscritos)

Data: 22/07 (quarta-feira), às 19h
Conteúdo: Obra comentada – Serenade, por Ammanda Rosa e Williene Sampaio
O que é: Live no perfil da SPCD no Instagram na as duas bailarinas comentam um trecho da obra original de George Balanchine (1904-1983). Na sequência, o público poderá bater um papo com elas.
Disponibilização: Ao vivo nos Stories do perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram.

Data: 23/07 (quinta-feira), às 13h
Conteúdo: Oficina de Dança Contemporânea
O que é: O gerente de ensaio da SPCD, Milton Coatti, ministra uma oficina de dança contemporânea. A inscrição é gratuita e deve ser feita a partir do dia 18/07 em www.spcd.com.br/inscricoes.php. Vagas limitadas.  
Disponibilização: Ao vivo via Zoom (acesso restrito para os inscritos)

Data: 24/07 (sexta-feira)
Conteúdo: Lançamento do Webinar SPCD – Caixa Preta
O que é: Na terceira edição do webinar voltado a profissionais ligados à dança, a diretora artística da Companhia, Inês Bogéa, aborda os elementos presentes nos bastidores de um espetáculo de dança.
Disponibilização: Em grupo fechado aos inscrito no Facebook, inscrições a partir do



SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa
Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 732 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por mais 142 cidades em cerca de 960 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

INÊS BOGÉA - Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

Comentários

Postagens mais visitadas