TEATRO MUNICIPAL DE SANTIAGO ANUNCIA TEMPORADA 2021. MARCO ANTÔNIO SETA ESPECIAL PARA O BLOG DE ÓPERA & BALLET.

        

O Teatro Municipal de Santiago do Chile anuncia sua temporada para o ano de 2021. Carmen Gloria Larenas, a nova e atual diretora geral do Teatro Municipal,  explicou que a próxima temporada respeitará as regras de protocolo para um bom funcionamento da casa e preservando a saúde do público e dos artistas e funcionários do teatro. Tudo será adaptado para a acomodação dos espectadores num formato de sala dinâmica que permitirá organizar o público, cumprindo e honrando a manutenção de distância física entre as pessoas. A proposta contempla também um aumento de 9% de récitas para cada ópera, concentradas essencialmente nos elencos de artistas nacionais (estelares), como uma forma de apoiar o setor cultural do país. As récitas teráo suas estreias às 18h00, com suas repetições às 15h00 e ou às 17h00, sendo as récitas de sábados, sempre às 17h00, 
         São sete títulos de óperas, cinco de ballet, dez concertos sinfônicos e corais, sete recitais de piano (internacional) que o Municipal de Santiago oferecerá durante a temporada de 2021. O maestro titular e diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Santiago, corpo artístico daquele teatro, é hoje ocupado por Roberto Rizzi Brignoli, nomeado recentemente. Italiano, diplomado pianista pelo Conservatório Giuseppe Verdi, já  regeu em grandes teatros europeus: Staatsoper de Hamburgo, Deutsche Oper Berlin, Scala de Milão, onde em 1997-1998 dirigiu a ópera "Lucrezia Borgia"< de G. Donizetti com repercussão nacional e internacional. Daí em diante consagrou-se em importantes teatros: dell'Opera de Roma, Verdi de Trieste, Real de Madri, La Fenice de Veneza, Teatro Sejong Center em Seúl, Opera du Capitole de Tolosa e Teatro Bolshoi de Moscou. 


Maestro Roberto Rizzi Brignoli e mezzo soprano Natalia Kutateladze será (Carmen/ abril 2021)

"Lucia di Lammermoor", G. Donizetti abre a temporada entre os dias 18 e 26 de março. Diretor Musical e regência de Paolo Bortolameolli; direção de arte: Monse Catalá Ramos. Lucia será a bielorussa Nadine Koutcher, que reveza com  Patricia Cifuentes; Sir Edgard o tenor peruano Iván Ayón Rivas e o argentino Dario Schmunck, Lord Enrico os barítonos Orhan Yildiz e Fabián Veloz; Rainondo nas vozes de Daniel Miroslaw e Matias Moncada e Lord Arturo Com Santiago Burgi e Brayan Ávila.

"Carmen", G. Bizet será dirigida pelo maestro Maximiliano Valdés com direção de arte de Jorge Gallardo. O mezzo soprano georgiano Natalia Kutateladze será Carmen. Peter Barger (Don José); Oksana Sekerina (Micaela) e Daniel Miroslaw (Escamillo). Orquestra Filarmônica, Coro de Vozes Infantis, Coro e Ballet do Teatro Municipal. Récitas de 15 a 22 de abril de 2021.

Nos dias 6, 7 e 8 de maio será executada a Missa de Requiem, de G. Verdi, sob a direção musical de seu maestro titular Roberto Rizzi Brignoli à frente da Filarmònica de Santiago. 

"A Flauta Magica", de W. A. Mozart com direção musical de Hendrik Vestmann e Pedro-Pablo Prudencio. Diretor de Arte: Rodrigo Navarrete.
O tenor madrileno Joel Prieto é Tamino com Yaritza Vélis como Pamina. A Rainha da Noite será a russo-polaca  Aleksandra Jovanovic e Sarastro o sul-coreano In Sung Sim. Completam o elenco Joan Martin-Royo, Eleomar Cuello, Diego Godoy, Lisa Mostin e outros solistas.As récitas acontecem entre os dias 02 e 12 de junho.  

"Eugene Onegin", de P. I. Tchaikovsky estreia dia 10 de julho e segue até 17 de julho. Direção musical do maestro Roberto Rizzi Brignoli com direção de arte de Pablo Núñez. Maxim Aniskin / Petr Sokolov (Onegin); o soprano russo Vlada Borovko e Anna Bondarenko (Tatyana); Dimitry Ivanchey e Álvaro Zambrano (Lenski); a russa Ekaterina Sergeva será Olga revezando com Evelyn Ramirez.
"Madama Butterfly", de G. Puccini com direção musical de Pedro-Pablo Prudencio e direção de Arte de Miryam Singer, com a interpretação do soprano Karah Son (foto) uma sensação nos últimos anos (Cio-Cio-San).

Completam o elenco o tenor Migran Agadzhanyan e Giorgi Sturua (Pinkerton); Evelyn Ramirez e Maria Luisa Merino (Suzuki); Ricardo Seguel e Patrício Sabaté (Sharpless) entre outros solistas. De 18 a 28 de Agosto 2021. 

"La Traviata",de G. Verdi entre os dias 15 e 25 de Setembro na direção musical de José Miguel Pérez-Sierra e direção de arte de Pablo Núñez.Nos três principais papéis: Nadine Koutcher e Andréa Aguilar; Rame Lahaj e Santiago Ballerini; Sebastian Catana e Javier Arrey. 

"Andrea Chénier", de U. Giordano entre os dias 06  e 13 de novembro. 
Direção musical de Roberto Rizzi Brignoli e direção de arte de Ramón Lopez. No papel título Alfred Kim e Samuele Simoncini; Elena Mikhailenko e Eva Vesin (Maddalena di Coigny) e os barítonos Vitaliy Bilyy e Fabián Veloz (Carlo Gerard). 

Os ballets da temporada com o Ballet de Santiago apresentam CarmenGisele, O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida e O Quebra-Nozes. 
As assinaturas poderão se renovar no período de  23 de julho a 30 de outubro e, após, em novembro estarão à disposição de novos assinantes, assim como a venda avulsa de ingressos. 

Escrito por Marco Antônio Seta.
Jornalista Inscrito sob nº 61.909 MTB / SP

Comentários

Postagens mais visitadas