"FESTIVAL TORIBA MUSICAL" ABRE COM LOUVOR TEMPORADA 2020 DE CONCERTOS COM PÚBLICO. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
O Festival Toriba Musical evento do Hotel Toriba de Campos do Jordão/SP teve sua abertura no dia 23 de Setembro. Trata-se do primeiro e único evento de música clássica e canto lírico do ano com presença de público. A cidade de Campos do Jordão todos os anos tem seu Festival de Inverno, esse ano devido à pandemia o mesmo foi cancelado. O Festival Toriba Musical vem suprir essa carência de música clássica na região. Lembrando que o festival é aberto ao público mediante compra de ingresso.
Para a abertura foi convocado um dos melhores barítonos da cena lírica nacional, Rodolfo Giugliani tem presença garantida nos grandes teatros brasileiros. A carência de cantar para o público fez com que Giugliani soltasse a voz de maneira estrondosa. A sala da lareira, belíssimo local onde se realizam os eventos do Hotel Toriba, viu um cantor sem medo de correr riscos, não se limitando a um repertório popular. Árias de óperas foram cantadas com voz refinada, potente e sempre com técnica apurada. Viril na ária do "Toreador" e dramático na ária "Di Provenza il mar il suol". Giugliani comemorou 20 anos de carreira de forma esplendida.
Acompanhado pelo sempre competente pianista Antonio Luiz Barker, ambos fizeram com que canto e música pianística estivessem em harmonia. O público ficou extasiado com o evento. Aplausos efusivos nas árias de óperas, canções de Carlos Gomes e no repertório popular.
O Theatro Municipal de São Paulo informou que a temporada 2020 esta cancelada, resumindo, nenhuma apresentação esse ano no maior teatro paulistano. Optaram pelo comodismo com a desculpa da pandemia. É possível fazer eventos com segurança tomando medidas simples de prevenção. A direção do Hotel Toriba não fica acomodada, arregaça a mangas e toma iniciativas para trazer cultura à população. Enquanto isso equipamentos públicos ficam ociosos e seus colaboradores em casa, recebendo integralmente seus salários.
Ali Hassan Ayache
Cabe pontuar que o Met Opera também cancelou sua temporada 2020-21. Comodismo com a desculpa pela pandemia como opção também?
ResponderExcluirJá está na hora de reduzir os salários de todos os integrantes dos corpos artisticos ! Ganhar igualmente se tivessem trabalhando ! Não pode ser ! É muito gostoso e cômodo ....O Metropolitan Opera de New York, já cancelou todos os pagamentos de todos seus colaboradores e só voltará a fazê-lo no retorno da temporada em 2021, quando se iniciar, ainda indefenida. Que se sigam os exemplos de países desenvolvidos. E que se faça uma reposição desse clarão que deixou, o ano da pandemia no mundo !
ResponderExcluirLeia-se: indefinida, e não como constou acima. Outros teatros norte-americanos, como O Chicago Opera Lirica, que cancelou sua aguardada apresentação de Cycle of the Ring de Wagner, pagará 10% a seus cantores, disse a empresa. O Atlanta Opera, uma companhia regional menor, pagou seu elenco pelas duas apresentações canceladas de "Porgy and Bess". O Houston Grand Opera disse que vai pagar aos artistas 50% de seu salário por apresentações canceladas de "Salomé" de Strauss e "Flauta Mágica" de Mozart.
ResponderExcluir